Edmilson Teixeira

16 de setembro de 2016

Luzia do Norte, clima de descontentamento!

Eleitores que na eleição passada depositaram seus votos no prefeito João Pereira (PT), andam indignados com o gestor que há poucos dias foi afastado do cargo, por cometer atos de improbidades administrativas, não por roubo; mas por não efetuar o pagamento do servidor, fornecedores entre outros problemas que resultaram no travamento da máquina pública. “Foi uma administração emperrada, que só vez piorar a situação do município”, comentou um morador, revoltado com o quadro político vivenciado pela população nessas últimas décadas, que pouco fez para o crescimento da região.  

Santa Luzia do Norte 2

O vice-prefeito Luciano Fragoso, que é irmão do prefeito de Coqueiro Seco, Tadeu é quem assumiu o comando da Prefeitura; ele que chegou a ensaiar  sua candidatura este ano, porém foi sua mulher, que se lançou como vice na chapa liderada por Edson Mateus, (PRB). Mas como o esposo agora é o prefeito tampão, ela resolveu retirar sua candidatura. Só que esse caso parece mais uma cena bem articulada. Vejam só: o prefeito afastado João Pereira, teria conseguido uma liminar na Justiça, dando poderes para seu retorno desde a semana passada, só que até agora ele não assumiu. Mas, os comentários na cidade, é que ele agora vai se licenciar até o fim desse mandato, a fim de atender uma negociação feita com o grupo liderado pelo prefeito de Coqueiro Seco.  

Rio Largo

Sobre a crise financeira vivenciada pela Usina Utinga, no município de Rio Largo, com relação a atraso salariais de seus empregados, foi que na quarta-feira o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), garantiu durante audiência  o pagamento de todos os envolvidos. Cerca de cem empregados da indústria ocuparam a sede do MPT para reivindicar o pagamento dos salários em atraso.

 

Rio Largo 2

Após a intervenção do procurador Cássio Araújo, a Utinga Leão assumiu o compromisso de pagar, ontem, quinta-feira, 25% de um mês de salário, pagando 50% de um mês salarial no dia 23 de setembro. Os trabalhadores também devem receber, a partir do dia 30 de setembro, 25% de salário, de modo semanal, até a próxima audiência já designada para o dia 27 de outubro.

 

Rio Largo 3

Por meio do acordo, a Utinga também se comprometeu a garantir o emprego de todos os trabalhadores da indústria, até o encerramento da Safra 2016/2017, prevista para iniciar em 17 de outubro. O MPT também garantiu que os empregados  começarão a trabalhar a partir de 26 de setembro e os dias que não foram trabalhados, entre o período de 18 de agosto a 25 de setembro, não terão desconto financeiro, sendo considerados como trabalhados para todos os efeitos legais, não podendo ser computados tais dias para banco de horas.

Rio Largo 4

 

 

Durante a audiência, os trabalhadores reivindicaram inicialmente o pagamento integral dos salários em atraso, mas os representantes da Utinga alegaram que a usina não tem condições financeiras de quitar todos os débitos, já que o setor está em período de entressafra. Já a cláusula do acordo que garante a manutenção dos empregados na empresa foi definida depois que os trabalhadores informaram que temem sofrer retaliações por denunciar as irregularidades.

 

Anadia

Provocações e xingamentos nas redes sociais já eram esperados nas eleições em Anadia, mas o nível chega a níveis baixíssimos, sobretudo nos últimos dias. É que uma obra de pavimentação asfáltica que está sendo realizada na cidade, passa a ser o pivô de uma briga dos candidatos Paulo Dâmaso – candidato a reeleição, e Celino Rocha, candidato oposicionista. Segundo Celino, do PDT, a obra seria fruto de sua articulação junto ao deputado estadual Galba Novaes, cujo documento circula pelas redes sociais.

 

Anadia 2

 

Paulo Dâmaso rebateu imediatamente e para isso contou com a presença de Renan Filho. O governador esteve pessoalmente em Anadia para dizer que as obras fazem parte de um programa que será realizado em todo o Estado. Em outro caso, o prefeito afirma em redes sociais que “supostos” funcionários da Eletrobrás realizaram o corte indevido da energia do CAPS. Segundo Dâmaso, as contas estariam em dia e o ocorrido contou com o apoio de duas funcionárias efetivas a quais chamou de “incompetentes e desequilibradas”, e atribuiu o ocorrido ao candidato da oposição.

 

Anadia 3

 

Uma das funcionárias que teria sido citada afirmou em rede social que os funcionários da Eletrobrás chegaram com aviso de corte e efetuaram a ordem, que tinha como base contas atrasadas há 11 meses. Todas essas informações estão no blog do André.  

 

Penedo – crime

 Um dos acusados de participar do homicídio que vitimou o candidato a vereador por Teotônio Vilela, David Silva Leandro, de 29 anos, morreu final da manhã de ontem, após troca de tiros com a Polícia nas imediações do loteamento Vitória, situado na parte alta do município de Penedo. O candidato a vereador, que também era professor, foi executado com diversos disparos de arma de fogo no dia 22 de agosto no bairro Parque do Futuro, em Teotônio Vilela.

Penedo 2

Antônio Pedro dos Santos, 22 anos, o “Tonho Bode”, como era mais conhecido, estava escondido em uma residência do referido logradouro e ao perceber a aproximação da Polícia tentou fugir pulando muros de residências próximas. Ainda segundo a Polícia, de posse de uma arma de fogo, o indivíduo ainda atirou contra os militares, mas acabou levando a pior. “Tonho Bode” chegou a ser socorrido em uma viatura do 11º BPM, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da UPA de Penedo.

 

Cadastro

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizou, na terça  e  quarta-feira desta semana, os primeiros cadastros do Cartão do Idoso voltados para comunidades quilombolas e indígenas do Sertão alagoano. O benefício chegou a aproximadamente 50 quilombolas e indígenas com mais de 60 anos dos municípios de Água Branca e Pariconha, que poderão se deslocar gratuitamente para qualquer município do Estado.