Roberto Baia

30 de julho de 2016

Canapi

O juiz, João Dirceu Soares Moraes, da Comarca de Mata Grande, determinou o afastamento, pelo prazo de 180 dias, do prefeito de Canapi, Celso Luiz Tenório Brandão, acusado de desviar quase R$ 11 milhões dos cofres públicos da cidade. Celso Luiz também teve todos os bens em seu nome declarados indisponíveis.

 

Mais afastados

O prefeito, agora afastado, foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento na sede da Polícia Federal, na manhã de ontem, sexta-feira (29), durante uma operação integrada entre o GECOC e a Polícia Federal. O Juiz também determinou o afastamento dos servidores Carlos Alberto dos Anjos Silva, Jorge Valença Alves Neto, Chaplin Iachdneh Varejão Pascoal de Oliveira e Francisco Barbosa da Silva. Os quatro, além da servidora Lucileide Canuto dos Anjos Silva. Os servidores também tiveram os bens declarados indisponíveis.

 

Defesa

A defesa do prefeito de Canapi, Celso Luiz, classificou como açodada a condução coercitiva do gestor para prestar esclarecimentos. Mesmo afirmando não ter tido acesso a todo conteúdo da denúncia, o advogado do caso, Luiz Medeiros, alega que seu cliente jamais se negou a prestar esclarecimentos à polícia ou à justiça. A defesa do gestor assegura que todos os recursos foram aplicados de forma correta e que não houve transferência ilegal de verbas. Sobre a participação do prefeito no esquema, o advogado avalia que “é preciso acabar com essa ideia de que o prefeito sabe tudo”. Para o advogado, Celso Luiz não estaria a par de nenhum esquema fraudulento envolvendo servidores públicos em Canapi.

 

Chapas formadas

Já foram definidas todas as chapas políticas de Arapiraca. O deputado Tarcizo  Freire apresentou nesta sexta-feira (29) durante uma convenção o nome de seu candidato a vice-prefeito. O escolhido da chapa foi o ex-vereador Cleber Torres, do Partido Solidariedade. Torres já foi secretário do município e traz para chapa alguns apoios importantes. Tarcizo Freire conta com o apoio do senador Benedito de Lira e do Ministro dos Transportes, Maurício Quintela.

 

Chapas formadas 2

O ex-deputado federal Rogério Teófilo (PSDB) já anunciou sobre sua condição de pré-candidato a prefeito de Arapiraca ao lado da pré-candidata a vice, vereadora Fabiana Pessoa (PRB). A candidatura de Rogério Teófilo tem os seguintes apoios do ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho e do deputado Estadual Rodrigo Cunha. A da situação definiu uma chapa puro sangue, com os nomes de Ricardo Nezinho e Yale Fernandes.

 

Falsa acusação

Um agricultor de Palmeira dos Índios suspeito de realizar “tocaias” em frente a casa de uma blogueira da cidade, resolveu falar para se defender das acusações feitas em redes sociais. Davi da Silva Rodrigues, 33 anos, ainda trabalhava na roça quando foi informado por policiais que precisaria ser ouvido na delegacia da cidade. “Sou um simples trabalhador. Parei minha moto para atender uma ligação telefônica. Não é por que minhas roupas são simples e meu semblante sofrido de um trabalhador do campo que devo ser visto como bandido”, explicou o morador do Sítio Bem-te-vi, zona rural de Palmeira dos Índios. 

 

Confusão

Em sua rede social, a jornalista Graziele Duarte publicou oframe de um vídeo, filmado por dois amigos. Segundo ela, o homem estava com uma moto sem placa, de cócoras e encostado no muro, enquanto que o veículo estava do outro lado da rua. A informação de que havia um homem suspeito nas proximidades da casa da jornalista também foi compartilhada pela desembargadora Elisabeth Carvalho, que solicitava o apoio da secretária adjunta da Segurança Pública, Luci Mônica.

 

Texte de hepatite

O Rotary Club de Arapiraca, com o apoio do Hospital Regional Nossa Senhora do Conselho estará realizando em Arapiraca a campanha nacional de combate à hepatite C, promovida pela ABPH-Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite. A campanha realizará um evento com teste rápido e gratuito. Para fazer o texte basta comparecer ao Hospital Regional Nossa Senhora do Conselho, no próximo dia 02, a partir das 8

horas.

 

Viçosa

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) decidiu manter o afastamento do prefeito do município Viçosa, Flaubert Filho que é acusado de improbidade administrativa. Flaubert Filho entrou com um agravo de instrumento com o intuito de reformar a decisão do processo de ação, no dia 22 de junho, mas teve o pedido negado na última quarta-feira.

 

 

 

 

 

Afastado mais uma vez

 

Segundo o promotor, Anderson Cláudio Barbosa, Flaubert cometeu ato de improbidade ao autorizar a compra de materiais de construção sem o devido processo licitatório, gerando o triplo de valor autorizado por lei para dispensa de compras. Flaubert Filho já está afastado do cargo por causa de outras ações de improbidade. A defesa do prefeito tem o prazo de 10 dias para prestar as informações que entender necessárias sobre o andamento do processo. 

 

… Na próxima semana, a Prefeitura de Arapiraca realizará a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Os eventos ocorrerão em vários locais e contará com o trabalho de técnicos da Secretaria de Saúde e de órgãos que apoiam o evento.

 

… A abertura do evento será no auditório do CRIA, em Arapiraca, a partir das 8 horas da manhã, nesta segunda-feira (01). O evento continuará nos seguintes locais: UBS da Boa Vista, SESC (voltado para Grupo de Gestantes), Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Espaço Nascer, Associação dos Idosos e Arapiraca Garden Shopping.

 

… A 11ª Edição do Cine Sesi Cultural em Alagoas segue para Coruripe e Coité do Nóia, com exibições de cinema ao ar livre desta sexta-feira (29) até do domingo (31). As sessões gratuitas em Coruripe serão em frente ao Clube do Povo e as exibições em Coité do Nóia serão na Praça Padre Cícero.