Roberto Baia

24 de agosto de 2016

Mulheres unidas

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), reuniu-se na tarde desta terça-feira, dia 23, com algumas candidatas a vereadoras pelos partidos que compõem a base aliada do candidato Ricardo Nezinho (PMDB). Também participaram do almoço, esposas dos alguns candidatos. O momento foi organizado pela esposa de Nezinho, Sueli Pereira, com a finalidade de aproximar e fortalecer a base feminina que, de alguma, estão ligadas à Coligação Arapiraca, Juntos por Novas Conquistas.

 

Essência feminina

Em sua chegada, Célia parabenizou as mulheres candidatas a vereadoras e as esposas dos candidatos. “É desafio saber e ver que vocês estão se dispondo tanto a esse pleito. Admiro as mulheres guerreiras. Fui a primeira presidente da Câmara de Vereadores, a primeira prefeita de Arapiraca sempre usando da sensibilidade e do amor nessas gestões. E isso nós, mulheres, já trazemos na nossa essência”, frisou. Já Sueli Pereira, enquanto esposa de candidato a prefeito, pediu empenho feminino nessa campanha eleitoral que vai durar apenas 40 dias.

 

 

Transparência

 

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República no Município de Arapiraca, firmou acordo com 17 municípios na Justiça Federal para que eles cumpram a Lei de Acesso à Informação e a Lei da Transparência. As cidades de Arapiraca, Batalha, Belém, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro, Taquarana, Olho D'água Grande, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio, São Brás e Traipu têm 60 dias, a partir da data do acordo, para fazer a implantação do portal. 

 

Não concordou

À exceção do município de Cacimbinhas, que não firmou acordo com o MPF, as demais cidades também terão que adotar uma série de outras medidas para fazer cumprir as leis, que permitem que seus munícipes saibam como o dinheiro público é gasto, mas também a fiscalização da aplicação desses recursos, tanto pela sociedade, quanto pelos órgãos de controle.

Não cumpriam

O acordo partiu de Ações Civis Públicas ajuizadas pelo MPF, através da procuradora da república Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara, devido a um Inquérito Civil que apurava o descumprimento, reiterado, das disposições da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência, por parte de alguns municípios. As ações foram propostas após as cidades não cumprirem, integralmente, recomendações do MPF sobre o tema.

 

 

Será julgado

O réu Eliton Alves Barros, um dos acusados de envolvimento na morte do vereador Fernando Aldo, de Delmiro Gouveia, vai a júri nesta quarta-feira (24), a partir de 13h, no Fórum da Justiça Estadual, no Barro Duro. O juiz John Silas da Silva, titular da 8ª Vara Criminal, conduzirá o julgamento.

 

O caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), na madrugada de 1º de outubro de 2007, durante um evento no município de Mata Grande, o réu Eliton e outros três homens efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima. Ainda segundo o MP/AL, os mandantes do crime seriam o então deputado Cícero Paes Ferro e o ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa (Lula Cabeleira).

 

Maragogi

O Ministério do Turismo apresentou o Mapa de Sustentabilidade do Turismo para as três grandes entidades do setor – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar), Agência Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). E como não poderia ser diferente, o Estado de Alagoas está sendo representado pelas piscinas naturais de Maragogi.

 

 

Acesso para o turista

A ferramenta possibilita que o turista tenha acesso a um mapa georeferenciado, onde podem ser encontrados dados e informações das iniciativas vencedoras de todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece boas práticas relacionadas ao tema no setor. É permitido ver a categoria, o ano da premiação e a descrição das ações premiadas, juntamente com os contatos dos empreendimentos.

 

ASA

A Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) venceu com autoridade a equipe do América de Natal, se manteve no G4 do Campeonato Brasileiro do grupo A da Série C e colocou dois jogadores e o treinador na seleção da rodada. De acordo com o site Futebol Interior, apesar de não pode contar com a metade dos seus jogadores considerados titulares, o técnico Paulo Foiani teve a sabedoria de escalar os substitutos ideais para cada posição.

… Mesmo com cinco desfalques, o técnico Paulo Foiani fez as escolhas certas e conseguiu manter o padrão de jogo do ASA. Um pouco desfigurado, o time jogou com bastante segurança e aplicou uma vitória por 2 a 0 sobre o América-RN. Com o resultado, o Fantasma subiu na tabela e está firme na briga pela liderança.

….A experiência do volante Ramalho foi providencial para que o ASA pudesse conter o ataque do time potiguar e garantir a segurança ao time alvinegro.

… Apesar de exagerar um pouco em alguns momentos, cometendo faltas e até recebendo um cartão amarelo por conta de uma entrada dura, Ramalho se destacou por sua vontade na contenção. Sério, interceptou diversas bolas e deu segurança para o meio de campo arapiraquense durante toda a partida.