Flávio Gomes

9 de agosto de 2016

A carta de Dilma

Da jornalista Mary Zaidan: “Em meados de junho, Dilma Rousseff fez chegar à imprensa a decisão de divulgar uma carta aos brasileiros, a exemplo do que fizera o ex Lula, com sucesso, em 2002. Junho acabou sem a missiva. Veio julho, nada. Agosto chegou e a tal carta, que pretendia ser o instrumento decisivo de defesa da presidente afastada, se tornou símbolo da discórdia entre os poucos aliados que ela ainda tem. Entre ela e o PT, entre ela e a realidade… O ponto central – a convocação de plebiscito para novas eleições – foi publicamente rechaçado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que, melhor do que qualquer oposicionista, demonstrou o quanto a proposta é inviável e inexequível. Um acesso de sinceridade, no qual só faltou denunciar o oportunismo barato de falar de eleições-já para agradar a galera que não quer nem Dilma nem Temer. A insistência na ladainha do “golpe parlamentar” também desune. Há os que defendem o argumento como eixo da carta, outros o repudiam. Temem que sua utilização no plenário possa ferir o brio dos senadores. Dilma está só. Nas ruas, nem os poucos manifestantes arrebanhados por movimentos de esquerda – foram cerca de 300 na praia de Copacabana na sexta-feira, dia da abertura dos Jogos Olímpicos – conseguem defendê-la. Não se vê um ‘fica Dilma’. Ninguém reivindica a permanência dela no Planalto. Só o ‘fora Temer’ os une…”

Cidadania

A Central Já do Shopping Maceió ampliará suas instalações e também seus serviços, revela Christian Teixeira, secretário estadual do Planejamento e da Gestão Pública. “Nossa intenção é oferecer, com conforto e eficiência, o máximo de serviços ao cidadão, inclusive emissão de passaporte”, diz ele.

“Pesquisas”

A campanha oficial está apenas se iniciando e começam a ser divulgadas as pesquisas sobre a viabilidade das candidaturas, especialmente de prefeito. O problema é que nem todas essas pesquisas são confiáveis. A divulgação delas serve mesmo é para induzir o eleitor, que tende a votar em quem tem mais chances.

Agenda

A Associação dos Municípios Alagoanos realiza hoje, no auditório da entidade, o 1º Ciclo de Palestras sobre Final de Mandato, com a participação dos órgãos de controle. O evento está programado para ocorrer das 8 às 17 horas e se destina a prefeitos, assessores, advogados, secretários de Finanças e de Administração.

Mais um

Marcelo Victor (PSD) é outro deputado estadual a disputar a eleição municipal: será candidato a prefeito de Rio Largo. Além dele haviam sido anunciados Tarcizo Freire (PP) e Ricardo Nezinho (PMDB), em Arapiraca, e Inácio Loiola (PSB), em Piranhas. Galba Novaes Filho será vice prefeito de Cícero Almeida, em Maceió.

Exceção

Em São Luiz do Quitunde, um caso raro na política atual: Júnior Pedro, candidato a prefeito do PSDB, terá o apoio do PT. O que afeta o discurso do deputado federal Paulão, candidato a prefeito pelo PT em Maceió, de não querer aliança com partidos que defendem o impeachment de Dilma Rousseff.

Em família

Maristela Dias, candidata à Prefeitura de Piranhas, não se contenta apenas em assumir o comando do município. Deseja também eleger  em sua coligação de vereadores os filhos Josimar e Meire. Como se fala no interior, pretende “abarcar o mundo”, ou seja, quer a Prefeitura e ainda a garantia de fidelidade na Câmara. 

Opinião

Kennedy Alencar, sobre Dilma: “Com a reeleição, ignorou o partido e levou para ministros palacianos políticos com os quais tinha amizade e se afastou ainda mais da legenda. Diante do provável e iminente impeachment, a presidente faz uma ação preventiva para preservar a sua biografia e deixar a conta da corrupção para o PT.”

 

*Do juiz federal Sérgio Moro, em depoimento no Congresso Nacional: “O foro privilegiado fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais. Acho que não existe muita razão sobre foro privilegiado.”

* O historiador Geraldo Majella lança hoje um novo livro: “Panorama Cultural de Maceió”, com prefácio do poeta Lêdo Ivo e ilustrado com fotografias históricas, algumas inéditas. Na pizzaria Armazém Guimarães, a partir das 19 horas.

*A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas reúne hoje a imprensa para divulgação da campanha McDia Feliz 2016, realizada pelo Instituto Ronald McDonald. Às 10 horas, no auditório da Apala, na sede da entidade.

*Professores do Centro de Educação e da Faculdade de Serviço Social da Ufal serão palestrantes no 1º Seminário Maceioense de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Hoje, 10 horas, no Campus A. C. Simões.

* A 2a edição do Chef Garden Gourmet acontece até domingo, 14, em cozinha experimental instalada no Arapiraca Garden Shopping. O evento se propõe a reunir clientes com chefs de cozinha, em parceria com o Senac . Contato: 3482-0500.

*O CRB perdeu de 4×3 do Sete de Setembro, domingo, no Trapichão, mas conquistou o titulo de Campeão Alagoano Sub 20 de 2016 pelo saldo de gols, pois venceu o primeiro jogo por 2×0. Os dois clubes estarão, em 2017, na Copa São Paulo de Júniores.

*Ainda no domingo passado, o ASA venceu o Salgueiro por 1×0, no interior pernambucano, e voltou ao G4 da Série C do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 17 horas, o clube alagoano enfrentará o River, em Teresina.

 

“A melancia que eu quiser aqui, eu vou colocar”

Hélio José

Senador do PMDB/DF, ao dizer nomeia quem ele quiser para a Secretaria de Patrimônio da União do Distrito Federal