Blog do Dresch

26 de agosto de 2016

Tite e Parreira visitam Zagallo no Rio

Ainda se recuperando de problemas estomacais e de outras consequências físicas em virtude dos seus 85 anos de idade, o técnico alagoano Mário Jorge Lôbo Zagallo, recebeu, esta semana, em sua casa no Rio de Janeiro, a visita do técnico Tite, da Seleção Brasileira, do coordenador Edu Gaspar e ainda de Carlos Alberto Parreira. O tetracampeão se recupera em casa de um período de internação hospitalar, logo após ter participado do revezamento da condução da tocha olímpica no Rio.

Encontro dos técnicos 2

O técnico da Seleção, Tite, manifestou sua admiração pelo técnico alagoano: “Fiquei muito feliz com o encontro. Considero o Zagallo um exemplo e tenho muita admiração por ele. É um símbolo para o futebol brasileiro por toda a sua história e um exemplo de paixão naquilo que faz”. A reportagem sobre a visita de Tite, Parreira e Edu Gaspar ao tetracampeão Zagallo foi publicada no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol.

Aumenta a crise da Justiça

Como se não bastassem as dificuldades impostas pela crise econômica e política que o país atravessa, a própria Justiça colabora para que a situação se torne mais aguda. Agora foi a vez da Associação Brasileira dos Magistrados (AMB) que divulgou nota com duras críticas ao ministro (sempre ele) Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A AMB considera ser “lamentável que um ministro do STF, em período de grave crise no país, milite contra as investigações da Operação Lava Jato, com a intenção de decretar o seu fim”. A nota, assinada pelo presidente da entidade, João Ricardo Costa, rebate a afirmação do ministro, de que o pleito dos juízes por aumento salarial é “um pequeno assalto”. A nota diz ainda que “considera inadmissível qualquer ataque vindo de autoridades ou instituições ligadas ou não ao Poder Judiciário. Não serão aceitas manifestações deselegantes e afrontosas, ainda mais feitas por integrantes do Judiciário que não iniciaram carreira na primeira instância, em comarcas de difícil acesso e sujeitas a toda série de limitações”. A nota da AMB ainda faz outras críticas severas a Mendes dizendo que ele defende o financiamento empresarial das campanhas e busca descredibilizar as propostas de combate à corrupção. A Associação encerra a nota criticando o espaço midiático buscado por autoridades e pedindo o fortalecimento do Judiciário.

 

Um protesto solitário

Muito bem avaliada nas pesquisas eleitorais, a deputada Luiza Erundina (Psol), candidata à Prefeitura de São Paulo, fez um protesto solitário diante do prédio da TV Bandeirantes, por sua ausência no debate transmitido pela emissora. Terceira colocada na intenção de voto com 10%, ela ficou de fora do debate em função da nova regra eleitoral, que garante a participação dos candidatos de partidos com mais de nove deputados na Câmara, e o Psol só tem seis. Marta Suplicy (PMDB), João Dória (PSDB) e Major Olímpio (SD) foram contra a presença de Erundina. Apenas Fernando Haddad (PT) e Celso Russomano (PRB) apoiaram a ida da ex-prefeita.

Aeroporto de Maragogi

O Ministro dos Transportes, Aviação Civil e Portos, o alagoano Mauricio Quintella, confirmou para o início do próximo ano a liberação de recursos para as obras do Aeroporto de Maragogi, na região norte do Estado. Ele disse que o município foi selecionado de acordo com os critérios técnicos do Estudo de Competitividade dos principais destinos turísticos brasileiros, elaborado pelo Ministério do Turismo. Maragogi somente perde para Maceió em termos de destino mais visitado por turistas nacionais e internacionais. O aeroporto de Arapiraca não foi incluído no estudo.

Setor de motopeças ignora crise

Mesmo com a redução do número de emplacamentos de motocicletas no país, o setor de motopeças tem conseguido superar a crise econômica, segundo levantamento feito pela Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto). A entidade justifica o equilíbrio do setor graças ao fato do consumidor não estar investindo em uma nova moto, e direcionando mais recursos na manutenção da sua motocicleta, impulsionando a vendas de peças. A informação foi dada na abertura do 9º Salão Nacional e Internacional de Motopeças, em São Paulo.

Setor de motopeças ignora crise 2

A Associação também contratou a Fundação Getúlio Vargas para realizar uma pesquisa de mercado sobre o setor de autopeças no país. Dados preliminares já mostram a importância do setor para a economia doméstica. Em 2013 o setor era responsável por gerar quase 300 mil postos de trabalho. Naquele mesmo ano, a participação do setor no PIB nacional era de 0,21%, mas como ainda faltam números para fechar a pesquisa o percentual ainda deve aumentar nos anos seguintes. Vale destacar ainda a criação da Frente Parlamentar dos Veículos de

Duas Rodas, que tem o objetivo de viabilizar políticas públicas em defesa dos motociclistas e para o setor de motopeças.

 

 

* Na última quarta-feira foram realizadas as provas relativas à primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Em Alagoas participaram cerca de 1.400 alunos de 145 unidades escolares, sendo 132 da rede pública estadual e as demais de escolas federais e municipais.

* A competição já tradicional no meio estudantil, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

* O objetivo dessa Olimpíada é estimular o interesse pela ciência entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

* O gabarito das provas será divulgado no próximo dia 31, e os professores terão até o dia 3 de Setembro para inserirem as notas no sistema. A partir do dia 9 será divulgada a lista dos aprovados aptos a realizarem as provas da segunda fase.

* Em Outubro acontecerão as provas da segunda fase, que além de teóricas também apresentarão questões experimentais.

* Alagoas é o terceiro estado do Brasil e o segundo do Nordeste em número de inscrições nestas Olimpíadas.