31 de agosto de 2016

Criança. Viagem aérea. Pediatra.

Você levaria uma criança de três meses de idade em uma viagem aérea?

Pergunta que faço aos pais, tios, avós, familiares e responsáveis.

Os aviões são pressurizados e não haverá problema. Responde um pediatra. Ao mesmo tempo dizem os pediatras que durante a decolagem e a aterrisagem é bom dar de mamar ou oferecer a mamadeira ao recém-nato, para evitar dor nos ouvidos.

E a temperatura na aeronave? É bom aquece-lo da melhor maneira possível! Com a temperatura abaixo do normal do ambiente onde vive a criança, poderá advir algo? Sim, pois além da temperatura existem várias pessoas no avião com algum problema de saúde e a criança ainda não tem as defesas totais e não tomou todas as vacinas. Ou seja, o ambiente fechado, a temperatura e várias (mais de cem) pessoas o risco de contaminação é grande.

E aonde irá essa criança recém-nata? Vamos imaginar que vá ao planalto central. Brasília acompanhar a votação do impeachment da presidente.

Brasília? Brasília capital do Brasil fica no centro do País. No planalto central. A baixa umidade, ficando entre 11 e 15%, produz nos que lá residem dores de cabeça, dificuldade para respirar e alterações pulmonares.

Brasília no inverno chega a apresentar nível de umidade comparável ao deserto do Saara. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um nível ideal aceitável de umidade relativa é acima de 30%.

Mais por que essa criança com três meses de idade está fazendo uma viagem à Brasília? Algum tratamento médico? Não. Alguma mudança de local de moradia dos seus pais? Não. Com já falei acima acho que a razão é a votação do impedimento da Senhora Presidente do Brasil.

Então surge a pergunta: não teria um familiar que ficasse com a mesma em seu local normal do dia a dia? Sim. Pai, avó, avô, tia e cuidadora responsável.

Faço novamente a pergunta aos pais, avós, tios, familiares e responsáveis: você levaria uma criança de três meses de idade numa viagem de avião?

Você me perguntaria por que? Para que? Enfim qual a razão? E eu não saberia responder. Só o tempo dirá!