Edmilson Teixeira

22 de setembro de 2016

Delmiro Gouveia

Delmiro tem três candidatos que vão concorrer  a Prefeitura; Valde Sandes, Carimbão e Padre Eraldo. Dos oito municípios do Alto Sertão, Delmiro é que mais tem candidatos disputando vagas de vereador. São 94 nomes registrados no TRE/AL. Na verdade eram 99, mas cinco não passaram no “peneirão” da Justiça Eleitoral, onde todos estavam com alguns problemas de documentações.   

 

Delmiro Gouveia 2

 

O clima político por lá anda tenso. No domingo no distrito de Barragem do Leste, saiu até tiros durante comício de Valde Sandes. O candidato atribuiu o fato ao grupo liderado pelo prefeito Lula Cabeleira, que apoia o deputado federal Carimbão.  

 

 

Maribondo

 

Maribondo ao que parece, é o único município alagoano que enfrenta atualmente uma peleja sem igual desde a gestão passada, cujas vítimas dessa história, têm sido os servidores públicos e aposentados, que convivem habitualmente com o drama de salários atrasados.

 

Maribondo 2

 

Funcionários da Prefeitura nos enviaram fotos das manifestações de ruas e vídeos com tristes depoimentos de aposentadas que clamam por dias melhores. Já existe até um movimento, a exemplo de outras vezes, para uma campanha de arrecadação de alimentos, a fim de atender aquelas famílias que vivem unicamente do repasse mensal do município, sobretudo os aposentados, que além de três meses em atraso, ainda sonham em receber um dia, o 13º salário do último ano.

 

Maribondo 3

 

“Se não sair dinheiro até o final do mês, eu vou para o microfone da rádio pedir publicamente ajuda ao povo” prometeu a aposentada Alexandria Maria. “Quero que o prefeito tenha sensibilidade da nossa situação, pois nem remédio estou tomando mais, justamente por falta de dinheiro” lamentou dona Adrelina Teixeira. “É uma situação de humilhação que estamos passando”, comentou dona Maria José dos Santos, também outra aposentada.  

 

Maribondo 4

 

Em contato com a Prefeitura, fomos informados de que boa parte dos agentes de saúde recebeu na terça um mês em atraso. E ontem foi liberado pagamento dos salários referentes a agosto dos médicos, enfermeiros e técnicos do PSF. Já os aposentados, mas da primeira faixa receberam os ordenados de julho. Faltou o pagamento de julho das equipes de Saúde Bucal.

 

Situação

 

Os serviços públicos de Maribondo estão funcionando precariamente, sobretudo na Saúde, onde não existem médicos, remédios e material essencial para atendimento. Na segunda-feira, os manifestantes foram a Prefeitura, onde lá o prefeito Antônio de Eurico não compareceu para recebê-los. “Trabalhador na rua; prefeito a culpa é sua!” frase que eles estão adotando nos manifestos, por meio de cartazes e gritando verbalmente!

 

 

Viçosa

 

Candidata do PV, Micheline Fernandes faz seu primeiro comício de campanha neste sábado à noite em praça pública. Diz que depois de percorrer toda cidade, povoados, de casa em casa, agora é a hora de falar em público para a população.

 

Chã Preta

Leitor da Coluna nos revela, que  poucos dias do pleito eleitoral os ânimos em Chã Preta já estão demasiadamente acirrados. De um lado a ex-prefeita Rita Tenório e o vice Tó Teixeira buscando retornar ao Palácio Municipal; do outro o médico Paulo Teixeira que estreia na política concorrendo ao cargo de prefeito.

Chã Preta 2

“Quase que diariamente ambas as coligações movimentam o poder Judiciário com amontoados de representações e processos, se valendo da assessoria jurídica dos advogados, Olegário e Felipe, respectivamente. As tropas federais já foram solicitadas ao TRE, a fim de evitar problemas no dia da eleição”.  

Poço das trincheiras

Secretaria de Estado do Meio  Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com Emater promovem mais um ato para o bem-estar social ao colocar em prática o projeto “Faça uma Criança Sorrir”. Esses órgãos irão entregar, no dia 11 do próximo mês, presentes para as crianças da comunidade quilombola Jacu e Mocó, localizada no município sertanejo de Poço das Trincheiras. A ação faz parte do projeto desenvolvido pela Semarh, o Quilombo Sustentável, e deve contemplar 150 crianças na região. Serão entregues brinquedos, roupas e material escolar.

Poço das trincheiras 2

 

As pessoas que quiserem contribuir podem entregar as doações até 7 de outubro, uma sexta-feira, na sede da Semarh, localizada no bairro de Jacarecica, por trás da Delegacia Geral da Polícia Civil, das 8h até às 14h. De acordo com a Superintendência de Meio Ambiente (SMA), além das doações, haverá atividades desenvolvidas junto à comunidade quilombola para incentivar a educação ambiental, a exemplo da coleta seletiva, plantio de mudas, exibição de peças teatrais e capacitação em compostagem e uso adequado do solo.