Flávio Gomes

22 de setembro de 2016

Falta o batom na cueca

Do jornalista Jorge Oliveira: “… Os indícios apontam Lula e a sua mulher Marisa como beneficiários dos favores das empreiteiras. Os procuradores atestam que Lula foi citado 136 vezes pelos delatores como o personagem que sempre atuou nos bastidores na manipulação do desvio de dinheiro das empresas públicas, a exemplo da Petrobrás. Tudo isso, porém, ainda não é suficiente para prender o Lula. Fazer isso é vitimizá-lo, como ele inteligentemente está fazendo. E o choro de um líder popular, diga-se, comove. Comove principalmente os cegos que teimam em não enxergar os fatos escabrosos descobertos pela Lava Jato. As lágrimas dramáticas derramadas pelo líder têm endereço certo: os militantes, os fanáticos ideológicos e os miseráveis do Bolsa Família crentes de que o benefício sai do bolso do seu mestre e não do estado como programa de governo. Mesmo assim, como diz um senador de oposição, sereno na sua análise: ‘Ainda não encontraram efetivamente o batom na cueca’ para uma acusação frontal e indiscutível sobre os malfeitos do ex-presidente…”

 

Participação

 

José Thomaz Nonô, presidente do DEM estadual, está totalmente engajado à campanha da reeleição de Rui Palmeira (PSDB), assim como todo o seu partido. E diz que suas ações como secretário municipal de Saúde, reconhecidas pelo próprio Rui, têm ajudado a melhorar a imagem do prefeito numa área crítica.

 

Na APE/AL

Hoje a Associação dos Procuradores do Estado recebe Rui Palmeira, dentro da sua programação de debates com candidatos a prefeito de Maceió. A partir das 14h30m, no auditório da APE/AL. Tradicionalmente a entidade recebe, há vários anos, concorrentes aos cargos de governador e de prefeito da Capital.

 

Caso perdido

A campanha eleitoral deste ano em Maceió está deixando de lado um tema que constava de disputas anteriores, há pelo menos 30 anos: a despoluição do Riacho Salgadinho, uma chaga ambiental que enfeia a cidade. Significa dizer que o Salgadinho continuará a ser, cada vez mais, um cartão portal às avessas.

 

Missão

O advogado Caubi Freitas (PSB), candidato a prefeito de Murici, faz uma campanha de poucos recursos, mas de grande aceitação popular. Seu desafio é, sendo eleito, acabar a hegemonia da família Calheiros. Em 2006, na disputa pelo Senado, Benedito de Lira teve mais votos que Renan Calheiros em Murici.

 

Cotado

O jornalista e vereador Júlio Cezar, que, então no PSDB, entrou na disputa pelo cargo de governador de Alagoas, em 2014, na reta final de campanha, está sendo considerado favorito no confronto para prefeito de Palmeira dos Índios. Seu desempenho surpreende a quem achava que ele não teria estrutura de campanha.

 

Agenda

A Federação das Indústrias de Alagoas faz hoje mais um Seminário de Promoção às Exportações, incentivando a cultura exportadora junto a empresas alagoanas. Dentre os participantes, o contador João Emílio Padovani Gonçalves (CNI), Fernando Kimura e o consultor César Souza. As atividades ocorrerão nos dois horários.

 

Opinião

Do presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, Alencar Burti, sobre o fim da era PT: “… representa não apenas a substituição de pessoas, mas também o fim de um projeto de poder de um grupo político que considerava o Estado promotor do desenvolvimento e tutor do setor privado, intervindo excessivamente na economia, além de inibir e burocratizar a atividade produtiva”.


*A missa do sétimo dia da morte do empresário Marcello Guimarães Barros vai ser celebrada hoje, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, em Mangabeiras. Marcello Barros presidiu as antigas empresas Ceal (hoje Telebras) e Telasa.

 

*Acontece às 19 horas de hoje, no Espaço Pierre Chalita, em Jaraguá, a instalação de reunião do Colégio de Presidentes de Secionais da Ordem dos Advogados do Brasil. Está anunciada a presença do presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia.

 

O Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, na Gruta de Lourdes, está em horário especial, só até hoje, para entrega dos títulos dos eleitores da 33ª Zona que não buscaram o documento no TRE/AL. O atendimento ao público é das 7h30m às 19 horas.

 

*A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas convoca a comunidade acadêmica a participar, hoje, do Dia Nacional de Paralisação, contra a retirada de direitos. O movimento se inicia com um ato público, a partir das 8 horas, na Praça Sinimbu.

 

*Hoje, 21 horas, o restaurante Cozinha 110 (Avenida Álvaro Calheiros, Jatiúca) inicia um projeto que pretende tornar o local point de jazz nas 5as feiras. O show reúne Ricardo Lopes, Felix Baigon, Maglione Santos e Jaílson Brito. Contato: 99332.4004.

 

*A cantora e compositora May Honorato apresentar hoje o show “Perto”, com canções próprias e clássicos nacionais. A apresentação começa às 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, na Praça Deodoro. O ingresso custa R$ 20,00.

 

*As maiores torcidas de Alagoas concorrem, de novo, para saber qual delas colocará mais público no Trapichão: o CRB joga sábado, às 16h20m, contra o Bahia, pela Série B; o CSA  pega o Volta Redonda domingo, às 19 horas, iniciando a decisão da Série D.

 

 

“Para alguém ser julgado de verdade e ser condenado ou absolvido precisa ter certeza”

 

Luiz Inácio Lula da Silva

 

Ex-presidente da República, réu em processo na Justiça Federal por acusação de corrupção