Flávio Gomes

13 de agosto de 2016

O fim e os meios

Do jornalista Carlos Chagas, no portal “Diário do Poder”: “Várias razões justificam a aprovação da sempre falada e jamais concretizada cláusula de barreira para reduzir a proliferação de partidos políticos: evitar as legendas 'de aluguel', impedir a corrupção, acabar com a figura dos 'donos', estabelecer ordem no quadro partidário, recuperar a eficiência das casas legislativas e muitas outras. A única argumentação contrária a essa cláusula também chamada 'de desempenho' é a que os políticos parecem apoiar: o dinheiro. Desta vez parece que a mudança vem, mas porque os grandes partidos querem abocanhar a parte do fundo partidário dedicada aos pequenos. Sobrará mais para eles, e tal avidez é que botará ordem no bacanal. Tanto faz, no entanto, já que o fim justifica os meios. Dos 37 funcionando e mais 40 prontos para conquistar vagas poderiam sobrar quatro ou cinco. Excelente oportunidade para adquirirem doutrina, ideologia e até programas. Uma forma de ajudar o eleitorado a definir-se, apesar da maldade que se fará contra os pequenos partidos históricos, de verdade…”

Mudança

A possibilidade de emplacar novas indicações no governo federal pode fazer com que o senador Renan Calheiros deixe de lado a neutralidade que mantém até agora nas votações do impeachment de Dilma Rousseff e apoie a destituição da presidente. Ele está cada vez mais próximo do interino Michel Temer.

Avaliação

O cientista político Eduardo Magalhães acredita que Tarcizo Freire (PP) chegou ao limite, como candidato a prefeito de Arapiraca: não passa de 30% nas pesquisas, o que não garante sua eleição. No seu entender, a disputa será mesmo entre Ricardo Nezinho (PMDB) e Rogério Teófilo (PSDB) – “que tem crescido muito”, diz.

Ocaso?

Pessoas próximas à prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, estão preocupadas com ela. Além de não fazer uma administração satisfatória, ao contrário das suas duas elogiadas gestões anteriores, está desmotivada e com problemas de saúde. “Deixou de ser referência nas articulações políticas”, diz leitor desta Conjuntura.

Novidade

O advogado Juliano Pessoa é uma das propostas de renovação do PSDB na disputa de vagas na Câmara Municipal de Maceió. E tem um padrinho forte: o também advogado e deputado estadual Rodrigo Cunha, o mais votado de Alagoas em 2014. Em termos pessoais e políticos, Juliano tem o mesmo perfil de Rodrigo.

Eficiência

Antes do fechamento, para reformas, o PAM Salgadinho tinha 598 funcionários e um atendimento questionado. Voltou a funcionar com apenas 351 servidores e melhorou o atendimento – pelo menos, saiu do noticiário negativo. Proeza do Secretário da Saúde, José Thomaz Nonô, em benefício do prefeito Rui Palmeira.

For export

A Prefeitura de Maceió apresenta hoje o potencial turístico da cidade aos jornalistas que fazem a cobertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também será lançada a nova campanha de promoção “Maceió, sua cidade resort”. “Vamos expor o que Maceió tem de melhor”, diz Jair Galvão, da Semptur.

Opinião

Ricardo Noblat: “Dilma jamais foi PT, que por sua vez nunca se sentiu confortável ao lado dela. Lula a escolheu porque detesta quem possa lhe fazer sombra. Imaginava voltar à presidência da República em 2014. Dilma não lhe fez sombra, mas não abriu mão de concorrer à reeleição. Ganhou. Para começar a perder no dia seguinte.”

 

* O secretário estadual da Fazenda, George Santoro, é convidado do Corecon/AL e do Sindecon/AL para café da manhã na próxima 2ª feira, às 8 horas, no Maceió Mar Hotel. Vai falar para a categoria sobre o atual quadro econômico de Alagoas.

 

*A Biblioteca Central da Ufal recebe a partir da próxima segunda-feira, 15, às 15h, a exposição “Théo Brandão itinerante”, do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. A mostra é composta por objetos representativos da coleção do museu.

 

* Para celebrar o Dia da Informática e do Analista de Sistemas, o Senac  programou palestras, nos dias 15, 17 e 19 de agosto, sobre “SEO – Estruturação e Semântica”, “Tecnologias Educacionais”, e “Carreira Empreendedora”. Contato: 2122.7858.

 

*O show “Samba 10”, com participação dos 10 dos melhores representantes desse ritmo em Alagoas, será realizado neste sábado, véspera do Dia dos Pais, às 16 horas, no Restaurante Namoa (antigo Bar do Alípio), no Pontal da Barra. Contato: 99981.4018.

 

*O musical “Chacrinha”, com os atores Stepan Nercessian e Pedro Henrique Lopes, é uma atração em Maceió neste sábado, 13, fazendo homenagem a um dos grandes nomes da TV no Brasil. No Teatro Gustavo Leite, às 21 horas. Ingresso: R$ 110,00.

 

*Clowns de Quinta, formado por estudantes do curso de licenciatura em teatro da Ufal, é o primeiro grupo de Maceió a participar do “Festival Esse Monte de Mulher Palhaça”, que acontece deste sábado ao dia 18, na Escola Nacional do Circo, no Rio de Janeiro.

 

*Jogos deste domingo dos clubes alagoanos, pelo Brasileiro: no Trapichão, às 16 horas, pela Série D, o CSA faz o primeiro confronto com o Altos, do Piauí; o ASA vai a Teresina/PI, enfrentar o River, pela Série C, também a partir das 16 horas.

 

“Estamos em vias de aprovar o impeachment sem um empurrão, sem uso de arma, só usando a Constituição”

José Agripino Maia

Líder do DEM no Senado