Roberto Baia

23 de setembro de 2016

Debate desorganizado

A desorganização e ausência do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), candidato a prefeito de Arapiraca do grupo situacionista, e a não realização do sorteio para definir quem seria o primeiro a apresentar seu plano de governo, foram à tônica do debate “organizado” pelo Comitê Acadêmico de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas – (Ufal). 

O evento político, nesta reta final da campanha eleitoral, foi realizado na noite de terça-feira (20) e contou com as presenças dos candidatos Rogério Teófilo (PSDB), Tarcizo Freire (PP) e Lindomar Ferreira (Psol).

  

Protestos

A não realização do sorteio para definir quem seria o primeiro a apresentar em um espaço de oito minutos o seu plano de governo para administrar Arapiraca, gerou protestos e irritação da plateia e o candidato Tarcizo Freire decidiu iniciar a apresentação do seu plano de governo em razão do reduzido espaço de tempo,  nenhum dos três candidatos majoritários consegui concluir a apresentação das suas propostas e plano de governo.

Pelo jeito, Nezinho acertou em não ir.

 

Eleições perigosas

 

A cada semana cresce a quantidade de cidades alagoanas que solicitaram a presença de tropas federais para acompanhar o pleito do próximo dia 02. Até o momento quinze cidades do interior já solicitaram apoio. Nos documentos enviados pelos respectivos juízes eleitorais e gestores municipais, são ressaltadas as situações de instabilidade política e violência, o que preocupa as autoridades a cerca da segurança dos moradores e eleitores.

 

As cidades

Entre os municípios que pediram apoio das tropas federais estão: Japaratinga, Maragogi, Chã Preta, Palestina, Rio Largo, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca, Coruripe, Roteiro, Pilar, Mata Grande, Piaçabuçu e Taquarana. Também foram solicitadas tropas para as cidades de Jacaré dos Homens e Batalha e Belo Monte, mas o pedido das três cidades foi indeferido.

 

Palmeira dos Índios

Os candidatos a prefeito de Palmeira dos Índios, terceiro maior colégio eleitoral de alagoas, se comprometeram, através de assinatura de um Termo de Compromisso, em realizar políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes da terra dos Xucurus-cariris. 

 

Prioridade absoluta

Todos os candidatos ao executivo – Júlio Cezar, Flávio Targino, Verônica Medeiros e Sheila Duarte, assinaram a documentação. O eleito deverá adotar, “com prioridade absoluta”, os direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente, em especial, nas áreas de educação, saúde e assistência social.

 

Medidas

Para isso, o futuro gestor adotará sete medidas propostas pela Rede de Proteção à Infância e à Juventude de Palmeira dos Índios. A primeira das medidas será o envio, em janeiro de 2017, de um projeto de lei à Câmara Municipal que cria mais um Conselho Tutelar no município, com cinco conselheiros.

CRAS e CREAS

Outros dois projetos de mesma natureza devem ser enviados ao Poder Legislativo no mesmo período para criar mais um Centro de Referência de Assistência Social e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com suas respectivas equipes técnicas, bem como para fixar a destinação mensal de 1% do Fundo de Participação dos Municípios para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmeira dos Índios.

 

Parceria

Neste sábado (27), o fisioterapeuta da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Rafael Luizon, dará uma palestra para os alunos da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) sobre a técnica oriental Ventosa, bastante utilizada nos atletas do alvinegro. O evento acontecerá no auditório da Uncisal, a partir das 8h.

 

 

 

Parceria 2

 

De origem oriental e já bastante utilizada na região Sul e Sudeste do Brasil, a técnica consiste na utilização de instrumentos de vidro aquecidos internamente com fogo para a expansão do ar existente. Conforme orientou o fisioterapeuta alvinegro, durante a aplicação na pele, o ar aquecido começa a arrefecer, formando vácuo parcial no interior. A diferença entre o ar interior e exterior gera uma força de sucção na região sobreposta.

… Segundo a assessoria de comunicação de Maragogi: O candidato a prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (PMDB), esteve na sede da delegacia regional da cidade nesta quarta-feira (21) para prestar queixa contra o empresário Gilberto Laranjeiras, pai da candidata a vice-prefeita, opositora, Belinha Laranjeiras, por ameaça de morte. 

 

…A assessoria afirma que, Madeira recebeu uma informação de que o empresário teria entrado em contato com um “matador de aluguel” para assassina-ló. O crime, segundo a fonte, poderia ocorrer em qualquer lugar frequentado pelo candidato, principalmente em Maceió.

 

….Ainda de acordo com a Ascom do prefeito, a capital alagoana foi o local citado pelo empresário, pelo fato de Marcos Madeira circular na cidade sem a companhia de seguranças. Gilberto Laranjeiros, proprietário do restaurante Frutos do Mar, teria prometido R$ 50 mil pela morte.