Roberto Baia

26 de agosto de 2016

Eleições em Chã Preta

Sidinéia Tavares_ interina

 

As eleições se aproximando e a corrida para assumir o cargo de gestor municipal já está acirrada em algumas cidades de Alagoas. Uma delas é a cidade de Chã Preta, os candidatos para este pleito são Paulo Teixeira, mais conhecido como Dr. Paulo, e Moab Tenório como vice, que disputarão contra a ex-gestora Rita Coimbra e Tó Teixeira, como vice.

Dr. Paulo e Moab Tenório contam com o apoio do atual gestor, Audálio Holanda, e do governo do estado, Rita Coimbra conta com o apoio do esposo, o deputado estadual Francisco Tenório.

 

Apoio popular

Dr. Paulo arrastou também o apoio de uma grande gama de chã-pretenses, que notam nele a continuação do bom trabalho executado pela atual gestão, do prefeito Audálio Holanda e do vice-prefeito Maurício Holanda. O candidato, que possui uma grande experiência na área médica (dirigiu por 10 anos o Hospital Universitário de Alagoas), já começou a caminhada pela rua e a apresentar os projetos de desenvolvimento para a cidade conhecida como Princesa dos Montes.

 

Gestão participativa

Uma das propostas do candidato, em Chã Preta, é a chamada gestão participativa. Em suas palavras ele pede que a população o ajude a construir uma Chã Preta melhor, pede propostas populares nas mais diversas áreas de gestão e diz que irá analisar com cuidado todos os anseios de melhoria que a população apresentou. Uma das oportunidades para apresentar propostas para Dr. Paulo será nesta sexta-feira (26), onde o candidato irá se reunir com a juventude da Princesa dos Montes. A reunião ocorrerá no salão HN Filhos, a partir das 19 horas.

Célia Rocha

A Prefeitura de Arapiraca realizou durante todo o dia desta quarta-feira (24) o seminário em comemoração aos três anos de atividades do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), na casa de festas Levinos Hall, no bairro Novo Horizonte. Na ocasião, a então idealizadora do Agapi, prefeita Célia Rocha, recebeu a comenda de “Embaixadora da Primeira Infância em Arapiraca”.

 

Diploma de embaixadora

O Diploma de Embaixadora, acompanhado da comenda, foi entregue pelo vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, juntamente à estudante Cecília Lino do Centro de Educação Infantil Santo Antônio da Vila Canaã e pelo Orador Oficial do Agapi, o pequeno Ícaro Inácio.

 

 

O projeto

O projeto, apresentado em agosto de 2013 à sociedade arapiraquense, é uma das mais importantes ações da gestão municipal em parceria com renomadas instituições, a exemplo da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. As atividades do projeto são voltadas para o bem estar físico, mental, afetivo, cognitivo e social da família gestante e/ou com criança de até 6 anos.

 

Absurdo em Marechal

O Ministério Público Estadual de Alagoas moveu, uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o atual secretário municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Alder Ribeiro Flores Barbosa. Ele está sendo acusado de nepotismo por empregar uma irmã na mesma pasta onde trabalhava. E o mais grave, ela não teria cumprido expediente, inclusive porque passou do período em que esteve nomeada, morando em outro país.

 

Pede afastamento

A ação civil pública por ato de improbidade administrativa requer ressarcimento ao erário e tem pedido de tutela provisória para a indisponibilidade de bens dos dois acusados: Alder Flores Barbosa e Zirlane Ribeiro Flores Barbosa Henrique de Oliveira. O Ministério Público também quer que o secretário seja afastado do cargo. O prejuízo aos cofres públicos, segundo o MPE/AL, foi de R$ 124.066,67 (cento e vinte quatro mil, sessenta e seis reais e sessenta e sete centavos).

 

Fora do país

De acordo com o promotor de Justiça Silvio Azevedo Sampaio, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Marechal Deodoro e autor da ação, as investigações comprovaram que Zirlane foi nomeada em 06 de fevereiro de 2014, por meio da Portaria nº 97, para o cargo de provimento em comissão de coordenadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde, seu irmão, Alder Ribeiro Flores Barbosa, estava secretário. No entanto, durante parte do tempo em que ela ocupou a função, seu endereço era fora do Brasil.

 

Oficina de dança

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), localizado na capital alagoana, vai realizar amanhã, sábado (27), a partir das 15h, oficina de coco de roda e de samba de roda, no centro de candomblé Ilê Nifé Omi Omo Posú Betá. O evento faz parte do projeto “Circularidade e educação de motrizes afro indígena brasileiras”, coordenado pela diretora do MTB, Nadir Nóbrega. As oficinas vão acontecer uma vez por mês. As aulas serão ministradas pela coordenadora do projeto.

 

… O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) instaurou um inquérito civil público para apurar possíveis casos de nepotismo em contratações de cargos comissionados e temporários pelo prefeito de União dos Palmares, Eduardo Carrilho Pedrosa. A portaria foi publicada ontem, quinta-feira (25), no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

… Segundo a Promotoria de Justiça da cidade, foram verificados indícios de contratações de parentes em segundo e terceiro grau do prefeito Eduardo Pedrosa em cargos públicos do município.

 

… O MP considerou que as contratações são ilegais e violam a Constituição Federal. Segundo a publicação, foram solicitados documentos de relação dos servidores contratados e comissionados que possuem vínculo de parentesco com o prefeito.