Edmilson Teixeira

29 de julho de 2016

Estrela de Alagoas, eleição 2016

A pré-candidata Geralda Ferro (PMDB) trouxe para seu bloco político, o PPS e PSDB, a fim de disputar mais uma vez a eleição de Estrela de Alagoas, contra o atual prefeito Arlindo Garrote (PP). É que na próxima terça-feira, a candidata oficializa a sua candidatura, durante convenção que acontece no período da tarde na Escola Luiz Duarte. Acredita que agora será a sua vez.  Na primeira semana do ano de 2013, na condição de 2ª colocada na eleição de 2012, Geralda Ferro chegou  passar uma semana como prefeita, por conta do afastamento de Arlindo, acusado de cometer crime eleitoral…

 

Estrela de Alagoas – reviravolta

 …mas, uma semana depois de ter o mandato cassado pela juíza da 10ª Zona Eleitoral, Isabelle Coutinho Dantas, o prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP) voltou ao cargo. Isso foi no dia 11 de dezembro de 2013, quando o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) Alexandre Lenine concedeu efeito suspensivo à decisão da juíza de 1º grau e por meio de liminar concedida na ação cautelar determinou a volta de Arlindo Garrote ao cargo.

 

Capela

 Será na quinta-feira da semana que vem a convenção partidária do PMDB de Capela. O ex-prefeito Adelminho Calheiros é quem encabeçará a chapa, onde segundo informações, terá como seu vice, a candidata Eliane Lucena, por indicação do deputado Sérgio Toledo (PSC). A convenção do PSDB será amanhã, partido que aposta na reeleição do prefeito Eustaquinho Moreira.

 

Pilar – correção

 

Em contato ontem conosco, o prefeito do Pilar, Carlos Alberto Canuto (PMDB) confirmou que o nome de seu vice para compor a chapa que vai para a reeleição, realmente é o de Edberto Omena, mas não o pai, como  foi citado nesta coluna; e sim o Edberto Omena Filho. A convenção vai ser domingo num ginásio de esporte que fica na parte alta da cidade.

 

Santa Luzia do Norte

 

O ex-prefeito Deraldo Lima comemorou ontem, junto com toda a família, a união política formada entre a ex-prefeita Fátima Barros (PMDB) que é sua filha, com o empresário Márcio Lima (PP), onde ela será a vice da chapa majoritária encabeçada por Márcio. A junção do PMDB com o PP  foi fruto de uma articulação do presidente do Senado, Renan Calheiros. “O importante de tudo isso, é que essa chapa é formada por gente da nossa própria terra” disse Deraldo.  

 

Orientações

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE),  realiza na próxima segunda-feira, a partir das 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Pinheiro, o Seminário sobre Recomendações para o Encerramento da Gestão Municipal na Saúde. O objetivo é orientar os secretários de Saúde e seus técnicos sobre o fechamento das contas do exercício 2016.

 

 

 

 

Agreste – lixo

 

Central de Resíduos do Agreste inicia obras no valor de R$ 14 milhões para atender cerca de 20 cidades da região. Investimento é fruto de PPP entre municípios e a empresa Alagoas Ambiental. Em Alagoas, apenas Maceió conseguiu construir e fazer funcionar seu aterro sanitário. Por meio de consórcio, um aterro sanitário foi construído em Olho D’agua das Flores, mas ainda não se encontra plenamente  funcionando. Em Arapiraca, o aterro sanitário construído virou um lixão, e já não atende mais a população do município de forma adequada.

 

Agreste – mapa

 

 

 

 

No Agreste alagoano, as cidades já contam os dias para fazer parte da estatística de municípios que respeitam e cumprem a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Isso porque teve início no mês de junho a construção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada entre Arapiraca e Craíbas. Com 81 hectares e um investimento inicial de R$ 14 milhões, a CTR Agreste é resultado de uma parceria público privada, entre o consórcio do Agreste (Conagreste) e a empresa Alagoas Ambiental.

 

 

 

 

Agreste- Pilar  

 

 

 

 

“A CTR Agreste, assim como a Metropolitana, que já está em funcionamento no município de Pilar, conta com uma tecnologia avançada e operações técnicas, isso garante a manutenção e durabilidade do empreendimento, que tem uma vida útil de 20 anos. A adequação desses municípios à Política Nacional de Resíduos é a garantia de uma qualidade de vida maior da população, do bem-estar e da conscientização ambiental”, destacou Keylle Lima, executivo do Grupo Alagoas Ambiental.

 

 

 

 

Penedo

 

 

 

 

 

 

 

Pela primeira vez na história, Alagoas terá um representante na diretoria da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM). Diego Fonseca, procurador do município de Penedo, assumiu ontem à noite, a Diretoria Social do órgão. A instituição foi fundada em 1998 e existe para defender os interesses e prerrogativas profissionais dos procuradores municipais, em todas as cidades brasileiras, reafirmando a sua importância para a administração pública e, sobretudo, para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

 

 

 

 

Penedo – origem

 

 

 

 

Natural de Maceió, Diego é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, em 2012, após um concurso público, assumiu a procuradoria do município de Penedo. Desde 2014, é presidente da Associação dos Procuradores de Municípios do Estado de Alagoas (Apromal). Para ele, o fortalecimento do setor público é prioridade. “Acredito na importância da advocacia pública municipal para o desenvolvimento e fortalecimento da gestão pública e os interesses da sociedade”, disse.

 

 

 

 

São José da Laje

 

Ontem mais uma unidade do serviço Juceal Express foi inaugurada ampliando para dezessete os pontos de atendimento da Junta Comercial no interior do Estado. Foi em São José da Laje, cidade que passa a contar com o serviço que permite a entrada de processos de abertura, alteração e baixa empresarial. O órgão já atua em Pão de Açúcar, Arapiraca, Porto Calvo, Messias, Atalaia, Maragogi, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Coruripe, Campo Alegre, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha e São José da Tapera.

 

Cacimbinhas

 

Em sua página do facebook o candidato a prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (PMDB) comentou sobre a convenção de seu partido ocorrida no último domingo.  “Tive com muita honra, meu nome indicado para concorrer às eleições como candidato a prefeito e tendo como vice, Victor Amorim (PDT)! A responsabilidade é muito grande, principalmente neste momento em que forças políticas se unem, deixando de lado suas diferenças pessoais e colocando em primeiro lugar os interesses do município!”.  A união entre essas duas famílias veio acontecer depois de 16 anos de uma profunda rivalidade política.