Blog do Dresch

28 de agosto de 2016

Inovação alagoana se destaca

                Mais um reconhecimento internacional para o aplicativo Hand Talk, colocou o jovem Ronaldo Tenório, seu criador entre os maiores inovadores do mundo. Desta feita, o Massachussetts Institute of Tecnology incluiu o alagoano entre os escolhidos e lhe concederá a honraria em Outubro, lá mesmo na sede do Instituto, em Cambridge. Em 2013 Ronaldo e os demais integrantes da sua start-up já haviam sido escolhidos pela ONU, como criadores do Melhor Aplicativo Social do Mundo. O Hand Talk converte textos e vídeos para a língua dos sinais, a Libras, e está disseminado por praticamente todo o planeta.

O fim de uma guerra interna

                   Depois de 50 anos de um conflito armado sangrento, que deixou milhares de viúvas e órfãos colombianos, finalmente o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) selaram um acordo definitivo de paz. O anúncio foi feito em Havana, pelo mediador do governo de Cuba nas negociações, Rodolfo Benítez. O acordo será referendado por um plebiscito no dia 2 de Outubro e por uma conferência interna da organização guerrilheira. A convocatória tem o objetivo de levar adiante “um novo marco de convivência política e social” naquele país, segundo o documento assinado esta semana em Havana. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos em mensagem divulgada em Bogotá afirmou: “Hoje começa o fim do sofrimento na Colômbia; as Farcs deixam de existir e se convertem em um movimento político”. O documento, com cerca de 200 páginas, foi assinado pelos delegados das partes e dos países garantidores (Cuba e Noruega) e acompanhantes (Chile e Venezuela). Foram assinados sete originais, um para cada parte, para os países garantidores e acompanhantes e um para a ONU. “Creio que vencemos a mais bonita das batalhas, a da paz. Termina a guerra de armas e começa o debate das ideias” disse o negociador por parte da guerrilha, Luciano Marín.


Acusado de estupro

                   Caberá ao Supremo Tribunal Federal decidir se o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) vai responder á uma ação da Procuradoria Geral da República por crime de estupro, praticado contra a estudante de jornalismo Patrícia Lélis. O caso foi enviado ao Supremo pelo fato do deputado ter foro privilegiado. A vítima é da juventude do PSC e disse à polícia e ao Ministério Público Federal que foi chamada para uma reunião no apartamento do Feliciano. Lá chegando descobriu que não haveria reunião e que o deputado estava sozinho. Ele tentou estupra-la e não conseguiu porque os gritos de Patrícia atraíram vizinhos.

Acusado de estupro 2

                   O deputado Marco Feliciano negou as acusações e disse que o tempo vai provar que o depoimento da jovem não passa de um engodo e de mentiras. Por outro lado, a Polícia Civil de São Paulo indiciou Patrícia Lélis por denunciação caluniosa e extorsão, por acusar Talma Bauer, assessor do deputado, de cárcere privado e sequestro. A polícia afirma que a jovem procurou a assessoria do deputado e pediu uma compensação financeira para não denunciar o parlamentar.

Perfil do inadimplente

               Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 46% dos inadimplentes não têm condições de pagar seus débitos em atraso nos próximos três meses. Batizado de Perfil do Inadimplente Brasileiro, mostrou ainda que a perda do emprego é a principal causa do atraso do pagamento, que chega a atingir 28,2% dos consumidores. Depois aparece como outra causa a diminuição de renda como motivo do não pagamento com 14,8% e a falta de controle financeiro, com 9,8%.

Perfil do inadimplente 2

              Ainda segundo o estudo encomendado pelas entidades do comércio, 61,2% das pessoas ouvidas acreditam que a situação financeira pessoal piorou em comparação com o ano passado. Para 24,4% as dívidas são o principal motivo destra piora, enquanto que 16,4% atribuem o agravamento da situação ao desemprego. O valor médio das dívidas apontadas no estudo é de R$ 3,5 mil. A maioria dos devedores deixou de pagar parcelas de empréstimos bancários ou com financeiras (89,6%), prestações em cartões de lojas (83,6%), dívidas contraídas no cartão de crédito (74,9%) e contas no crediário (67,8%).

Tensão eleitoral aumenta

               Como sempre acontece em períodos eleitorais o acirramento entre adversários exige a presença de tropas do Exército para inibir atos de violência. A juíza Marina Gurgel da Costa, responsável pela 29ª Zona Eleitoral, que abrange Batalha, Belo Monte e Jacaré dos Homens, foi a primeira a encaminhar pedido de tropas federais antes e durante as eleições. Ela disse ter notado a presença de diversas pessoas armadas nas cidades e é notória a desavença entre algumas famílias da região, o que causa inquietação e insegurança entre a população. O pedido será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

 

 

  • Um triplo homicídio foi registrado na noite de quinta-feira, no local conhecido como Flexal de Cima, no bairro de Bebedouro. As vítimas, mortas com vários tiros de revólver e pistola, tinham 14, 17 e 19 anos.
  • Para a polícia os jovens foram vítimas de uma desavença entre quadrilhas do tráfico local.
  • A Defensoria Pública atendeu esta semana, 216 custodiados, que tiveram sua situação avaliada, regularizando as pendências de natureza civil, falta de documentos e situação processual.
  • A ação é denominada de “Defensoria no Cárcere”, iniciada pela Casa de Custódia, mas que será estendida para os demais presídios do Estado. O objetivo é alcançar o êxito do ano passado, quando a ação proporcionou o atendimento a 100% da população carcerária e concedidos 700 alvarás de soltura.
  • Os Defensores pretendem atender a todos os internos que não têm advogados e consequentemente, após equacionar a situação cível e criminal dos mesmos, reduzir a superlotação carcerária.