Flávio Gomes

19 de agosto de 2016

Semestre decisivo

De Marcos Pestana, deputado federal do PSDB/MG: “O Brasil precisa urgentemente mudar o rumo. Essa não é a primeira nem será a última crise brasileira profunda. Mas estamos perdendo o fio da meada, a rota do crescimento, a eficiência das políticas públicas e a fé no futuro.Tenho 34 anos de vida pública. E, apesar de todas as mazelas e escândalos, tenho para mim, sem nenhum medo de errar, que o Brasil é hoje melhor do que era quando, em 1982, me elegi vereador na terra de Itamar Franco. Naquela época, faltava liberdade e sobravam desigualdades, havia instabilidade nos preços e no front externo. Hoje, mal ou bem, temos o maior grau de liberdade de toda a nossa história, diminuímos nas últimas décadas as diferenças regionais e pessoais de renda e estabilizamos a economia. Essas conquistas estão ameaçadas, é verdade. O populismo, o voluntarismo, a irresponsabilidade fiscal e a apropriação partidária do aparelho de Estado resolveram brincar com fogo e nos levar para um arriscado passeio à beira do abismo. Este segundo semestre de 2016 será decisivo para a configuração de nosso futuro como nação e sociedade…”

Potencial

Aliados do deputado federal Cícero Almeida, candidato do PMDB à Prefeitura de Maceió, acreditam que alguns pontos serão fundamentais para ele garantir a vitória. Citam o prestígio com os servidores municipais, a força do seu nome na periferia e as obras que realizou nos oitos anos em que dirigiu a prefeitura.

Meia boca

O afastamento de Cícero Amélio é mais um desfalque no quadro de conselheiros do Tribunal de Contas. Há dois anos existe vaga pela aposentadoria de Luiz Eustáquio Toledo, que deveria ser de um procurador do TC. Mas o governador Renan Filho não nomeou ninguém. Dos sete conselheiros, restam cinco.

Cidadania

Projeto do deputado Rodrigo Cunha (PSDB) determina a inclusão do nome do cônjuge ou maior de 18 anos, que resida com o consumidor, nas contas de serviços essenciais, a fim de atestar sua residência. Algo bastante útil para tirar documentos ou praticar atos em que seja indispensável comprovação de residência.

Boa nova

Bancos que operam crédito consignado para servidores do Estado de Alagoas e estavam sem fazer operações devem retomá-las nos próximos dias, possivelmente semana que vem. Para viabilizá-las, os servidores interessados devem atualizar suas senhas. Alguns, que souberam da novidade, já estão fazendo isso.

 

Reação

O governo federal está querendo reduzir, novamente, a vazão do Rio São Francisco, de 800 para 700 metros cúbicos por segundo, o que atingiria diretamente a hidrelétrica de Xingó. O protesto de ambientalistas e líderes políticos da região tem à frente Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar e vice-presidente da AMA.

Aperto

Depois de cobrar, com ameaça de ação judicial, a anuidade de 2016, que ainda não acabou, e cobrar ingresso dos associados para a festa do Dia do Advogado, a OAB/AL adotou outra medida bastante criticada: funcionários da entidade não têm mais direito ao transporte gratuito entre a sede de Jacarecica e o Centro.

 

Opinião

De Kennedy Alencar, em seu blog: “Nos bastidores, senadores petistas avaliaram que a carta da presidente afastada, Dilma Rousseff, chegou tarde demais e que não mudará votos. O impeachment da petista deverá ser aprovado até o fim do mês. Essa mensagem de Dilma deve ser vista mais como uma defesa de sua biografia.”

 

*Do colunista José Simão, na “Folha de São Paulo”: “O juiz Sérgio Moro contratou o Bolt para pegar o Lula. E o Rubinho pra pegar a mulher do Cunha. E o Saci pra pegar o Renan. E a Dilma é ouro! Ouro em tiro no pé!”

* Até dois de setembro prossegue, no posto de atendimento do TRE/AL do Shopping Pátio Maceió, a entrega dos títulos da 33ª Zona Eleitoral, que migrou do interior e abrange os bairros Clima Bom I e II e Tabuleiro do Martins. Contato: www.tre-al.jus.br.

* A Secretaria da Fazenda realiza hoje o repasse de crédito da Campanha Nota Fiscal Cidadã. A liberação é para os consumidores que realizaram a solicitação entre os dias 1º e 31 de julho. Nesse lote, serão pagos R$ 228.656,78, de um total de 2.267 solicitações.

*A Orquestra Sinfônica da Ufal está selecionando bolsistas. Há 28 vagas destinadas a graduandos de qualquer curso da instituição. As inscrições podem ser feitas somente até hoje, na secretaria da Orquestra, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, Centro.

*O Rex Bar, na Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, recebe hoje o baixista Fernando Nunes, com o show “Meu Universo Musical”. Com ele, Tacy Campos (RJ), Eline Porto (RJ) e Jana Figarella (AM). A partir as 21 horas. O ingresso custa R$ 20,00.

*O Maceió Shopping e a Galeria Gamma continuam com a exposição “Passagem Olímpica”, apresentando trabalhos de artistas alagoanos que tenham relação com os Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro. O curador é Rogério Gomes, também expositor.

*Com a morte de João Havelange, muitos lembraram o lado negativo da sua atividade no esporte. Poucos registraram o seu lado positivo: expandir o futebol para os recantos mais distantes do mundo, ampliando a integração entre os povos através do esporte.

 

“Golpe velado, golpe encoberto, golpe brando”

Fernando Haddad

Prefeito de São Paulo, do PT, sobre o impeachment de Dilma Rousseff