Flávio Gomes

10 de agosto de 2016

O suicídio de Dilma

De Josias de Sousa, em seu blog: “Se tivesse olhado para o espelho pelo menos três vezes por dia, Dilma teria testemunhado o ocaso de uma presidente ruinosa. Despreparada, presunçosa e dissimulada, transformou sua incapacidade pessoal num desastre histórico – um dos piores que o Brasil já viveu. Dilma fez sumir os brasileiros humildes que enchiam os aeroportos e divertiam Lula por deixar a ‘elite incomodada’. As companhias aéreas estão no chão. A conta de luz barata tornou-se pesadelo. O setor elétrico entrou em curto-circuito. Os juros de um dígito, que eram feitos de saliva, revelaram-se uma mágica fugaz. O investment grade que as agências de avaliação de risco deram ao Brasil, virou lixo. O ‘pleno emprego’ deu lugar a quase 12 milhões de desempregados. O pré-sal não levou o Brasil à OPEP, mas à roubalheira da Lava Jato. E a ‘Pátria Educadora’ não passava de um slogan de marketing criado com verba do caixa dois. Dilma não gosta de reconhecer os próprios erros. Para ela, quem deve uma autocrítica ao país é o PT. A legenda precisa explicar por que aderiu aos métodos dos cleptopartidos. Seria ótimo. Mas a diversão só ficaria completa se madame explicasse, com seu quase-português, por que diabos abandonou a noção de responsabilidade fiscal para tocar o país na base do vai ou racha. Rachou. O caso de Dilma não é de impeachment. Madame está prestes a ser mandada mais cedo para casa porque cometeu suicídio político.”

Sem desculpa

Renan Calheiros não pode usar o argumento de ser presidente do Congresso para se abster de votar no impeachment de Dilma Rousseff, pois o processo agora é conduzido por Ricardo Lewandovski, presidente do STF. Benedito de Lira e Fernando Collor, outros senadores de Alagoas, votam pelo impeachment.

Suspeição

O ex-deputado Rogério Teófilo (PSDB), candidato a prefeito de Arapiraca, repudia, em nota, o leilão de terrenos públicos do município, proposto pela prefeita Célia Rocha: “Atropelando prazos e procedimentos legais, ofende a moralidade administrativa. Por que apenas agora, com tanta pressa, estão sendo vendidos esses imóveis?”

Presença

O senador Benedito de Lira, presidente do PP em Alagoas, apresentou ontem o balanço das convenções no Estado: o PP deve participar da eleição em 39 municípios com candidatos próprios a prefeito e em 29 municípios terá candidatos a vice. Lira participará diretamente da eleição em outros 24 municípios.

A conferir

O cientista político Eduardo Magalhães advertiu, no programa “Conjuntura”, na TV Mar, que a polarização na disputa pela Prefeitura de Maceió, entre Cícero Almeida e Rui Palmeira, pode ser eventual. Ele diz que João Henrique Caldas, do PSB, sobe um pouco a cada pesquisa. E pode ser uma tendência.

Vandalismo

Uma das marcas da administração do prefeito Rui Palmeira tem sido a recuperação de logradouros públicos. Ironicamente, porém, parte da população, que tanto cobrava, está destruindo equipamentos das praças. Até a Praça da Faculdade (oficialmente, Praça Afrânio Jorge), recuperada recentemente, é alvo de vândalos.

Explicação

A OAB/AL está sendo questionada por cobrar R$ 40,00 do associado que participe da festa do Dia do Advogado, amanhã, 11 de agosto. Fernanda Marinela, presidente da instituição, diz que foi uma opção, por dificuldade financeira: “Se não cobrássemos pela festa não pagaríamos os salários de novembro dos nossos servidores”.

Opinião

De Maurício Lima, na “Veja”: “Ninguém em Brasília acredita que Dilma vai voltar à Presidência. A questão agora é sabe qual será o placar final do impeachment. O governo trabalha com o número de sessenta senadores. Na primeira fase, foram 55. Renan, Jader Barbalho e Eduardo Braga, que se abstiveram, são nomes a favor agora”

 

*A peça “Tchuplin – O Mistério Para Salvar o Ponto Azul”, com a Associação Teatral Nêga Fulô, é a atração de hoje no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, a partir das 19 horas, no Teatro Deodoro. O ingresso custa R$ 20,00 e pode ser adquirido na hora.

* “A Cultura como Desenvolvimento de um Povo” é o tema de hoje do projeto Papo de Mestre, da Secretaria de Estado da Cultura, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, às 14h.  Participarão Josefina Novaes, Benedito Ramos Nadja Rocha.

 

* A equipe da Enactus na Ufal abriu inscrições para novos membros. Os interessados devem se inscrever até hoje. Serão três etapas que contemplam dinâmicas e entrevistas realizadas no período de 15 a 19 de agosto. Alunos de todos os cursos podem participar. 

 

*O grupo alagoano Design Armorial (Rodrigo Almeida, Maria Amélia Vieira, Dalton Costa e Rodrigo Ambrósio) participa de hoje a domingo, em São Paulo, da Design Weekend, com peças criadas pelos designers em parceria com artesãos da Ilha do Ferro.

*A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas publicou Edital de Ocupação da Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro, exercício de 2016/2017. As inscrições vão de 16 de agosto a 16 de setembro. Contato: www.diteal.al.gov.br.

*Acontecem hoje oficinas sobre técnicas de esculturas em aço, ministradas pela artista Marta Arruda, a partir das 16 horas, na Pinacoteca Universitária, da Ufal. Ela utiliza fios de aço e papel. As oficinas se repetirão às 4as e 6as feiras, até o final de agosto.

*A seleção masculina de futebol do Brasil decide seu futuro na Olímpiada 2016 hoje, às 22 horas, contra a Dinamarca. Para não depender de outros resultados para prosseguir nos Jogos, o time brasileiro terá de ganhar. E melhorar muito seu desempenho.

 

É assustador o surgimento de uma figura nefasta como Donald Trump nos Estados Unidos”
 Gustavo Muller
 Articulista do jornal “O Globo”