Edmilson Teixeira

12 de agosto de 2016

Palmeira dos Índios, eleição 2016

Em Palmeira começa a esquentar o clima eleitoral, onde os partidos estão atentos às irregularidades adversárias. Nesta quinta, o PSB, por exemplo, onde tem o jornalista Júlio Cézar disputando a Prefeitura, disse que vai preparar representação pedindo que seja instaurada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, a fim de investigar denúncias chegadas ao conhecimento do partido, quanto à prática de abuso de poder político e econômico que estaria ocorrendo na liberação de cirurgias e exames no principal posto de saúde da cidade. A regulação funciona por meio de bilhetinhos, enquanto a população, segundo o PSB, enfrenta filas nos postos em busca de exame ou cirurgia.

 

Palmeira dos Índios – desespero 

 

O PSB entende, que o uso político na liberação de exames de média e alta complexidade, inclusive cirurgias eletivas pode ser uma tentativa desesperada de favorecer aliados políticos do governo municipal. “Eles estão de alguma forma querendo tirar vantagem ou proveito eleitoral a partir desta prática criminosa, absurda e condenável”, detona o partido.  

 

Colônia / Paulo Jacinto

Depois de Capela e São Miguel dos Campos no último final de semana, agora será a vez de Colônia Leopoldina  como também da cidade de Paulo Jacinto. Trata-se da 11ª Edição do Cine Sesi Cultural em Alagoas, com exibições de cinema ao ar livre, desta sexta-feira  até do domingo. Em Alagoas, o projeto já envolveu mais de 80 municípios e alcançou um público de mais de 820 mil pessoas.

Arapiraca – ação

Graças a uma blitz de rotina realizada nos arredores de Arapiraca, resultou na prisão de quatro elementos que estavam  com  arma de fogo e um pacote de maconha. A ação fez parte de trabalho dos agentes da Arsal em parceria com o Tático do Batalhão de Polícia Rodoviária. A gang estava num veículo Siena que foi apreendido realizando transporte clandestino de passageiros. Com os quatro ocupantes, os policiais apreenderam duas armas calibre 38 e uma quantidade não especificada de maconha.

 

Arapiraca – intensão

 

Marcílio Melo, fiscal da Arsal, contou que a quadrilha foi presa e o condutor do veículo levado, na condição de testemunha, para a Delegacia Regional de Arapiraca. Os homens confessaram que as armas e a droga pertenciam ao grupo, que seguia de Maceió com destino a Arapiraca, onde praticaria assaltos.  Um dos cinco presos é acusado de homicídio e outro responde por porte ilegal de arma de fogo. Todos foram conduzidos para a Delegacia de Arapiraca.

 

 

Baixo São Francisco

Mais de 750 embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas nos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, durante dois dias da campanha “Campo Limpo”. A ação faz parte de um trabalho conjunto, que ocorre duas vezes por ano, envolvendo a Codevasf, Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agrotóxicos de Alagoas, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e o IMA/AL.

 

União dos Palmares

A boa notícia que chegou para os palmarinos é quanto à publicação há poucos dias no Diário Oficial da União, do aviso de licitação para contratação da empresa que irá executar os serviços de pavimentação e drenagem de águas pluviais do acesso a Serra da Barriga. Na verdade, esse é um sonho antigo, onde já houve muita reivindicação de vários governos e movimentos culturais, que desta vez poderá ser realizado, acabando de vez com as dificuldades de acesso a Serra no período do inverno, onde a estrada de barro fica intransitável.

 

Detalhes

 

A Serra da Barriga que fica a cerca de 9 km do Centro da cidade, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1986. No espaço foi construído e inaugurado em 2007, o Parque Memorial Quilombos dos Palmares. É um conjunto arquitetônico em pau a pique, madeira e palha, que representa as principais edificações do Quilombo dos Palmares.

 

Geográfico

 

O Quilombo dos Palmares foi o maior núcleo da resistência à escravidão das Américas. Ele  durou quase 100 anos e reuniu mais de 20 mil pessoas num raio de 200 km², território que hoje compreende os estados de Alagoas e Pernambuco

 

Joaquim Gomes

A Campanha em Joaquim Gomes conta com cinco candidaturas, e não três como destacamos na edição de terça-feira última. O quinteto é formado por Demétrio Gomes, Adriano Barros, Ana Genilda, Hélio Brandão e Márcia Gerônimo.

 

Estrela

O embate nas urnas este ano em Estrela de Alagoas envolve as mesmas figuras que disputaram as eleições de 2012; ou seja, Arlindo Garrote (PP) e Geralda Ferro (PMDB). Paulo Medeiros que foi vice da Geralda pulou para apoiar agora Arlindo. Mas para sua reeleição, Arlindo conta com a presença do tio, Aldo Lira que também é do PP onde será o vice da chapa, cuja coligação conta ainda com o PSB e DEM. O bloco da oposição conta com os partidos: PMDB, PSDB e PPS.  

Taquarana

O presidente Michel Temer nomeou o ex-prefeito da Taquarana, Alain Correia para o cargo de diretor geral do Ministério da Agricultura. A indicação partiu do senador Biu de Lira. Alain estava à frente da Superintendência Federal da Agricultura aqui em Alagoas, missão que assumiu desde fevereiro de 2013.