Flávio Gomes

4 de setembro de 2016

O recado de Heloísa

Mensagem que a vereadora Heloísa Helena (Rede/AL) divulgou em grupos do aplicativo WhatsApp: “Eba!! Voltará às ruas quem silenciou na reforma da previdência feita por Lula que vergonhosamente retirou direitos dos trabalhadores, penalizando quem entrou mais cedo no mercado de trabalho… Voltará às ruas quem silenciou na cínica privatização dos Hospitais Universitários feita por Dilma, onde a mercantilização da saúde impera… Voltará às ruas quem silenciou na tragédia ambiental pra acumulação de capital e roubalheira política de Belo Monte pra financiar campanhas eleitorais… Voltará às ruas quem fez da ética seletiva sua bandeira – implacável para adversários e cúmplice dos aliados… E nós, que das lutas não saímos por conveniências eleitoreiras, vamos continuar apelando ao TSE por nova eleição, pois o Brasil precisa que seja devidamente esclarecido e punidos os responsáveis pelo jogo sórdido da campanha eleitoral de Dilma/Temer e dos parlamentares (à direita e à “esquerda”) associados à jogatina com dinheiro público no propinódromo da Petrobrás. #JulgaTSE #NovaEleição #NemDilmaNemTemer #AvanteLavaJato”. 

 

Conchavo

Agência Estado: “O acordo que fatiou a pena da presidente cassada Dilma Rousseff surgiu de uma proposta feita por sua defesa há três semanas, negociado pelos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Kátia Abreu (PMDB-TO), e quase naufragou por causa de um discurso inflamado de Lindbergh Farias (PT-RJ). O presidente Michel Temer teria dado aval ‘como jurista’.”

 

“Fico”

 

Está prevista para 2ª feira a formalização do rompimento do PT com o governo Renan Filho. O ex-deputado estadual Judson Cabral, presidente do Serveal, disse que se depender dele vai continuar no cargo, que ocupa por convite do governador. Joaquim Brito, secretário do Trabalho, é quem teria sido indicado pelo PT.

 

Drama

A proposta de entregar cargos no governo estadual foi do deputado federal Paulão. E causa preocupação aos filiados à legenda. Caso ela seja acatada o PT ficará sem espaços na gestão pública em nível federal, estadual e municipal (Maceió, no caso). O que agrava um problema: onde colocar os desempregados petistas?

 

Antecedente 

Em Alagoas, a primeira participação do PT numa gestão executiva foi com Ronaldo Lessa prefeito. Por uma encrenca com Lessa, a executiva municipal do PT emitiu nota contra ele, que exigiu nota da executiva estadual desautorizasse a municipal, sob pena de demitir todos os petistas. A nota foi publicada. E todos ficaram.

 

Agenda

Todos os caminhos de quem gosta de cultura levam hoje a Marechal Deodoro, para o último dia da 7ª Flimar. Tem atividades para todos os gostos e idades, inclusive para as crianças, com a Flimarzinha. À noite, muita música pelas ruas da cidades, encerrando a festa, que às 22 horas chega ao fim com show de Fagner.

 

Eleitoral

O Tribunal de Justiça de Alagoas definiu os ocupantes das vagas de juristas membros do Tribunal Regional Eleitoral, período 2017/2018. Foram indicados os advogados João José Accioly Araújo, Adriano Avelino e Luiz Vasconcelos Neto. Como suplentes, os advogados Luiz Guilherme, Davi Lima e Fernando Maciel.

 

Opinião

De Kennedy Alencar: “Foi fundamental o papel de Renan para permitir que Dilma mantivesse a possibilidade de ocupar função pública durante oito anos. O episódio mostra que PMDB e PSDB não estão falando a mesma língua e que Temer precisará administrar um atrito na largada de sua Presidência.”

 

*O TRE reunirá 2ª feira, 14h30m, em seu auditório, os juízes eleitorais e representantes das instituições policiais para discutir a segurança durante a campanha eleitoral. Vão participar as Polícias Militar, Federal e Civil, além da Polícia Rodoviária Federal.

*O projeto Concerto aos Domingos terá neste domingo, 4 de setembro, apresentação do tenor Luciano Peixoto e da pianista Selma Britto. Início às 10 horas, pontualmente, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. O acesso do público é gratuito.

 

*Mercedes Sosa, principal voz da música argentina, ganha edição especial no programa “Aplauso” deste final de semana, que vai ao ar às 15 horas de sábado, na Difusora AM, e domingo das 10 horas ao meio-dia, pela Educativa FM. Produção de Givaldo Kleber.

 

* “Balançando o Ganzá” deste sábado homenageia os romeiros alagoanos que neste mês fazem peregrinação ao Juazeiro do Norte, no Ceará, para da festa de Nossa Senhora das Dores. O programa vai ao ar das 14 às 15 horas, pela Rádio Educativa FM. 

 

*Agora sem a folga sobre os que estão fora do G-4 da Série B, que chegou a 5 pontos, o CRB tem em cada jogo uma decisão para ficar entre o quatro primeiros e manter o sonho da Série A. A primeira é hoje, 21 horas, contra o Criciúma, fora de casa.

*O ASA precisa ganhar do Fortaleza amanhã, 16 horas, em Arapiraca, para voltar ao G-4 e garantir a permanência na Série C em 2017. O clube arapiraquense ainda vê chance de se classificar para a disputa por uma das quatro vagas de acesso à Série B.

*Somente o “Sobrenatural de Almeida” do saudoso Nelson Rodrigues tira do CSA o acesso à Série C. Amanhã, 16 horas, no Trapichão, o time só precisa empatar com o Ituano. A “fantástica nação azulina”, no dizer de Arivaldo Maia, bem que merece.

 

“Lula só vai na boa”

 Ricardo Noblat

 Jornalista, ao dizer que o ex-presidente foi a Brasília para ser visto com Chico Buarque, mas não para ser visto e fotografado com Dilma, em um dos piores dias da vida dela