Flávio Gomes

16 de setembro de 2016

É ele mesmo

Do jornalista Carlos Chagas: “A candidatura do Lula em 2018 está posta, ancorada na tentativa de ressurreição do PT. A leitura que fica da decisão dos companheiros seria cômica se não fosse trágica: não há mais ninguém. Em tantos anos de experiência, o partido não criou sucedâneos para seu fundador. Quem achou que era Dilma quebrou a cara, bem antes, até, de seu afastamento. Nem nos governos estaduais nem no Congresso apareceu um substituto. Sequer nos meios sindicais. Indaga-se a razão desse engessamento e a resposta só pode ser uma: porque o Lula não deixou. De tal maneira ocupou espaços e reivindicou todos os comandos que agora ficou sozinho. Quando escolheu Dilma para sucedê-lo, todo mundo aceitou. Não havia alternativa. Bem que ele tentou voltar em 2014, mas Madame não deixou. Imaginou-se rainha da Cocada Preta e exigiu disputar o segundo mandato. Parece que fez até pressão para constranger o antecessor, ameaçando divulgar episódios de sua vida privada. Deu no que deu, com o esfacelamento do PT. Hoje, para tentar recuperar o tempo perdido, voltam-se mais uma vez os companheiros para o Lula, pelo mesmo motivo de sempre: não há outro.”

 

Circunstâncias

A última pesquisa Ibope/TV Gazeta redobrou o ânimo na equipe de Rui Palmeira, candidato a prefeito do PSDB. A duas semanas da eleição, abrir uma vantagem de sete pontos sobre Cícero Almeida (35% a 28%) é motivador. A preocupar, para Rui, o fato de JHC passar de 8% para 18% em pouco tempo.

Acusação

Ricardo Wanderley, coordenador da campanha de Rui Palmeira, no site Cada Minuto, sobre a ação contra Almeida e Renan Filho: “Nunca vi envolvimento tão flagrante de um governador em campanha municipal. Cícero tem o seu espaço no guia e ainda conta com a propaganda do Estado, paga com dinheiro público”.

Reação

O deputado estadual Galba Novaes, vice na chapa de Cícero Almeida, revela que foi ajuizada ação de improbidade administrativa contra o prefeito Rui Palmeira. Fundamento: descumprimento da Lei Orgânica, que determina que 50% dos cargos em comissão da prefeitura devem ocupados por funcionários efetivos.

Estratégia

João Henrique Caldas, candidato do PSB a prefeito de Maceió, escolheu um médico para vice. JHC quer ganhar espaços no que considera ponto mais vulnerável da gestão de Rui Palmeira, a Saúde. Ele diz que muitos profissionais da área, principalmente servidores da prefeitura, até já se engajaram à sua campanha.

Vale tudo

O professor Rogério Teófilo foi deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito de Arapiraca. Está disputando a eleição de prefeito do município e certamente o calor da campanha explica certas insinuações contra ele. As manifestações de solidariedade que tem recebido avalizam seu passado, pessoal e político.

 

Mudança 

O bancário Izac Jackson Cavalcante tem, há anos, ativa militância sindical, pela CUT, e política, como dirigente do PT, pelo qual chegou a disputar eleição. Este ano é candidato de novo, a vereador, pelo PV, e busca uma nova imagem. Não se identifica mais como “Izac da CUT” nem usa o vermelho da entidade e do PT.

Opinião

De Kennedy Alencar: “O procurador Deltan Dallagnol adotou um discurso político para acusar Lula de ser o comandante máximo do esquema de corrupção na Petrobras. Mas não apresentou provas disso. Lula é chamado de chefe do esquema de corrupção, mas não foi apresentado na denúncia esse tipo penal.”

 

*A quem interessar possa: hoje é aniversário do senador Renan Calheiros. O presidente do Congresso Nacional completa 61 anos de idade. Pelo prestígio do cargo e por sua força política, em nível nacional, certamente será bastante cumprimentado.

*Hoje, feriado da Emancipação Política de Alagoas, o Maceió Shopping funciona das 9 às 22 horas. O Parque Shopping e o Shopping Pátio funcionam das 10 às 22 horas. No Centro, algumas lojas abrirão ao público entre as 9 e as 15 horas.

*A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas publicou Edital de Ocupação da Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro, exercício de 2016/2017. As inscrições só podem ser feitas até o dia de hoje. Contato: www.diteal.al.gov.br.

*A Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Ufal abriu editais de concurso para professor efetivo dos campi A.C Simões e Arapiraca, na sede e na unidade de Penedo. As inscrições começam hoje e seguem até 17 de outubro.

*Termina hoje a inscrição para três eventos conjuntos da Ufal em Arapiraca: 7ª Semana Acadêmica de Agronomia, 2º Seminário Alagoano de Horticultura e o 1º Seminário de Fitopatologia do Agreste Alagoano, que vão acontecer de 10 a 14 de outubro. 

*A Braskem recebe inscrições até este domingo, 18 de setembro, para o Programa Jovem Técnico. Interessados podem acessarwww.jovensbraskem.com.br e selecionar uma das localidades: Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

* Quando o CRB revelou interesse em contratar o apoiador Carlos Alberto, que estava no Figueirense, começou a zoação nas redes sociais, pelo estilo boêmio do jogador. Tão notório quanto alguns que compõem o atual elenco do clube.

 

“Então em fumo, bebo, passo o dia sentado, não faço exercício nenhum e na hora em que fico doente é dever do Estado me tratar?”

Drauzio Varela

Médico