Roberto Baia

23 de setembro de 2016

O que resta a Lula

Sandra Starling, ex-deputada federal pelo PT/MG, no jornal “O Tempo”: “Critiquei, inúmeras vezes, aqueles que nos governos do PT se julgaram “estar no poder”. Entendo mesmo que esse foi o equívoco maior dentre os muitos que fizeram a maior promessa de uma real mudança na vida dos brasileiros ir por água abaixo, sorvida pelo redemoinho de falcatruas, corrupção, descrédito, desesperança. Hoje estamos órfãos e assistimos incrédulos, de um lado, ao maior líder dos operários brasileiros, aos prantos, desmentindo acusações; e de outro lado, a jovens bem-apessoados, com seus gráficos e projeções de PowerPoint, a apontarem os caminhos por onde o dinheiro público escoava… O poder, leitores, é detido pelo sistema financeiro, que mama fartamente nas tetas de todos os governos, aqui e fora daqui. E que Lula privilegiou patrocinando a Emenda Constitucional 40/2003, além de ter iniciado seu governo também, como enfatizei, com uma reforma da Previdência. Portanto, nem mesmo um operário tão admirado foi capaz de organizar, com sua liderança indiscutível, os pobres coitados como ele mesmo um dia foi. Nem de arrastar consigo os muitos milhares de intelectuais, cristãos ou gente de boa vontade, e toda sorte de pessoas de classe média que um dia ousaram cortar os laços com os ricos e apoiar o PT. Resta-lhe, então, agora – muito triste! – chorar ante as iniciativas dos meninos da Lava Jato e tremer diante do juiz Sergio Moro.”

O meio

A falta de dinheiro na campanha política, pelo rigor da legislação, que proíbe a doação de empresas, está sendo burlada em muitas cidades do interior alagoano. Há candidatos a prefeito que estão sendo financiados por agiotas, que lhes conseguem recursos financeiros por meio de informal e ilegal contrato de risco.

O fim

Por esse acordo, o agiota que arranja dinheiro para os candidatos serão recompensados se o cidadão for eleito prefeito. A recompensa, conforme esse acerto, poderá se dar por duas formas: ou o agiota indicando pessoas para secretarias que movimentam muitas verbas ou participando de serviços ou obras superfaturadas.

Roda viva

O afastamento de Cristiano Mateus do cargo de prefeito de Marechal Deodoro, a pedido do Ministério Público Federal, provocou reviravolta na campanha. Sua vice, Yolanda Gomes, que queria ser candidata e seu grupo político não deixou, pode desequilibrar a disputa com o apoio a Cacau, candidato da oposição.

Correção

O ex-governador Manoel Gomes de Barros foi relacionado, indevidamente, em matéria veiculada na TV Pajuçara e outros veículos do Sistema Pajuçara de Comunicação, como envolvido na chamada “Operação Taturana”. Ao constatar o equívoco a emissora fez a retificação, explicando que Mano nada tem a ver com isso.

Otimista

O médico Fernando Sérgio Lira (PP) se animou com pesquisas internas sobre a intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Maragogi. Ele concorre com Marcos Madeira (PMDB). O interessante é que tanto Sérgio Lira quanto Madeira já foram prefeitos por dois mandatos. Neste ano disputam o desempate.

Eficiência

A Braskem comemora o investimento que fez, de R$ 7 milhões, pelo qual conseguiu reduzir significativamente as emissões de CO 2  na produção de Plástico Verde em sua unidade de Triunfo (RS). Agora desenvolve um sistema de reuso de efluentes aquosos para um aproveitamento melhor dos recursos hídricos.

Opinião

Roberto Veloso, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil: “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá todo o direito de defesa assegurado pela Constituição no processo penal instaurado contra ele. No entanto, ninguém no Brasil pode se furtar à jurisdição criminal por ter exercido cargo público. “

 

*Foi sepultado ontem, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, o radialista aposentado Fernando Muniz da Costa, de 75 anos de idade, que nas décadas de 60 e 70 atuou, na Rádio Difusora, como apresentador e repórter. Era tio do jornalista Wagner Lima.

* A Sefaz promove hoje o pagamento dos créditos da Campanha Nota Fiscal Cidadã. O repasse será liberado para os consumidores que fizeram a solicitação entre 1º e 31 de agosto. Serão creditados em conta R$ 50.016,29 aos 480 consumidores requisitantes.


*O primeiro Edital Algás Social está com as inscrições abertas até hoje. Por meio dele, a empresa selecionará quatro projetos sociais nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente ou saúde. Contato: www.algas.com.br/editalsocial.


*A 13ª Mostra Alagoana de Dança, iniciativa da secretaria estadual da Cultura, promove de hoje até 2ª feira, 26, a Maratona Coreográfica em Maceió, no Sesc, com oficinas de dança gratuitas. O resultado será anunciado dia 27, no Complexo Teatro Deodoro.

 

*A Universidade Federal de Alagoas participa da 10ª edição da Primavera dos Museus, hoje, a partir das 13 horas, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Estão previstas mesa-redonda e apresentação de performance artística.

 

*A partir de amanhã o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas realiza a edição 40 de seu Curso de Iniciação à Astronomia. O curso será promovido em conjunto com a Usina Ciência, da qual o CEAAL é entidade parceira desde 1995.

 

“Não há nada que com virtude cívica não possa ser superado dentro de um regime democrático”

Sérgio Moro

Juiz federal