Roberto Baia

31 de agosto de 2016

Reforço de peso

Com a presença do governador Renan Filho e do deputado estadual Marquinhos Madeira, a coligação “O Sol Nasce Para Todos”, encabeçada pelo candidato a prefeito Marcos Madeira e o candidato a vice-prefeito, Dorge Luna, realizou um verdadeiro arrastão no distrito de São Bento, em Maragogi.

 

Turismo e desenvolvimento

Em seu discurso de apoio, Renan Filho creditou ao candidato o esforço para tornar Maragogi um dos destinos mais procurados do País. Em recente levantamento da oferta de hospedagem que contabilizou as novas unidades habitacionais, o município – que em 2013 contava com quatro mil leitos, apresenta um acréscimo de aproximadamente 20%, totalizando cinco mil leitos. Os dados foram concluídos no último mês de maio.

 

Cidade de oportunidades

 Para Madeira, grande defensor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda, desde quando foi gestor por duas vezes, Maragogi se tornou um lugar de oportunidades, onde o turismo já é a principal atividade econômica. Para ele, as ações de promoção, como participação em feiras de turismo, distribuição de material promocional institucional e divulgação na imprensa em geral, dentre outras, realizadas em sua administração, tiveram um impacto direto no aumento da procura de turistas pelo município.

 

Construção do aeroporto

Aliado político e um dos reforços na campanha de Madeira, o ministro dos Transportes, Aviação Civil e Portos, o alagoano Maurício Quintella, confirmou, ao candidato a prefeito, o início das obras de construção do aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, que deverá receber os recursos a partir de 2017.

 

Reunião temática

Gestores da administração direta e indireta do Executivo estadual participaram, ontem, dia 30, da reunião temática “Convergência para o Desenvolvimento Social”, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e pelo Gabinete Civil de Governo.

 

Índices sociais

O encontro debateu os pontos de convergência entre os órgãos de governo voltados para a melhoria dos índices sociais de Alagoas, com foco principal na ampliação da rede de proteção à primeira infância. O secretário-chefe do Gabinete Civil falou aos secretários e gestores sobre a importância da união de todos os setores nesse sentido.

 

 Prioridades

“Uma das prioridades do governador Renan Filho é garantir a formação de alagoanos com plenas capacidades cognitivas, aptos para o futuro, a fim de cooperar para o engrandecimento do Estado”, disse Fábio Farias.

 

Primeira infância

 

A primeira-dama, Renata Calheiros, apresentou detalhes do funcionamento do projeto-piloto iniciado em Murici, destacando o caráter intersetorial da ação.

“O tema da primeira infância não é novo, mas é retomado atualmente com a aprovação do Marco Legal. Aqui em Alagoas não existia um programa específico para estas crianças, por isso começamos um trabalho desafiador e inovador que envolve três secretarias de Estado. Queremos juntos investir na primeira infância. A ciência mostra que esse é o momento certo de fazermos investimentos, os quais não envolvem altos custos, pelo contrário, exige muito mais cuidado, vínculo, estímulos sensoriais e relações humanas”, afirmou.

 

Duplicação AL-110

Os serviços de duplicação da Rodovia AL-110 continuam avançando para melhorar a integração no Agreste de Alagoas. De toda a obra, que compreende um trecho de 26,46 quilômetros de extensão, 22,46 km que ligam Arapiraca até São Sebastião já foram totalmente restaurados e a duplicação de quatro quilômetros do perímetro urbano do segundo município alagoano está com 88% dos trabalhos concluídos.

 

 

Foi finalizado

 

No trecho da duplicação, a ampliação do viaduto já foi finalizada, assim como 70% de drenagem, 30% do passeio e da ciclovia, além de 50% da camada de ligação do asfalto, chamada de “binder”. Segundo estimativa dos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL), o aterro do viaduto será concluído ainda nesta semana. Segundo o Estado, a obra beneficiará uma população entre 500 mil e700 mil habitantes que usa o trecho para diversos itinerários, assim como escoamento de produção e para o turismo.

 

 

… A população anda reclamando do volume alto em carros, motocicletas e bicicletas de som usados por alguns candidatos a prefeito e também a vereador pelos mais diversos bairros de Arapiraca, incluindo o Centro.

 

… São decibéis que podem estar indo de encontro à Legislação Eleitoral e que agridem aos ouvidos da comunidade que se vê obriga a ouvir o que não quer.

 

… Denúncias estão chegando ao Cartório Eleitoral de Arapiraca que já começou a tomar as devidas providências para punir os infratores. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.