Roberto Baia

18 de agosto de 2016

Falsa pesquisa em Palmeira

Com informações do jornalista Roberto Gonçalves: A publicação de uma pesquisa irregular sem o devido registro na Justiça Eleitoral, veiculada nas páginas do face book dos candidatos a prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSB), Thales Targino (PRTB) e do “fotojornalista” Edson Silva, motivou o juiz eleitoral da 10ª Zona daquela cidade, Geneir Marques de Carvalho Filho, a acatar a representação do diretório municipal do PMDB de Palmeira dos Índios, contra a divulgação da falsa pesquisa onde o candidato Júlio Cezar estaria com 45% de intenção de votos, Sheila Duarte (PT), com 26%; Verônica Medeiros (PMDB),  20% e Flávio Targino (PRTB), 6%.

 

Irregular e fraudulenta

De acordo com a representação, a divulgação de pesquisa eleitoral é irregular e fraudulenta, por não ter sido registrada pela Justiça Eleitoral. Diante do fato irregular neste dia em que é iniciada a campanha eleitoral 2016, o juiz determinou a imediata suspensão da publicação e divulgação, por qualquer meio, de notícias alusivas à referida pesquisa falsa e irregular.

 

Decisão

O magistrado determinou que assim que fosse notificado, as publicações devem imediatamente retiradas das páginas dos responsáveis pela publicação sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por cada ato transgressor. Ficou determinado ainda que o candidato divulgasse também em sua página de facebook a cópia da decisão nos próximos cinco dias.

 

Foram citados

Além do vereador Júlio Cezar, Thales Targino e o fotojornalista, Edson Silva também foram citados e notificados por terem compartilhado a pesquisa em suas páginas na rede social, ficando assim, sujeitos as penalidades impostas pela Lei Eleitoral. Porém, foi observado que Thales Targino e Edson Silva já cumpriram com a determinação judicial e já fizeram a publicação da decisão da Justiça em suas páginas no Facebook.

 

Psicologia em foco 1

Arapiraca sediou ontem atividades alusivas ao Dia da Psicologia. A iniciativa também comemorou os 54 anos da regulamentação da profissão de Psicólogo no Brasil e os 20 anos de Emancipação da entidade que congrega os profissionais da área.

 

Psicologia em foco 2

Na programação do evento, que aconteceu nas dependências do Sesi na cidade, houveram palestras focadas em homofobia e abusos sexuais, por exemplo, além de minicursos. A iniciativa foi do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP).

 

Fecomércio

Idealizada a partir de uma reunião entre a Fecomércio AL, Acadeal, Sincadeal, Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau e empresários do setor hoteleiro e de serviços do Litoral Norte, acontecerá  hoje (18/08), no Hotel Salinas, em Maragogi, a Rodada de Negócios com fornecedores do Estado. A iniciativa, proposta pela Federação, será realizada conjuntamente com o Sebrae Alagoas.

 

Empresas

A Rodada de Negócios viabilizará a aproximação de 25 empresas ofertantes e 32 compradoras, que poderão discutir possibilidades de negócios, formas de pagamento, custo operacional e outros aspectos de interesse comum; um estímulo ao desenvolvimento das empresas locais.

 

Resultados positivos

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ifepd, Wilton Malta, acredita que a iniciativa apresentará resultados positivos, pois foi pensada a partir da demanda dos empresários locais e idealizada por meio do empenho das entidades envolvidas. “A ideia de colocar fornecedores e compradores frente a frente pode parecer simples, mas é extremamente eficaz ao diminuir distâncias e aproximar interesses, favorecendo a prospecção de novos negócios entre empresas alagoanas e fortalecendo a economia de nosso Estado”, avalia.

 

 

… Os empresários do Litoral Norte argumentam que são praticamente abastecidos por Pernambuco e a expectativa da rodada é modificar essa realidade.

 

… O diretor executivo da Costa dos Corais, Renato Lobo, explica que desde o primeiro encontro de aproximação ocorrido em julho, foi feito uma mobilização com as empresas associadas à Acadeal e ao Sincadeal (filiado à Fecomércio) para compor a agenda de fornecedores e com as empresas dos municípios que compõem a Costa dos Corais (Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira).

 

… De acordo com Lobo, o cadastramento foi realizado pelo Sebrae e a rodada promoverá encontro de 15 minutos por agendamento, sendo o máximo de 20 agendamentos por ofertante. Serão empresas distribuidoras de alimentos, bebidas, material de limpeza e tecnologia de segurança.