Blog do Dresch

29 de julho de 2016

Apostando na mobilidade urbana

                   Bastante otimista com a obra do Eixo Quartel, cuja autorização para o início das obras foi assinada ontem pelo governador Renan Filho, o secretário Mosart Amaral, do Transporte e Desenvolvimento Urbano, disse que a obra reflete o interesse da gestão pública em promover a qualidade da mobilidade urbana da capital. “Essa obra vai desafogar o trânsito da Avenida Fernandes Lima, facilitando o deslocamento de quem circula entre a parte alta da cidade e o centro e a zona litorânea” afirmou Amaral. O Eixo terá seis quilômetros de extensão, com início na rua Marieta Lages, no Farol, até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta de Lurdes.

Mobilidade urbana 2

                   Além do Eixo Quartel, assim denominado porque passa em área do quartel do Exército (adquirida pelo Governo por R$ 3 milhões, parcelados) também terá início nos próximos dias o Eixo Cepa, no outro lado da Fernandes Lima, com o mesmo objetivo de desafogar o trânsito e a interligação entre a parte alta e baixa da cidade. Os dois eixos viários terão o formato de binários- duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário- possibilitando a otimização do trânsito na área e trazendo mais tranquilidade aos motoristas que dependem, hoje, exclusivamente da Fernandes Lima, explica Mosart Amaral.

Uma geração de microcéfalos

                   Os números são surpreendentes, para uma doença que sequer incomodava as autoridades da área da saúde no Brasil. Foram confirmados 1.749 casos de microcefalia no país, enquanto que 3.062 estão sob suspeição. Os dados incluem também as alterações no sistema nervoso sugestivas de infecção congênita. Até Junho 1.638 casos haviam sido confirmados. Desde o início das investigações, em outubro do ano passado, 8.703 foram notificados junto ao Ministério da Saúde, mas 3.892 foram descartados porque os exames deram resultado normal, ou por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causas não infecciosas. Os casos foram identificados em mais de 609 municípios de todo o país. Ainda segundo Ministério da Saúde, o vírus Zika começou a circular no país em 2014, mas as notificações começaram no ano passado. O vírus provoca sintomas semelhantes aos da dengue e da febre chikungunya, só que mais leves. Em Novembro o Ministério confirmou que gestantes infectadas com o vírus podem gerar crianças com microcefalia e também com a Síndrome de Guillain-Barré. A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

 

Turquia faz caça ás bruxas

                   O governo da Turquia, sob o argumento de ter conseguido impedir um golpe de estado, ampliou a perseguição a oposição, chegando agora aos veículos de comunicação. O presidente Recep Erdogan anunciou o fechamento de 45 jornais, 23 rádios e 16 TVs (um total de 131 veículos), além de emitir uma ordem de prisão contra 47 jornalistas. Desde que o governo conseguiu sufocar a tentativa de golpe já foram presas mais de 15 mil pessoas, além de um amplo expurgo nas Forças Armadas. Entre os presos desta quarta-feira, está o respeitado colunista e cientista político Sahin Alpay, preso em casa, de manhã cedo.

Turquia faz caça ás bruxas 2

                   O presidente Erdogan permanece acusando o clérigo Fethullah Güllen, autoexilado nos Estados Unidos, de criar um estado paralelo e instigar o golpe de estado. Güllen nega o envolvimento no golpe, Nesta quarta, mais 1.684 militares foram exonerados e presos. No total foram detidos mais de 60 mil militares, juízes, policiais, professores e jornalistas acusados de ligação com Güllen. Alpay e os outros comunicadores foram detidos acusados de participarem de organização terrorista e na “tentativa de dissolver o governo da república turca”.

Financiamentos mais altos

                Os mutuários da Caixa Econômica Federal já podem financiar imóveis de até R$ 3 milhões, o dobro do valor que vinha sendo financiado. A mudança afeta somente operações vinculadas ao Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) que garante o financiamento de imóveis mais caros, sem o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A cota para financiamentos de imóveis usados subiu de 60% para 70%. As alterações não afetam as operações do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) que usa o dinheiro da poupança e do FGTS.

Financiamentos mais altos 2

              A mudança das regras de financiamento habitacional pela Caixa, permitindo a compra de imóveis mais caros, é uma tentativa de reaquecer o mercado imobiliário, bastante afetado pela crise econômica do país. As entidades do setor imobiliário consideraram a ideia muito bem vinda, mesmo voltada para uma fatia mais restrita. A decisão da CEF também agradou ao segmento da construção civil, que apoia o financiamento porque movimenta o setor e injeta novos recursos no mercado imobiliário em geral.

 

  • A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) em conjunto com a Superintendência Federal da Agricultura e a Vigilância Sanitária Municipal, pretende intensificar as operações de combate a produtos clandestinos de origem animal.
  • As operações foram sugeridas pelo Ministério da Agricultura, e têm como alvo os estabelecimentos de revenda de produtos de origem animal como leite e seus derivados, mel e outros.
  • O objetivo é identificar falsificações e produtos sem o controle de origem, que podem colocar em risco a saúde dos consumidores.
  • Alguns produtos também podem apresentar falsificações do selo oficial do Serviço de Inspeção Estadual, especialmente em queijos do tipo coalho, minas, cottage, e ricota e outros.
  • Por enquanto o trabalho da fiscalização é de orientação aos comerciantes e de conscientização junto aos consumidores.