Roberto Baia

6 de setembro de 2016

Baixaria em Arapiraca

Pelo andar da carruagem, a campanha política no segundo maior colégio eleitoral de Arapiraca deve seguir novos rumos nessa reta final de campanha, onde os candidatos a prefeito Ricardo Nezinho (PMDB), Rogério Teófilo (PSDB), Tarcizo Freire (PP) e Lindomar (Psol), vão apertar os cintos com a finalidade de mostrar aos mais de 130 mil eleitores qual a melhor proposta para governar a mais importante cidade do interior pelos próximo quatro anos.

 

Sem dúvida

Sem dúvida, quem está por baixo deve engrossar o caldo e o caminho é fazer denúncias de todas as ordens de quem está à frente nas pesquisas eleitorais.

Pelo jeito, a Justiça Eleitoral deverá ter muito trabalho par colocar as coisas em ordens.

Vamos aguardar. Afinal, como diria o humorista Chico Anísio: “A vitória não ensina nada. Só a derrota”.

 

Operação

Uma operação deflagrada no início da manhã da última sexta-feira (02), realizada em parceria entre o Ministério Público Eleitoral, a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal, cumpriu 13 medidas cautelares na cidade de Cajueiro, região da Zona da Mata, contra autoridades e cabos eleitorais acusados de compra de votos naquele município. A suspeita é que todos tenham envolvimento na doação de bens em período proibido pela Justiça Eleitoral.

 

Busca e apreensão

Denominada de ‘Vassalagem’, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e em residências e cinco mandados de condução coercitiva. Segundo o promotor de Justiça Edelzito Andrade, da 23ª Zona Eleitoral de Alagoas, todos os mandados receberam parecer favorável do Ministério Público Eleitoral.

 

Troca de votos

“Baseado em um relatório de inteligência da Polícia Federal, que continha fortes indícios de prática de crime eleitoral, consubstanciada na distribuição de terrenos e material de construção a diversas pessoas, tudo em troca de votos, emitimos parecer favorável à expedição dos mandados, o qual obteve deferimento do juiz eleitoral Carlos Aley”, explicou ele.

 

Depoimentos

“Por enquanto, foram cumpridos quatro mandados de condução coercitiva. Essas pessoas serão ouvidas e, na sequência, os depoimentos encaminhados ao MP Eleitoral para que possamos adotar as providências processuais pertinentes”, acrescentou o promotor de Justiça.

 

Não estava

O 5º mandado de condução coercitiva ainda não foi cumprido porque o alvo não estava na residência. A Polícia Federal continuará tentando localizar essa pessoa e, se não conseguir encontrá-la, poderá, inclusive, solicitar a sua prisão.

 

Esquema criminoso

Dentre os oito mandados de busca e apreensão, um foi cumprido na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, local onde possivelmente se desenvolvia parte do esquema criminoso.

Os demais mandados foram cumpridos na casa de cabos eleitorais que estão trabalhando em prol de um dos candidatos em Cajueiro

 

 

Escaparam

Estava praticamente encaminhada mais uma grande vitória da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), no domingo (4), no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. No entanto, os três pontos escaparam por entre os dedos, quando o Fortaleza empatou a partida aos 39 minutos do segundo com um gol de cabeça do jogador Anselmo.

 

Dominou

Um início de jogo avassalador, o Gigante Arapiraquense dominava o adversário e logo no início do jogo o meia Diogo lançou o atacante Reinaldo Alagoano que não perdoou e balançou as redes da equipe cearense logo aos cinco minutos do primeiro tempo.

O Fortaleza não conseguia reagir à pressão alvinegra durante todo o primeiro tempo, tendo apenas uma oportunidade aos 16 minutos da primeira etapa com uma bola no travessão.

 

… Na segunda etapa o ASA continuava impondo o ritmo do jogo e com maior volume de jogo continuava envolvendo o Leão do Pici, que aos 36 minutos teve um jogador expulso por jogada perigosa.

 

… A equipe Alvinegra seguia com um homem a mais dentro de campo, mas foi o Fortaleza que encontrou o gol aos 39 minutos, nos momentos finais, e empatou a partida em Arapiraca.

 

… Com o empate, o ASA subiu para a quarta colocação do Grupo A do Brasileirão, tendo que aguardar o resultado do jogo entre Remo e Salgueiro para consolidar a sua posição na competição.

 

… Na próxima rodada, no dia 11 de setembro, domingo, às 16h, no Fumeirão, o Gigante Arapiraquense recebe o Botafogo-PB em mais uma grande partida pela Série C do Campeonato Brasileiro.