Edmilson Teixeira

17 de agosto de 2016

Delmiro Gouveia – eleição 2016

Padre Eraldo (PSD) desmente informações de que estaria abrindo de sua candidatura a prefeito de Delmiro. “Tudo de ruim contra mim é o que não vai faltar daqui pra frente”, disse o carismático religioso, afirmando que sua candidatura junto com Gabriel Varjão (PSDC), seu vice, está mais firme do que nunca, sobretudo para o bem dos delmirenses.

Delmiro Gouveia – outro

Também quem não escapou de informações infundadas foi o vereador e candidato a prefeito Valdo Sandes, dando conta de que ele estaria se unindo com o Padre Eraldo, a fim de enfrentar o candidato da situação, deputado Givaldo Carimbão. A tal informação vazou num site de notícia da região, onde revelou que se Sandes estivesse mal nas pesquisas, tinha como plano B reforçar a chapa do Padre Eraldo. “É tudo mentira, pois não comentei nada a esse respeito”, disse.

Canapi – barrado

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin negou pedido do prefeito afastado de Canapi, Celso Luiz, para retornar ao comando da Prefeitura. O afastamento de Celso determinado pelo juiz da comarca de Mata Grande, João Dirceu, está relacionado a uma solicitação do MPE/AL, que cobra o desaparecimento de mais de 10 milhões de reais dos cofres públicos de Canapi.

Canapi – bens

No dia 29 de julho, o juiz João Dirceu Soares Moraes determinou o afastamento de Celso Luiz Tenório, acusado de liderar esquema que teria desviado cerca de R$ 11 milhões dos cofres públicos de Canapi. Alvo de operação da Polícia Federal, o gestor – cuja defesa questionou sua condução coercitiva até a superintendência da PF em Maceió – também teve os bens declarados indisponíveis.

Escolas

Escolas públicas, privadas e filantrópicas de todo o país têm até o dia 31 deste mês,  para preencher o Censo Escolar 2016. Em Alagoas, uma equipe técnica da Seduc percorre as Gerências Regionais de Educação, onde se reúne com escolas públicas, privadas e filantrópicas. Já foram realizados encontros em Maceió (1ª Gere), São Miguel dos Campos (2ª Gere) e Palmeira dos Índios (3ª Gere) e, na próxima sexta-feira, dia 19, será em Porto Calvo para atender os municípios da região norte.

Agreste – água

As obras de implantação de um anel de distribuição de água, em Arapiraca, estão avançadas e, quando concluídas, beneficiarão 11 povoados de Arapiraca e de Coité do Nóia. A previsão da Casal, que realiza as obras numa parceria com a Prefeitura de Arapiraca, é de que em setembro deste ano o serviço esteja concluído e comece a operar.

 

Santa Luzia do Norte

 

“Minha candidatura a vereador tem como pilar de sustentação tudo o que já fiz por nossa terra e por nossa gente. Estando ou não com mandato eletivo, tenho comprovadamente trabalhos prestados, principalmente nas áreas de Cultura e Saúde. Não serei o candidato das ofertas de cesta básica, botijão de gás, pagamentos de recibos de água, energia entre outras propinas que políticos que não têm trabalho para mostrar, fazem para querer corromper o eleitor” comentário do poeta e cantor, Pedro Soares (PNM), o ‘Pedão’ nas redes sociais.

 

Minador do Negão

Na outra sexta-feira, dia 26, a cidade de Minador do Negão entra em festa, a fim de comemorar os 54 anos de emancipação política do município. Uma série de atividades  vão fazer parte da programação festiva, onde o grosso da festa será um grande show musical em praça pública. Lá vão estar: Vicente Nery e Luan Estilizado.

Piaçabuçu

A Prefeitura de Piaçabuçu esclarece que  seu concurso público a ser realizado ainda este ano, está mantido. Desconhece a informação que vazou, dando conta de que o certame estaria cancelado, conforme matéria publicada na última sexta-feira, no site Boa Informação.  Na verdade foi uma péssima informação, no site Boa Informação!

Meio Ambiente 01

Além da base descentralizada da Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, o IMA conta com outra de apoio para suas ações. O local, que fica no município de Penedo, serve de referência para a equipe que atua na região do baixo São Francisco e na Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe e o bom é que em breve, essa base funcionará como um Centro de Educação Ambiental.

Meio Ambiente  02

Na última quinta-feira, uma equipe do órgão se reuniu com a Secretaria Municipal de Educação de Penedo, a fim de articular futuras ações com escolas públicas na base da Marituba. “Iremos usar o local pra realizar trilhas, aulas de campo, palestras, oficinas”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA. 

 Meio Ambiente 03

Uma horta também será implantada na sede com o objetivo de mostrar à população a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos. A ideia é apresentar à comunidade os tipos de técnicas utilizadas para a manutenção e os períodos de colheita das hortaliças. Entre as sementes que serão plantadas estão o alface, o tomate cereja, a salsa, o coentro, o pimentão e a couve. 

 

De acordo com Normande, os visitantes serão os multiplicadores da proposta que visa mostrar a importância da alimentação saudável e ambientalmente sustentável. “As atividades deverão levar a Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e conscientização dos envolvidos. Para isso, a horta irá propor ações simples que podem ser multiplicadas no cotidiano das escolas”, destacou Normande.

Agreste – lixo

As obras da Central de Tratamento de Resíduos do Agreste (CTR Agreste) estão em ritmo acelerado. Com a primeira fase orçada em R$ 14 milhões, o investimento vai gerar 195 empregos diretos e indiretos e vai tratar o lixo de, pelo menos, 30 municípios da região. A CTR tem dito que os crimes ambientais flagrados em Alagoas quase sempre se relacionam ao descarte irregular de lixo. Para ela, a instalação de uma central de tratamento de resíduos sólidos visa diminuir impactos e sanar um problema crônico de prefeituras municipais em todo o Brasil.