Roberto Baia

22 de setembro de 2016

Bomba em Campo Grande

A situação do ex-prefeito Arnaldo Higino se complicou de uma vez por todas. Vejamos: acusado de falsificar documentos para driblar a Lei da Ficha Limpa e disputar as eleições em Campo Grande, o ex-gestor perdeu por 7 a 0 no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) que anulou a sentença do juiz de Girau do Ponciano, Jairo Xavier, que deferiu o registro sem analisar o incidente de falsidade apresentado pela coligação Juntos com o Povo Iremos Mudar, que tem a frente como candidato a prefeito Cícero Pinheiro e como vice Cícero Neri.

 

Polícia Federal

De acordo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, a Polícia Federal  será acionada para atestar a veracidade dos documentos apresentados pelo ex-prefeito Arnaldo Higino, que segundo os vereadores José Aldo, José Rogério, Zinho e José Feliciano (Pitu), asseguram que o decreto apresentado por Higino nunca existiu, sendo confeccionado em 2016 somente com intuito de torná-lo elegível.

 

Nezinho na frente

O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom), por meio da TV Pajuçara, divulgou na terça-feira passada (20), mais uma pesquisa de intenção de voto na disputa para prefeito de Arapiraca.

Mais uma vez, o candidato do PMDB, Ricardo Nezinho, é o favorito na opinião dos eleitores, com 36,0% da preferência das pessoas entrevistas pelo Instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo PSCom.

 

Segunda pesquisa

Essa é a segunda vez que o instituto realiza pesquisa no município. O levantamento ouviu 680 eleitores entre os dias 15 e 19 de setembro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-07110/2016.

A margem de erro é de aproximadamente 4% para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95,0%.

Pesquisa

Este segundo levantamento mostra um retrato semelhante ao da primeira pesquisa, realizada em agosto.

O candidato Ricardo Nezinho, do PMDB, permanece na frente, com 36,0% das intenções de voto.

 

Tarcizo e Teófilo

Na pesquisa anterior ele aparecia com 36,2%. Em seguida continua Tarcizo Freire, do PP, com 25,9%. Na pesquisa anterior, ele estava com 25,6% da preferência do eleitorado.

Na tarceira colocação está Rogério Teófilo (PSDB), com 20,1%, e no levantamento feito em agosto ele aparecia com 18,7%. O candidato do PSOL, Lindomar Ferreira está com 2,1% da intenção de voto.

 

Rejeição

No final da sua gestão, o prefeito de Palmeira dos índios, James Ribeiro, amarga a maior rejeição dos últimos tempos na terra dos Xukurus-Kariris, a começar pelos aliados que não apoiaram a candidata oficial, Verônica Medeiros. Estão fora os ex-secretários de Educação, Luiz Lobo, e de Infra-estrutura, Rodrigo Gaia. Isso sem falar que James expulsou da Prefeitura o então vice-prefeito, Vicente Targino, falecido no primeiro semestre deste ano.

 

Só o governador

Nas caminhadas e carreatas de sua candidata, não apareceu nenhuma liderança política expressiva, resumindo-se a uma única aparição do atual governador Renan Filho, ocasião em que o prefeito desferiu palavrões contra a família do empresário Grilo, que protestava pedindo justiça pelo seu assassinato. Neste mesmo final de semana, James Ribeiro foi flagrado em um vídeo onde tentou agredir fisicamente o vereador Agenor Leôncio.

 

Suspensão

Pelo clima de insegurança e violência eleitoral em Palmeira dos Índios, o juiz Geneir Marques, da 10ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão das campanhas de todos os candidatos durante a semana passada. Podendo apenas, cada um deles, realizar visitas em domicílios, com no máximo cinco correligionários acompanhando tais visitações.

 

Eleições em Igaci

Petrúcio Barbosa está na briga para voltar a administrar o município. No último final de semana, seus correligionários promoveram uma grande caminhada pelas ruas da cidade, onde foram bem recebidos pela população. De acordo com os organizadores, 10 mil pessoas participaram o ato político. Petrúcio concorre no próximo dia 2 de outubro contra o atual gestor, Oliveiros Torres, candidato pelo PMDB.

 

  

… Para garantir que Palmeira dos Índios tenha políticas públicas voltadas para criança e adolescente, a 1ª Promotoria de Justiça do Município e a Fundação de Amparo ao Menor (Fundanor), iniciaram, na terça-feira (20), uma série de debates com candidatos ao cargo de prefeito.

 

… Ao final do momento com a população, os postulantes a chefe da Prefeitura Municipal assinaram um termo de compromisso em favor da Infância e Juventude.

 

… Confirmaram presença no evento os candidatos Júlio Cezar (coligação Palmeira Quer Mudança), Flávio Targino (coligação Muda Palmeira!), Doutora Verônica Medeiros (coligação A verdadeira Mudança, Avança Palmeira) e Sheila Duarte (coligação Palmeira dos Índios para Todos). Os dois primeiros participariam no primeiro dia de debate, enquanto as outras duas do segundo, sempre às 13h e 16h, na sede da Fundanor, que fica no bairro de Vila Nova.