Flávio Gomes

14 de setembro de 2016

O fascismo vermelho

De Percival Puggina, arquiteto e escritor: “O PT organiza alguns movimentos sociais. Suas ONGs dão origem a outros, ligados a questões étnicas. Esses grupos atropelam a lei e a ordem, o direito de propriedade e as determinações legais e judiciais, fazendo uso da violência… São tão antigas quanto as respectivas histórias as lutas e semelhanças entre o comunismo e o fascismo. Designar seus opositores como fascistas era conduta corrente entre os comunistas e assim continuou mesmo depois de o fascismo estar morto e sepultado. No entanto, a incitação e o uso da violência, a intimidação, os patrulhamentos, eram atitudes comuns a ambos e persistem nos atuais movimentos comunistas. Assim, quando um grupo de esquerda – qualquer grupo de esquerda – usa a palavra fascista para designar, por exemplo, as pacíficas  manifestações populares dos cidadãos brasileiros nos anos de 2013 a 2016, podemos saber que estamos diante de comunistas defendendo suas posições de poder e se conduzindo segundo aprenderam durante quase um século de sua própria história como movimento político tão revolucionário quanto desrespeitador da lei e da ordem. É essa praga que está nas ruas de algumas capitais brasileiras quebrando tudo e escondendo o rosto, segundo as melhores práticas fascistas dos combatentes comunistas.”


Olho vivo

O TRE/AL dispõe de dois canais para a população fazer denúncias de crimes eleitorais: o Denúncia Online, através de www.tre-al.jus.br, e o Pardal, aplicativo de smartphones para envio de vídeos e fotos do celular para Zonas Eleitorais. Já o Ministério Público Eleitoral oferece para denúncias o aplicativo SAC MPF. 

Pagou e viu

Alguns petistas não esperavam, mas Renan Filho aceitou o desligamento do PT do seu governo. Com isso, serão exonerados os ocupantes de cargos em comissão indicados pelo partido. O cargo principal dos petistas, o de Secretário do Trabalho, agora é de Sérgio Figueiredo, indicação pessoal de Renanzinho.

Bronca

O PT tem apenas um prefeito em Alagoas e o deputado federal Paulão, presidente do partido, com mandatos eletivos. Sem espaços nos governos estadual e federal, nem na Câmara de Vereadores de Maceió nem na Assembleia Legislativa, a legenda agora tem preocupação com as centenas de filiados desempregados.

Ousadia

O deputado federal Arthur Lira (PP/AL) e os outros nove que votaram contra a cassação de Eduardo Cunha (PMDB), ex-presidente da Câmara, tiveram uma atitude ousada. A ligação com Cunha falou mais alto que o desgaste que possam ter junto à opinião pública. Foi o único consolo do hoje ex-deputado.

Quer mais

A vereadora Heloisa Helena, que reclama de pouco espaço nos veículos de imprensa, opinou nas redes sociais sobre as cassações de Eduardo Cunha e de Dilma Rousseff: “Tomara que já complete o resto da máfia… dia chega lá, incluindo os chefões da grande quadrilha – à direita e à “esquerda” no propinódromo comum”.

O que vale

Dilma e Cunha foram cassados pelo conjunto da obra. Oficialmente, os respectivos processos de cassação se referem a infrações administrativas (“pedaldas fiscais”), em relação a ela, e a negação, quanto ao ex-deputado, de ter conta no exterior. Ambos os processos foram, em sua essência, eminentemente políticos.

Opinião

Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, sobre restrições à aposentadoria: “A Previdência Social é um patrimônio do trabalhador e do cidadão. Qualquer alteração precisa ter como princípio que aposentados recebam benefícios com valores suficientes para uma vida digna. Vamos resistir a mais este ataque a direitos e conquistas.”

 

*A Procuradoria-Geral do Estado realiza hoje, 15 horas, em seu auditório, seminário para debater a Lei 13303/16, chamada “Lei das Estatais”. Os debatedores serão os procuradores Luís Vale e Luís Fernando Demartine. Contato: 3315-1000.


* Entidades empresariais, servidores públicos e instituições como Sebrae e Associação dos Municípios Alagoanos se reúnem hoje, no Hotel Best Western Premier (antigo Radisson), no Seminário Brasil Mais Simples. O evento será das 8h30m às 16h30m.

*A edição do “Café & Prosas” de setembro acontece hoje, às 15 horas, na sede da Adufal. O palestrante será o engenheiro e professor Vinícius Maia Nobre, que fará apresentação do seu livro “Paixão Incalculável: memórias de um engenheiro”.

*A Secult e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançam hoje, 19 horas, no Memorial à República, os livros lançados “Sertão e Cangaço” (literatura de cordel), Cultura Popular (artigos sobre folclore) e Novo Teatro (textos de três autores diversos).

*O Instituto do Bordado Filé realiza, a partir de hoje, oficinas de aperfeiçoamento de “filezeiras” que moram na região do entorno das lagoas Manguaba e Mundaú. As oficinas serão gratuitas, viabilizadas com recursos do Prêmio Eris Maximiano.

*De hoje a 30 de setembro a ONG Chama Vida executa o projeto “Chamar a Vida Pela Arte” com exposição no Parque Shopping. A mostra conta com obras de 23 artistas plásticos em diversos artigos e ficará disponível no primeiro piso do shopping.

*Palmeiras x Flamengo, clássico do futebol nacional, é o jogo mais esperado, até agora, do Campeonato Brasileiro, por envolver líder e vice-líder. A partir das 21h45m, em São Paulo. Punido pelo STJD, o Flamengo não terá a sua torcida no estádio. 

 

“Não acho nada”

Eduardo Cunha

Ex-deputado federal, ao responder, após ser cassado, o que achava da possibilidade de ser preso