Flávio Gomes

3 de agosto de 2016

Dilma está de saída

Do advogado Raphael Miranda, em “O Globo”: “… Dilma apostou todas as fichas numa recuperação relativamente rápida da economia mundial. Decidiu gastar o necessário para atravessar esse desfiladeiro que supunha curto, e emergir lá adiante com a economia, a popularidade e a força política em alta. Além de gastar o que fosse preciso, decidiu também esconder a realidade. Algo como curar o paciente sem este nem ficar sabendo que estava doente. Deu errado. A crise mundial é mais longa do que previam os otimistas. Nossa principal fonte de receitas, as commodities estão em baixa, e a má produtividade da nossa economia impede uma recuperação mais rápida pelo lado das exportações. Em resumo, a bonança não veio, e a realidade apresenta sua fatura cruel. Antes de se recuperar, o Brasil quebrou. Diante disso, a sociedade percebeu ter sido vítima de um estelionato eleitoral. A popularidade da mandatária foi ao solo… Aí seus adversários sentiram a oportunidade de interromper a hegemonia do PT. Assim é a política. Ao fim e ao cabo, é uma atividade regida pela correlação de forças. Dilma Rousseff está sendo removida da cadeira para a qual foi eleita porque não conseguiu cumprir as funções exigidas de um presidente da República. Não conseguiu mais governar…”

Expectativa

Ricardo Mota, no site Cada Minuto: “O senador Fernando Collor está dando todos os sinais de que deverá ser mesmo candidato a prefeito de Maceió. Até mesmo dentro do Palácio República dos Palmares, o tema dominante é a possibilidade de o ex-presidente anunciar, já esta semana, a substituição de Paulo Memória na cabeça de chapa do chamado G8, o grupo de partidos nanicos que vai disputar a eleição na capital.”

Confronto 

 

Afirmação preocupante de Renan Filho: “Mantidas as condições do momento, acho que Alagoas tem condições de pagar até o final do ano”. Para Rilda Alves, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado, a declaração do governador “é uma tentativa de coagir e de se fazer terrorismo com os servidores”.

 

 Reaproximação

 

A campanha de reeleição do prefeito Rui Palmeira proporcionou um interessante fato político: a participação, de novo, do ex-governador Téo Vilela e do deputado federal Ronaldo Lessa num mesmo palanque. Amigos de juventude, foram aliados políticos em algumas eleições e em 2008 romperam até a amizade.

Mineirice

 

Rogério Teófilo se manteve calado por muito tempo, durante a fase de pré-campanha, mas terminou fechando acordos que, aparentemente, tornam forte sua candidatura a prefeito de Arapiraca. O melhor, em seu favor, é que a ampla aliança de partidos surge como fato novo, nos dois meses que restam para a eleição.

 

Simplicidade

 

Ricardo Araújo Santa Ritta tomou posse ontem, sem festas, como estava previsto, no cargo de Secretário Nacional de Irrigação, um dos mais importantes do Ministério da Integração Nacional. Seu pai, Ricardo Santa Ritta, é secretário geral do PMDB/AL. É mais uma indicação do senador Renan Calheiros.

 

E aí?

Por meio de nota, a SMCCU diz que não tem nada a ver com o “paredão” de som que se instalou, domingo, na Avenida Sílvio Viana, a “Rua Fechada”, pois a autorização foi dada para 30 de agosto, e apenas por uma hora. Mas faltou dizer porque a fiscalização deixou o equipamento ter acesso ao espaço de lazer.

Opinião

Do juiz Sérgio Moro, sobre projeto que propõe punir abuso de autoridade: “A redação atual da lei, na forma que está colocada, sugere a possibilidade da sua utilização para intimidação de juízes, procuradores e autoridades policiais, não por praticarem abusos, mas por cumprirem seu dever com independência em processos envolvendo figuras poderosas”.

 

 

 

*Conforme previsto no decreto publicado em abril, os servidores da Prefeitura de Maceió têm até hoje entregar a documentação para o recadastramento instituído pelo município. Caso contrário, terá o pagamento suspenso na folha de agosto.

 

*Os proprietários de veículos que estão com o IPVA de 2011 a 2015 atrasado podem regularizar o pagamento até o dia 31 de agosto. O novo prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal foi concedido pela Secretaria de Estado da Fazenda.

*O Programa Sesc de Criação Literária promove, de 8 a 12 de agosto, o curso “Da Ideia ao Livro”, com André Vianco, na unidade Sesc Poço. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje, às 18 horas, no link goo.gl/forms/ 93962xC0bRcdgdTn1. 

 

* O Memorial à República, equipamento da secretaria estadual da Cultura, recebe, de hoje ao dia 18 de agosto, a exposição “O Encanto da Mulher Negra”, da artista plástica Elisa Sarmento, com nove obras que retratam a mulher negra das mais diversas formas.

* A Banda Barba de Gato lança o CD “Envelhecido em Barril de Carvalho”,  durante mais uma apresentação do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, que acontece a partir das 19 horas de hoje, no palco do Deodoro. É a 17ª edição do projeto.

 

* A comédia “Árido Movie” abre hoje, ao meio-dia, o projeto “Cine Misa”, que irá exibir, semanalmente, filmes e documentários de produtores brasileiros, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, na Praça Dois Leões, no bairro de Jaraguá

* O torcedor do CRB só verá seu clube em ação, pelo Brasileiro da Série B, no dia 20 de agosto, contra o Londrina, em Maceió. Já a torcida do CSA verá seu time mais cedo em campo: dia 14, no primeiro jogo contra o Altos, do Piauí, pela Série D.

 

 

“Afinal, de que vive este ladrão?”

 

Eunício Oliveira

 

Senador do PMDB/CE, sobre o ex-governador e ex-senador Ciro Gomes, a quem acusa de responder a 138 processos e não ter ocupação definida