Edmilson Teixeira

14 de setembro de 2016

Canapi, o lengalenga do Sertão

Mais um capítulo de destaque da “Novela Canapi” aconteceu ontem. É que depois de ter retornado há  uma semana para comandar a Prefeitura, amparado numa Liminar  do então presidente do STJ, Ricardo Lewandowski, o juiz João Dirceu, determinou mais uma vez o afastamento do prefeito Celso Luiz (PMDB). Dirceu também mandou  bloquear todos  seus bens e impedindo transferência de propriedade. Além do prefeito, entraram também na canetada, os vereadores Luciano Malta, Arnaldo Barbosa e José Vieira. A decisão de Dirceu estava encubada desde terça-feira da semana passada, coincidentemente no dia em que Lewandowski concedera o retorno de Celso (quem sabe a pedido do senador Renan), porém somente ontem, foi que João Dirceu decretou o afastamento do quarteto…  

Canapi 2

Sobre os vereadores, Luciano Malta, Arnaldo Barbosa e José Vieira, todos integrantes da Mesa Diretora da Câmara, o destemido  juiz João Dirceu, decretou o afastamento, por conta dos mesmos serem acusados de compactuar com supostas ilegalidades praticadas pelo prefeito afastado Celso Luiz, no que diz respeito ao repasse do duodécimo para o Legislativo municipal. Por sinal, o TSE, já indeferiu a candidatura de Luciano Malta Brandão, na sua reeleição de vereador em Canapi neste ano.

Maceió, maratonista

O projeto “Maceió tem pressa: 50 bairros”, lançado pelo candidato a vereador  Welton Roberto (PT), chegou ao seu final ontem, nos bairros Rio Novo e Fernão Velho. A maratona alcançou justamente 50 bairros percorridos a pé em 39 dias, conversando com vários moradores e verificando de perto os problemas vividos pela população e seus desejos de mudança.

Maceió, maratonista 2

O bairro do Antares foi o primeiro visitado pelo candidato. De acordo com Welton, o projeto ajudou a ampliar suas ideias sobre propostas de melhorias para a cidade. “Há alguns anos, corro pelas ruas da cidade e observo muitas coisas que deveriam mudar. Assim, criei o ‘Desafio 50 Bairros’, andei muito, conversei com moradores e descobri como podemos melhorar nossa cidade. Agora que sei o que cada cantinho de Maceió mais precisa, vou criar projetos de lei específicos e levar à Prefeitura propostas para fazer de nossa capital um lugar melhor”, afirmou.

Palmeira dos Índios

Um vídeo que vem circulando na internet mostra o momento da agressão do prefeito James Ribeiro (PMDB) de Palmeira dos Índios, contra o vereador de oposição, Agenor Leôncio, contrariando a versão da primeira-dama Mosabelle Brasileiro de que teria sido atacada pelo vereador com pedradas no Conjunto Edval Gaia, no último domingo. A agressão contra o vereador ocorreu quando o mesmo mostrava aos eleitores o desprezo ao qual o conjunto Edval Vieira Gaia vem passando.

 

Joaquim Gomes

Em Joaquim Gomes, o candidato a prefeito, Adriano (PSB) anunciou o nome do  empresário Elias Shalon  para ser seu vice na chapa. Detalhe é que  o ex-prefeito Bida seria o nome indicado desde o dia da Convenção, mas seu nome enfrenta complicações perante a Justiça Eleitoral, sobretudo de prestação de contas de seu governo, sujeito até a ser condenado. Por conta dessa novela, foi que Adriano acionou de imediato seu plano B.

Participação

Amanhã e depois quem estará em Belo Horizonte/MG, e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres. Participará da XXX Reunião Plenária Ordinária e XIX Reunião Plenária Extraordinária, respectivamente. O evento traz o tema “Rumo ao Futuro”, no qual serão discutidas aprovações para deliberação do plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e apresentações de ações e projetos executados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Nível dos rios

Por falar em Semarh, o órgão vem realizando, periodicamente, a identificação das cotas de alerta e emergência nas bacias hidrográficas em Alagoas. Para essa identificação é usado o GPS Geodésico que tem a finalidade de monitorar a quantidade exata do nível dos rios prevenindo a população de grandes desastres naturais. Até agora a Sala de Alerta catalogou os dados dos municípios de Atalaia, Viçosa, Jacuípe, Paulo Jacinto, União dos Palmares, Capela, Cajueiro e São José da Laje. Ao todo serão 16 municípios catalogados até o fim do ano. 

 

 

 

 

 

Batalha / Traipu

Por meio da Agência Desenvolver via governo do Estado, é que produtores de Batalha e Traipu vão obter recursos para melhorias da produção. A ação promete garantir a sobrevivência de centenas de famílias, que atuam na produção de palma, milho e feijão, criação de gado e negociantes de confecções e alimentos. De acordo com a analista de fomento da Desenvolve, Kelly Souto, os beneficiados mostraram muito interesse diante das condições favoráveis para o repasse do recurso.

 

Batalha / Traipu  2

 

Através da linha Microcrédito Desenvolve/BNDES Taxa C, essas pessoas poderão ampliar suas produções e, mais que isso, garantir a sobrevivência de suas famílias. “Com a aproximação de mais um período de seca, eles temem não conseguir colher nada, principalmente nesse momento em que estão sem dinheiro para investir nas produções”, mencionou Kelly Souto.

 

Batalha / Traipu  3 

Segundo Rafael Brito, presidente da Agência, cada pequena liberação promovida pelo Estado, através da Desenvolve, reflete no fortalecimento da economia alagoana em sua totalidade. “Quando apoiamos o pequeno, reforçamos nosso compromisso com um planejamento econômico eficiente, onde a independência financeira de cada um representa, no final, a sobrevivência do todo”, concluiu.