Edmilson Teixeira

6 de setembro de 2016

Pilar, eleição 2016

O PMDB do candidato Carlos Alberto Canuto teve um final de semana bem representado politicamente na cidade do Pilar. Na sexta-feira, Canuto recebeu o senador Fernando Collor que foi levar seu apoio em meio a uma grande caminhada seguida de discurso em praça pública. No domingo foi à vez do governador Renan Filho, que também participou de uma caminhada e que publicamente prometeu reabrir  o hospital Nossa Senhora de Lourdes, entidade filantrópica que necessita de parceiros para se manter. O deputado Sérgio Toledo e o vice da reeleição do prefeito Canuto, Ediberto Júniorestavam presentes durante os dois eventos.

 

Messias

 

Hoje Messias completa 54 anos de sua Emancipação Política. Mas por determinação da Justiça Eleitoral, não haverá farra com o dinheiro público para as tradicionais comemorações festivas. Na cidade o clima político entra em pé de guerra, sobretudo de candidatos opositores que tentam a todo custo impedir, para que o prefeito Jarbas Omena (PSDB) se reeleja.

 

Messias 2

 

Jarbinhas como é conhecido, entra nessa batalha acompanhado mais uma vez  de seu irmão, Luiz Emílio. O prefeito tentará alcançar um quarto mandato, porém seus adversários  batem na tecla,  afirmando que no quarto mandato ele já está, uma vez que a gestão anterior comandada pela prefeita Vânia Omena, o prefeito de fato era Jarbinhas, e essa prima que teria sido importada do Recife, era tida como uma espécie de “laranja” na Prefeitura.

 

Senador Rui Palmeira

 

O desafio do candidato a vereador Márcio Rubens, na pacata cidade sertaneja de Senador Rui Palmeira, é o de doar todo seu salário de parlamentar, caso seja eleito, para  ações que sejam voltadas para crianças, adolescentes e jovens pobres do município. A promessa foi oficializada num cartório de Santana do Ipanema. Atualmente um vereador recebe naquele município, apenas R$ 2.200. 00.

 

Saúde  

 

Ontem em Maceió, o Cosems discutiu entre outras pautas, o fortalecimento do movimento do colegiado no tocante à luta dos gestores municipais para o custeio de ações e serviços em saúde. A instituição espera o posicionamento de órgãos competentes estaduais e federais, os quais já estão cientes da situação preocupante por que passam os 102 municípios alagoanos e cobra um posicionamento na resolução dos problemas.

 

Saúde – 2

 

A diretoria do Cosems afirma que o órgão defende uma gestão eficiente, a melhor utilização dos recursos públicos e a adoção de boas práticas de governança. A instituição entende que o SUS precisa ser financiado de forma adequada para poder cumprir os preceitos constitucionais, garantindo o direito à saúde de toda a população, sobretudo em momentos de crise econômica.   

 

Arapiraca

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) firmou convênio com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), para a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em Arapiraca. As atividades foram iniciadas ontem, onde atualmente funciona a editora da Universidade. 

Arapiraca 2

O NAF é um produto do Programa de Educação Fiscal (PEF) com instituições de ensino superior, que tem o apoio da Receita Federal e leva à sociedade, de maneira simplificada e célere, a prestação de serviços fiscais, qualificando universitários para que tenham uma visão mais apurada da rotina do Fisco estadual. Com esta iniciativa, o contribuinte vai ganhar mais um canal de acesso prático a serviços da Fazenda Estadual. 

 

Agrotóxico

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) deve notificar o Estado de Alagoas, nos próximos dias, a comprovar se está prestando a devida assistência técnica e os serviços de extensão rural aos produtores alagoanos. A medida tem o objetivo de evitar que o trabalhador do campo coloque sua saúde em risco pelo uso desenfreado de agrotóxicos.

 

Agrotóxico 2

 

O assunto foi discutido há oito dias, durante reunião realizada entre o procurador do Trabalho, Rodrigo Alencar e representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agrícola e Ambiental de Alagoas (Sindagro). É que os representantes do Sindagro informaram que os produtores estão recebendo assistência de forma precária, já que os profissionais responsáveis por oferecer suporte técnico aos agricultores estariam sendo substituídos por bolsistas.

 

Combate

 

No primeiro semestre deste ano, 34 organizações da Sociedade Civil e instituições governamentais, incluindo o Ministério Público do Trabalho, criaram o Fórum Alagoano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O objetivo foi de promover ações integradas que busquem medidas de proteção à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, a partir dos males causados por agrotóxicos, transgênicos e produtos afins.

 

 

 

Piaçabuçu

A candidata a prefeita  Maria Lúcia encaminhou à 38ª Zona Eleitoral pedido de reforço na segurança da cidade, solicitando o acréscimo no efetivo policial local e o envio de tropas federais. A juíza eleitoral substituta, Laila Kerckhoff, encaminhou  a solicitação ao TRE/AL, para que o pedido seja analisado.

Piaçabuçu 2

No despacho encaminhado ao TRE/AL, a magistrada Laila Kerckhoff enfatiza que o pedido da candidata estaria desacompanhado de qualquer indício de prova e que a carência no efetivo policial é uma realidade em diversos municípios alagoanos.

Penedo

Um dia antes de ser oficialmente inaugurada, a nova base do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, em Penedo, foi alvo de um incêndio criminoso. Parte da estrutura do prédio que recentemente foi totalmente recuperado pelo Governo de Alagoas foi destruída pelas chamas.

Penedo 2

Para o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, o fato é lamentável e entristecedor. Diz que  o prédio foi recuperado para que pudesse servir à população como um Centro de Educação Ambiental, com a oferta de diversas ações aos penedenses como trilhas, aulas de campo, palestras e oficinas, entre outras coisas.