Flávio Gomes

28 de setembro de 2016

Coisa de máfia

Do portal “Diário do Poder”: “A denominação da 35ª fase da Operação Lava Jato – Operação Ormetà – é uma referência a seu principal alvo, ex-ministro Antonio Palocci, referido pelo codinome “Italiano”, no submundo da corrupção nos governos petista de Lula e Dilma, e revela que a força-tarefa considera que enfrenta uma verdadeira máfia. Ormetà é o código de silêncio da máfia italiana. Palocci é referido como “Italiano” em diversos depoimentos recolhidos pela Lava Jato, e principalmente na lista de cerca de 300 políticos e autoridades subornados pela empreiteira Odebrecht. Neste 35ª fase, a força-tarefa investiga as denúncias que envolvem Palocci na concesão de negócios bilionários à empresa baiana. O ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma é acusado, por exemplo, de intervir em licitações da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal. Ele também mandou aumentar a linha de crédito da Odebrecht junto ao BNDES, a fim de financiar obras na África.”

 

Monopólio

O PMDB tem o presidente da República e o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, senador de Alagoas e pai do governador do Estado, Renan Filho. Luciano Barbosa, vice-governador, também é do PMDB. A maior bancada na Assembleia Legislativa é de deputados estaduais peemedebistas.

Ampliação

Mas o PMDB quer mais em Alagoas, a partir da eleição do próximo domingo. Nos dois principais colégios eleitorais, o partido lançou chapa “puro sangue”: em Maceió, Cícero Almeida e seu vice, Galba Novaes; em Arapiraca, Ricardo Nezinho e o vice, Yale Fernandes. Tudo a ver com a estrutura para 2018.

Reação

Essa hegemonia, que o PMDB pretende ampliar, foi um complicador para fechamento de alianças em alguns municípios no interior do Estado. Lideranças políticas sentem a importância do apoio do senador Renan e do governador Renan Filho para suas regiões, mas temem a consolidação de uma forte oligarquia.

Prioridade

Renan Filho tem dado carga total em União dos Palmares, no apoio à candidatura de Kil Freitas. As ações do governo se intensificaram nos últimos dias, visando garantir uma vitória incontestável. Dos municípios da Zona da Mata foi em União a única derrota de Renanzinho para Biu de Lira, em 2014.

Prejuízo

Clécio Falcão, presidente da Casal, disse, em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que a empresa vai sofrer os efeitos da diminuição da vazão do Rio São Francisco, autorizada pelo Ibama. A Casal terá dificuldades para abastecer cidades da região com a vazão de 700 metros cúbicos por segundo.

Realização

Christian Teixeira, secretário do Planejamento e da Gestão Pública, cumpriu ontem uma das suas principais metas, ao entregar a nova Central JÁ doMaceió Shopping. A partir de hoje os usuários vão dispor de espaço bem mais amplo e de novos serviços, inclusive posto da Polícia Federal até para emitir passaporte.

Opinião

Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o fato de o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, anunciar ações da Operação Lava Jato, é um “escândalo”: “Quem fez o pedido de prisão desta vez foi a Polícia Federal, e parece que o ministro sabia antes. Parece claro que há uma interferência política nas investigações.”

 

* Encerram-se no próximo domingo, 2, as inscrições para o 27º Prêmio Braskem de Jornalismo, pelo site premiobraskem.sindjornal.org.br. A premiação será comandada por Leilane Neubarth, da Rede Globo, no Armazém Uzina, em 05 de novembro. 

 

*A Secretaria de Estado da Cultura lança mais um edital, desta vez para o I Concurso de Crônicas Ivone dos Santos, que está com as inscrições abertas até o dia 10 de novembro. Serão investidos R$ 6.500,00 em premiações, para os três primeiros colocados.

* O projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato apresenta hoje, às 19 horas, o espetáculo “Massala”, que apresenta o som da Índia, por intermédio de Gama Junior. Participações especiais de Chau do Pife e Eduardo Bahia. Ingresso a R$ 20,00.

*O evento ‘Vivendo o Casamento’ vai reunir hoje estilistas, buffets, fotógrafos e outros personagens. O evento-cerimônia vai acontecer das 18 às 23 horas, no Mestre Cuca Bsitrô e Buffet, que fica no 6º andar da Casa da Indústria, no bairro do Farol.

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico encerra hoje as inscrições para o Processo Seletivo de Reopção de Curso de Graduação da Ufal.– campi A.C. Simões, Arapiraca e Sertão, com 1.123 vagas. Mais informações no site da Copeve. 

* Os maiores veículos de comunicação começam a destacar que clubes de Alagoas podem ter acesso nas três séries do Brasileiro: CSA, que garantiu sua vaga na Série B; ASA, com chances de voltar à Série B; CRB, que pode subir para a Série A.

 

“É incapaz ou é irresponsável”

 

Eugênio Aragão

 

Ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff, sobre as declarações do atual ministro Alexandre Moraes, anunciando ações da Lava Jato num ato político