Flávio Gomes

10 de setembro de 2016

Um alto preço

Do jornalista Jorge Oliveira: “… A presidente bem que poderia ter desconfiado das intenções de Lula, quando saiu das trevas da burocracia para virar candidata à presidente. Sabia das suas limitações e da sua incapacidade para tal tarefa, mas foi sacudida pela vaidade e pela sede de poder mesmo consciente de que seria uma coadjuvante no processo político do PT. Deixou-se levar pelos parasitas sindicais, saqueadores dos cofres públicos, e virou cúmplice da bandalheira. Não adianta, portanto, dizer que é honesta. Ao ser banida do cargo, deixa o país na mais profunda crise moral e econômica. Acumpliciou-se com os corruptos petistas e com eles governou até ser tragada pela maldição de Sano André. A Dilma é o tipo da burocrata que se deixou ser usada pelos políticos vivaldinos. Lula tinha outros pretendentes dentro do partido, até mais qualificados, para sucedê-lo. Mas preferiu levá-la ao poder para continuar liderando a organização criminosa junto com empresários e políticos parceiros. Por tal ousadia, hoje paga um preço caro: perdeu a sua presidente, está indiciado pela Polícia Federal e destruiu o partido que criou sob a égide da ética. Paga o preço da suprema arrogância e do egocentrismo.” 

 

À luta

Quem está em Maceió é Guilherme Palmeira, aposentado como ministro do TCU que já foi deputado estadual, prefeito, governador e senador. Veio para se engajar à campanha do filho, Rui Palmeira, candidato à reeleição para a Prefeitura de Maceió. Faz campanha em casa, telefonando e recebendo amigos mais próximos.

Aprovação

Dado positivo para Rui Palmeira na campanha pela reeleição: pesquisa do International Policy Center for Inclusive Growth constatou que Maceió conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo: a incidência de quem não sabia ler e escrever caiu para 8,3% entre a população jovem e adulta, contra 11,4% registrado em 2010.

Revelação

Segundo a Lei Orgânica de Maceió, 50% dos cargos em comissão da prefeitura deveriam ser ocupados por funcionários efetivos do município. Hoje o percentual é de apenas 10%. Foi o que disse ontem João Henrique Caldas, candidato do PSB a prefeito, em sabatina na Associação dos Procuradores do Estado.

Estranho

É complicado de entender a postura do PT, de entregar os cargos no governo de Renan Filho alegando que o PMDB, partido do governador, foi majoritariamente a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Aqui mesmo em Alagoas na disputa pelas prefeituras o PT está aliado a outros “golpistas”, como PSDB e DEM.

Sucessão

Segundo dados da justiça eleitoral, sete candidatos desistiram de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Maceió. Mas há justificativas razoáveis. Por exemplo, o vereador Guilherme Soares, que se elegeu pelo PSol e hoje está no PSDB, resolveu não concorrer para apoiar o filho. Que se chama… Guilherme Soares.

 

Nova era

O Hospital Portugal Ramalho, única instituição pública de atendimento a pacientes com problemas mentais em Alagoas, vai ser demolido. Eu seu lugar será construído outro hospital, que só atenderá a casos urgentes e não terá internamento, segundo revelou a secretária estadual da Saúde, Rosângela Wyszomirska.

Quadrilha

Site “O Antagonista”: “O trio petista dos fundos de pensão, que atuava sob o comando de Lula e Luiz Gushiken, era formado por Guilherme Lacerda (Funcef), Sergio Rosa (Previ) e Wagner Pinheiro (Petros). Os três foram pegos pela operação Greenfield. Há mais PT no esquema dos fundos de pensão do que no esquema da Petrobras.”

 

 

* O programa “Aplauso” do final de semana enfoca os festivais promovidos pela antiga TV Excelsior e pela TV Record e as edições do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro. Hoje,15 horas, na Difusora AM; amanhã, 10 horas, na Educativa FM.

 

*Encerram-se hoje as inscrições do workshop da pós-graduação do Instituto de Física da Ufal. O evento será realizado de 4 a 7 de outubro e tem como palestrantes Márcia Barbosa, Arthur Kos Antunes Maciel, Marco Idiart, Sylvio Canuto e Holger Lange.

*As inscrições de curtas-metragens do Circuito Penedo de Cinema só podem ser feitas até hoje. Serão três eventos: 9º Festival do Cinema Brasileiro, 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

 

*Interessados em participar do o IV Edital de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas têm até a próxima 2ª feira para as inscrições. Serão premiados projetos em Longa-metragem, Telefilme e Curta-metragem. Contato: www.cultura.al.gov.br.

 

*O CSA decide a partir de amanhã, às 16 horas, no Trapichão, contra o São Bento de Sorocaba, se chegará à final do Brasileiro da Série D. E, após garantir o acesso à série C em 2007, a disposição da torcida, diretoria e jogadores é chegar ao título nacional.

 

*Pela Série C, o ASA não tem outro propósito que não seja a vitória neste domingo, em casa, contra o Botafogo da Paraíba. É a última partida em casa, na fase de classificação. Se não, dependerá da vitória na rodada final, dia 18, contra o ABC, em Natal.

 

*Ganhar do Vila Nova MG, hoje, é a única possibilidade do CRB para permanecer no G4 da Série B do Brasileiro e manter a esperança acesa para chegar à Série A. E o time tem muitos desfalques para esse confronto, às 21 horas, no Trapichão.

 

 “Quando jornalistas apanham na rua, algo está muito errado com um país”

Leonardo Sakamoto 

Jornalista, no portal UOL