Flávio Gomes

18 de setembro de 2016

Questão de conveniência

Da jornalista Mary Zaidan: “Os movimentos contra Temer estão aí, vivos. Melhor do que minimizá-los ou rechaçá-los, seria buscar entendê-los. Não basta achar que tudo se resolverá com a melhora da economia, até porque os nós da crise são dificílimos de desatar. Vai melhorar, mas vai ser lento, vai demorar. E quem clama por Fora Tudo só tem nas mãos a moeda da impaciência. Antes mesmo do impeachment, as pesquisas de opinião já demonstravam a insatisfação geral: ao majoritário Fora Dilma juntavam-se os Fora Cunha, Fora Corruptos e tantos outros. Agora, somam-se outros desiludidos, e os atiçados pela descarada defesa que o PT passou a fazer por diretas-já, algo que o partido repudiara formalmente dias antes da cassação da ex. Diretas-já é um apelo charmoso. Fez a união em 1984. Na época, a luta era contra a ditadura militar que impedia o voto para presidente havia duas décadas. Hoje, o slogan é uma mentira: o país vive em plenitude constitucional e realiza eleições diretas desde 1989.Pouco importa. Para o PT, diretas-já é a salvação. Substitui o esfarrapado discurso de golpe, que só alimentava a sua própria torcida, por um futuro, um sonho. Sabem que é balela – Rui Falcão, presidente da legenda, disse com todas as letras que a antecipação das eleições é inviável. Mas e daí? É conveniente, e pronto.”

 

Frente a frente

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Maceió na eleição deste ano será na próxima 2ª feira, 19, às 21 horas, ao vivo, promovido pela TV Mar, canal 25 da NET. O debate será mediado pelo jornalista Mauro Wedekin e terá transmissão simultânea pela Gazetaweb e pela Rádio Gazeta AM. 

Tendência

Os dados das pesquisas feitas até agora indicam possibilidade de segundo turno na disputa pela Prefeitura de Maceió. Pela posição de dianteira que vem ocupando Rui Palmeira é favorito a uma as vagas na segunda etapa da competição. O crescimento de JHC torna acirrada a disputa com Cícero Almeida pela outra.

Argumentos

Pelo que se ouve, honestidade surge como principal justificativa de eleitores para a opção por Rui Palmeira. Como gestor, a avaliação que se faz é de que Rui faz apenas o trivial, o tal “feijão com arroz”, e tem algumas falhas pontuais. Seus concorrentes têm exatamente duas semanas para reverter esse cenário.

Constatação

Da vereadora Heloísa Helena, sobre os últimos fatos políticos nacionais: “Seria melhor para o Brasil que as minhas palavras, há 12 anos atrás, sobre o esquema chefiado por Lula (copiando o modus operandi que condenávamos em FHC e reproduzidos na campanha e no governo Dilma/Temer) fossem apagadas pela vida real”.

 

Proposta

O deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) considera que a privatização da Eletrobras Alagoas precisa ser bem avaliada, mas diz que, em qualquer hipótese, o serviço tem de melhorar: “Seja pelo aperfeiçoamento da gestão pública ou privatização, a energia precisa chegar com qualidade e regularidade ao consumidor alagoano”.

Dose dupla

O Parque Shopping Maceió ganhou de novo o Prêmio Abrasce 2016, anunciado no 14º Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers. Em 2015, foi vencedor na categoria Marketing Institucional com a campanha “Verão Parque Shopping Maceió”.

Opinião

Tiago de Vasconcelos, no portal “Diário do Poder”: “É engraçado. Aqueles que votaram pelo impeachment de Dilma tiveram 83 milhões de votos para o Senado. São mais votos que Dilma na reeleição, mas muitos deles são tão desrespeitados quanto os 54 milhões que votaram na petista. E por isso a confusão e o papo do ‘golpe’ continuam.”

 

*Hoje acontece em Maceió, pelo sétimo ano, o Dia Mundial de Limpeza de Praias, que acontece todos os anos, no terceiro sábado de setembro, no mundo inteiro. A concentração será na Pajuçara, em frente ao hotel Best Western Premier, a partir das 8 horas.

* A abertura da Semana Nacional de Trânsito será na próxima 2ª feira, às 8 horas, na sede do Departamento Estadual de Trânsito, no Tabuleiro. A campanha visa conscientizar a sociedade para que todo cidadão conheça sua responsabilidade no trânsito.

*O programa “Aplauso” deste final de semana aborda a carreira do compositor e cantor João Bosco, grande nome da música brasileira. No sábado, às 14 horas, na Difusora AM; no domingo, 10 horas, na Educativa FM. A produção é de Givaldo Kleber.

*Neste sábado o Sesc Centro recebe o Duo Burgos Lima, com um repertório de canções populares e eruditas. O show homenageia Heckel Tavares, compositor alagoano da cidade de Satuba, que completaria 120 anos em 2016. Às 17 horas. Contato: 3326.3133.

* A edição 2016 do Matfest, maior evento local de divulgação da Matemática, acontecerá de 17 a 20 de outubro. As inscrições dos trabalhos devem ser feitas até este sábado. É uma promoção do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas.

*A partir deste sábado o Maceió Shopping sedia nova edição da Feira do Livro Espírita, organizada pela Federação Espírita do Estado de Alagoas com o objetivo de divulgar a literatura espírita, disponibilizando mais de 250 títulos, a preços acessíveis.

* Jogos dos clubes alagoanos, todos fora de casa, neste final de semana, pelo Brasileiro: sábado, 16 horas, em São Luiz, CRB x Sampaio Correia, na Série B; na Série C, em Natal, 19 horas, ASA x ABC; na Série D, em Sorocaba, às 16 horas, CSA x São Bento.

“Estamos perdendo a guerra de comunicação”

Eliseu Padilha

Ministro do Gabinete Civil do governo Michel Temer