Blog do Dresch

30 de agosto de 2016

Estado não permitirá violência eleitoral

                   Independente da requisição para a presença de tropas federais em algumas cidades de Alagoas, o governador Renan Filho, garantiu que as forças de segurança do estado estão preparadas e vão coibir qualquer tipo de violência. De acordo com ele, a Justiça tem total direito de solicitar tropas federais, até porque em alguns municípios o processo eleitoral sempre é acirrado. “Mas quem estiver pensando em agir com violência, prepare-se porque o estado vai coibir toda e qualquer tipo de violência antes, durante e após a eleição”, afirmou o governador de Alagoas.

“Repaginar” os programas sociais

                   O presidente interino do Brasil, Michel Temer, já contando com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, pretende levar adiante uma revisão de programas desenvolvidos na área social, retomando as discussões sobre a reforma agrária (dentro da sua concepção de distribuição de terras) e ainda com adoção de medidas de “impacto eleitoral”. Pelo menos cinco programas voltados para a inclusão social serão “repaginados”: o Bolsa Família. Minha Casa Minha Vida, Ciência sem Fronteiras, Pronatec e Transposição do Rio São Francisco. Outros dois programas serão lançados, um com vistas ao atendimento infantil e outro de reforma de casas populares. De acordo com reportagem do jornal Estado de São Paulo, a intenção do novo governo é combater o discurso de que uma gestão do PMDB significa um retrocesso aos programas sociais, além de tentar se aproximar das camadas mais pobres da população. Segundo a reportagem, após o afastamento definitivo da Presidente Dilma, Temer pretende lançar um plano de “inclusão produtiva”, que daria um novo formato ao Bolsa Família. Integrantes do governo Temer garantem que não existe retrocesso na agenda social, apenas “uma visão diferente”. Acredite se quiser!


Analfabetos funcionais

                   A eleição municipal deste ano mostrou que a Justiça Eleitoral recebeu 192 pedidos de registro de candidaturas de analfabetos funcionais, ou seja de candidatos que sabem somente ler e escrever, sem qualquer tipo de interpretação de texto. Mas a legislação eleitoral permite que analfabetos funcionais possam disputar o pleito. O número de candidaturas com este perfil representa 2,69% de todas as candidaturas. O grau de escolaridade é informado à Justiça no momento do registro de candidatura, e os postulantes devem apresentar os documentos solicitados que comprovem as informações.

Ou é golpe ou é farsa

                   O editorial de Domingo, do mais importante jornal francês e um dos mais influentes de todo o mundo, o Le Monde, questionou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O texto assinala que, a menos que aconteça um milagre, a sucessora do adorado Presidente Lula será tirada definitivamente do poder nesta terça (hoje) ou quarta. Segundo o jornal “Dilma cometeu erros políticos, econômicos e estratégicos, mas sua expulsão, motivada por peripécias contábeis ás quais ela recorreu bem como muitos outros presidentes, não ficará para a posteridade como um episódio glorioso da jovem democracia brasileira”.

Ou é golpe ou é farsa 2

                   O editorial do jornal francês diz ainda: “Para descrever o processo em andamento, seus partidários dizem que esse foi um crime perfeito. O impeachment, que é previsto pela Constituição brasileira, tem toda a roupagem da legitimidade. De fato ninguém tirou a presidente, reeleita em 2014, usando baionetas”. Dia ainda o texto: “Dilma pode ser até impopular e desajeitada, e acredita que é vítima de um golpe de estado, fomentado por seus adversários, pela mídia, e em especial pela Rede Globo de Televisão, que atende a uma elite preocupada em preservar seus interesses supostamente ameaçados pela política do igualitarismo do seu partido, o PT”.

Economia ainda indefinida

              O governo resolveu ampliar a estimativa de crescimento do Produto Interno bruto (PIB), de 1,2% para 1,6% em 2017. A informação é do secretário de Polícia Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton Araújo. Segundo ele a projeção da inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 4,8%. Esses números fazem parte do projeto da Lei Orçamentária Anual de 2017, a ser enviado ao Congresso até o final deste mês.

Economia ainda indefinida 2

                Ainda de acordo com o secretário, o governo somente divulgará o reflexo do aumento do crescimento da arrecadação federal no envio do projeto. Se as receitas subam mais do que o esperado, o governo pode evitar o aumento dos impostos para reforçar o caixa do próximo ano, e atingir a meta de déficit primário de R4 139 bilhões no próximo ano. Para este ano de 2016, a Secretaria de Política Econômica reduziu a contração do PIB de 3,1% para 3%. Já a projeção para o IPCA foi mantida em 7,2%.

 

 

  • Teve início ontem as aulas do Programa Juventude Empreendedora, nos telecentros localizados na Assembleia Legislativa, na Praça Pedro II, e no Instituto Servir, localizado no Conjunto Joaquim Leão, no Vergel.
  • Esta primeira fase do programa atenderá a dois mil alunos. A segunda, prevista para a segunda quinzena de Setembro, terá três mil participantes.
  • Os jovens que já fizeram sua inscrição deverão se encaminhar aos telecentros das suas regiões, portando os documentos solicitados.
  • Na capital, os telecentros estão distribuídos no Tabuleiro, Jacintinho, Bebedouro, Benedito Bentes além de outros bairros.
  • No interior o programa atende os telecentros de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Batalha, Piranhas, Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Maravilha, Carneiros e Senador Rui Palmeira.