Roberto Baia

1 de setembro de 2016

Corrupção em Canapi

Com informações da Ascom/MP: Um prejuízo de R$ 9 milhões, contratos forjados para desviar recursos públicos, uso de laranjas para justificar pagamentos ilegais, intimidação ao Judiciário, tentativa de obstruir a Justiça. Tudo isso consta na ação civil principal de responsabilidade por atos de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), na segunda-feira (29), contra o prefeito afastado de Canapi, Celso Luiz, e outras nove pessoas, inclusive a mãe dele.

Nessa nova ação, o MPE/AL volta a pedir a condenação de todos os demandados pela prática de diversos atos de improbidade administrativa e, consequentemente, o ressarcimento integral do dano causado aquele Município.

 

 

Os réus

Nesta ação proposta figuram como réus, além de Celso Luiz Tenório Brandão, a mãe do gestor afastado, Rita Tenório Brandão, ex-secretária municipal de Assistência Social; Carlos Alberto dos Anjos Silva, secretário municipal de Finanças; Jorge Valença Alves Neto, secretário municipal de Assuntos Estratégicos; Chaplin Iachdneh Varejão Pascoal R. de Oliveira, chefe da Divisão de Execução Orçamentária; Francisco Barbosa da Silva, controlador Interno da Prefeitura de Canapi; Orlando Soares Brandão, servidor público municipal; Janaína Tenório Souza de Macedo, ex-secretária municipal de Educação; Erival Abílio da Silva, ex-secretário municipal de Agricultura; e José Vieira de Souza, ex-secretário municipal de Saúde.

 

Caminhadas 1

Acostumado com a tradição familiar do contato direto com as pessoas, desde a época em que foi vereador e no exercício como deputado estadual, o candidato a prefeito de Arapiraca pelo PMDB, Ricardo Nezinho, continua participando de caminhadas pelos bairros e povoados do município.

 

Em cada localidade por onde a caravana passa, as pessoas abraçam e fazem questão de confirmar o voto, no próximo dia dois de outubro, em Ricardo Nezinho, que tem como vice Yale Fernandes, também do PMDB.

 

Caminhadas 2

As caminhadas realizadas nos conjuntos habitacionais Nossa Senhora Aparecida, Residencial Agreste e, no fim da tarde e início da noite desta terça-feira (30), no bairro Jardim Esperança (Cohab Velha), mostram a popularidade de Ricardo Nezinho e o carinho de pessoas de todas as idades pelo candidato da coligação “Arapiraca, juntos por novas conquistas”.

O grupo é formado por 12 partidos: PMDB, PSL, PDT, PT do B, PMN, PC do B, PT, PPS, PHS, PRTB, PTC e PRP.

 

Pestalozzi

A Associação Pestalozzi de Arapiraca comemora os vinte anos da instituição com um Jantar dançante, no dia 23 de setembro, na casa de eventos, Galpão do Tuta, a partir das 19h.  (entrada individual R$ 40,00).

A noite contará  com apresentação do grupo Art Choro. Informações para reserva de mesa: 99911.2817 (Vanilza Freire) / 99653.6564 (Marinês).

 

Processo seletivo

A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas (ESMP/AL) divulgou, na quarta-feira (31), o edital do 6ª processo seletivo para provimento de vagas e formação de quadro de reserva de estagiários da área de Direito da instituição.

As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente no site da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fature), no período de 31 de agosto a 2 de outubro de 2016. As regras da seleção foram publicadas hoje no Diário Oficial do Estado.

 

170 vagas

Ao todo são 170 vagas, das quais 72 se destinam à Capital e 87 a municípios de outras 12 regiões, além de 11 reservadas a portadores de deficiência. No momento da inscrição, o candidato pode optar pela cidade de lotação, e, no caso de Maceió, deve escolher também o turno em que será realizado o estágio.

 

 

Eleições em Arapiraca

Os candidatos Rogério Teófilo (PSDB) e Fabiana Pessoa (PRB) visitaram, na manhã desta quarta-feira (31), as instalações da Andrade Distribuidora, onde foram recepcionados pelo empresário Celso Pessoa e dezenas de funcionários, que fizeram questão de ouvir as propostas dos candidatos da coligação “Unidos por uma nova Arapiraca”.

 

Geração de empregos

Diante dos colaboradores da empresa, Rogério enalteceu a importância da geração de empregos como uma das garantias fundamentais do desenvolvimento de Arapiraca. “Arapiraca precisa de mais indústrias como esta, que possam oferecer trabalho à população. As pessoas precisam se qualificar, mas para isso é necessário investir em Educação. Não podemos admitir que uma gestão construa cinco escolas em tempo integral e desative outras vinte e quatro unidades na zona rural”, lamentou o candidato tucano.

 

Zona rural

Rogério também garantiu que sua gestão terá um olhar especial à zona rural, onde, segundo ele, a população foi esquecida. “Nenhuma gestão pode desprezar a zona rural e criar uma espécie de zona de conforto na área urbana. Não adianta fazer praças bonitas enquanto o povo sofre nas filas dos postos de saúde, que na maioria das vezes não têm médicos e remédios básicos”, alertou

  

… Para garantir a qualidade no fornecimento do gás natural canalizado em Alagoas, técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) realizaram, no mês de agosto, fiscalizações de rotina em 45 unidades consumidoras, sendo 43 do segmento residencial e dois estabelecimentos comerciais na capital.

 

… Nas ações, a equipe da Gerência de Gás Natural da Arsal verificou pontos como: tempo de atendimento para a concessionária Gás de Alagoas S.A (Algás) solucionar problemas de falta de gás e vazamento na rede de distribuição; estado de conservação dos medidores instalados; procedimentos adotados e resultado das inspeções realizadas pela Algás nas unidades consumidoras; e a satisfação dos usuários com o atendimento da concessionária.

 

… No mês, também foram fiscalizadas a execução de obras de implantação de rede e ramal nos bairros Cidade Universitária, Antares, Benedito Bentes, e as manutenções preventivas realizadas pela Algás em três postos automotivos de Gás Natural Veicular (GNV), localizados em Maceió, e duas Estações de Regulagem e Pressão (ERPs), em Rio largo.