Flávio Gomes

6 de setembro de 2016

Quem diria…

De Edmundo Leite, em seu blog: “Seis de junho de 2013. Um pequeno grupo com a ilusão infantil de que o transporte público deveria ser gratuito a todos sai às ruas de São Paulo para protestar contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo de R$ 3,00 para R$ 3,20. Atos de vandalismo de manifestantes e a repressão truculenta da polícia fizeram com que o movimento tomasse outro rumo. O bordão ‘não é só pelos 20 centavos’ pegou e contagiou uma massa maior saudosa dos caras pintadas de 1992 e alguns dias depois as mais diversas causas viraram pauta para protestos ‘contra tudo isso que está aí’. Estabeleceu-se então, com a ajuda das redes sociais na internet, a cultura do protesto para tudo. Assustado com o monstro gigante que criou e com seu rápido crescimento, o grupo da ilusão infantil da passagem grátis pulou fora 20 dias depois. Três anos depois, com a cultura do protesto de rua consolidada, o Congresso Nacional aprova o impeachment da presidente Dilma Rousseff, reeleita em 2014 para o seu segundo mandato. No mais, como cantava Arnaud Rodrigues, ‘não há considerações gerais a fazer. Tá tudo aí, tá tudo aí… para quem quiser ver’.”

 

Campanha

Ganharam destaque nas redes sociais fotos do deputado federal Cícero Almeida, candidato do PMDB a prefeito de Maceió, vestido camisa do CSA e abraçando, alegremente, torcedores azulinos. A questão é que Almeida não apenas é um declarado torcedor do CRB como é conselheiro do clube.

 

Pitonisa

Há cerca de três meses o deputado federal Paulão (PT/AL) disse, em entrevista à TV Mar, que a oposição tinha três objetivos: cassar Dilma Rousseff, colocar Lula na prisão e acabar com o Partido dos Trabalhadores. O primeiro já foi alcançado. É esperar para saber se Paulão acertará o seu palpite de forma integral.

 

“Fico”

De Cláudia Petuba, secretária de Esportes, ao site “Diário do Poder”, ao dizer que não vê motivo para o seu PC do B seguir o PT e romper com o governo Renan Filho: “Não consideramos todos que apoiaram esse processo como inimigos. Precisamos pensar no país, na nação. Na política não há espaço para ressentimentos”,

 

Na APE/AL

A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas vai receber candidatos a prefeito de Maceió para debate com seus associados. O primeiro a confirmar presença foi João Henrique Caldas, do PSB, que estará na sede da APE/AL na próxima 6ª feira, dia 9, às 10 horas. Os demais estão definindo sua agenda.

 

Olho no olho

 

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Maceió na eleição deste ano será promovido pela TV Mar, canal 25 da NET. Será no dia 19 de setembro, uma 2ª feira, às 21 horas, com transmissão simultânea pela Gazetaweb e Rádio Gazeta. O debate será mediado pelo competente jornalista Mauro Wedekin.

 

Flimar

Como as que a antecederam, a VII Feira Literária de Marechal Deodoro foi de novo um grande sucesso. É, certamente, o maior legado da gestão do prefeito Cristiano Mateus, que deu todo apoio ao secretário de Cultura, Carlito Lima, que teve a ideia e a executou. Resta esperar que seja mantida pelo futuro prefeito.

 

Opinião

Luiz Inácio Lula da Silva: “Os procuradores e os delegados que acusaram estão com uma dificuldade muito grande, e a imprensa numa dificuldade maior, porque como eles mentiram muito tempo a respeito das acusações, em algum momento isso vai vir à tona, eles vão ter que provar se procede alguma das coisas que eles me acusaram”

 

 

 

*As manifestações em favor do impeachment de Dilma Rousseff foram todas elas pacíficas, sem confusão. As que contestam Michel Temer se caracterizam por violência e depredação. “Estão forçando o surgimento de um cadáver”, diz leitor desta Conjuntura.

*Moradores dos prédios da Avenida Sílvio Viana (a “Rua Fechada” dos domingos) estão se unindo para cobrar providências contra usuários de drogas, moradores de rua e causadores de violência na área. Ainda nesta semana deve ocorrer algo concreto.

*Cerca de 1.570 mesários atuarão na 2ª Zona Eleitoral na eleição de dois de outubro. Todos se submeterão a treinamentos, que começam hoje e vão até 26 de setembro. A capacitação tem início às 14 horas de hoje, no auditório do Senai, no bairro do Poço.

*De hoje até 6ª feira, 9, o MST realiza na chamada Praça da Faculdade, em Maceió, a 17ª edição da Feira da Reforma Agrária. Além da comercialização de alimentos produzidos por eles próprios, haverá diversas atividades culturais durante todo o evento.

*O CRB se manteve no G4 da Série B, com o empate de 1×1 com o Ceará, mas precisa ganhar seus dois próximos jogos em casa (sábado, contra o Vila Nova, e 3ª feira, 13, contra o Avaí) para manter chances reais de continuar lutando pelo acesso à Série A.

*Domingo, em Arapiraca, o ASA deixou passar a chance de voltar ao G4 do seu grupo na Série C, ao ceder o empate de 1×1 ao Fortaleza, no fim do jogo. O time arapiraquense tem outro confronto em casa no próximo domingo, 16 horas, contra o Botafogo PB.

*Fez, com razão, está a torcida do CSA, com a vitória sobre o Ituano (1×0), que garantiu presença na Série C em 2017. De quebra, o Trapichão lotado, com 16 mil presentes. A meta agora é garantir o título do Campeonato Brasileiro da Série D deste ano.

 

“O PT está tentando fugir de sua responsabilidade”

 Carlos Araújo

 Ex marido de Dilma Rousseff, acusando o PT de transferir para ela todos os problemas da legenda