Edmilson Teixeira

28 de julho de 2016

Santa Luzia do Norte, eleição 2016

Em Santa Luzia do Norte, o senador Renan Calheiros (PMDB) conseguiu encaixar a ex-prefeita Fátima Barros (PMDB) numa chapa como vice, que tem como candidato principal o empresário Márcio Lima (PP). Márcio integrante do grupo político do senador Biu de Lira, vem há mais de um ano  trabalhando nos bastidores, no sentido de chegar forte a partir de agosto, a fim de vencer as eleições. Em 2012, Márcio foi adversário de Fátima, a então prefeita que não logrou êxito na sua reeleição ficando em 3º lugar, cujo pleito daquele ano foi vencido pelo petista João Pereira da Silva, com mais de 400 votos à frente de Márcio.

 

Santa Luzia do Norte – trocadilho

 O curioso é que Márcio Lima estava à frente do PMDB até os primeiros meses  deste ano, quando  foi surpreendido pelo senador Renan Calheiros, que entregou o partido a ex-prefeita Fátima Barros. Aí Márcio teve que recorrer ao adversário de Renan, o Biu de Lira, que lhe credenciou na presidência o PP da região. Mantendo-se sempre à frente das pesquisas, foi que Márcio Lima despertou  Renan Calheiros, que  humildemente lhe pediu para encaixar a Fátima como vice de sua chapa. “O importante para nós, é o PMDB participar do governo”, teria dito o senador, conforme revelação do pré-candidato Márcio, que neste domingo faz a convenção partidária, certamente com o espírito de alma lavada.  

 

Outros

 

As eleições deste ano em Santa Luzia do Norte, ainda reservam outras novidades. O atual prefeito João Pereira da Silva (PT) revelou a nossa reportagem, que somente na outra sexta-feira, dia 5, data em que finda o prazo para as convenções, é que vai anunciar se vai ou não para a sua reeleição. Seu desgosto se concentra na impopularidade de seu governo, razão que tem levado a ficar sempre nas últimas posições dos resultados das pesquisas de opinião pública. Outro pré-candidato que pinta na disputa é Maurício Lisboa, tido como um forasteiro que desembarcou na cidade recentemente, numa “nave” pilotada pelo deputado David Davino. E por último aparece o vereador Edson Mateus (PRB). Vamos esperar agora o fim das convenções, a fim de saber oficialmente que serão os verdadeiros caçadores de votos da histórica Santa Luzia do Norte.   

 

Porto Calvo

 

Pré-candidato a prefeito Antônio Carlos (PMN) e seu vice, Juvenal Veiga adotaram um jeito diferente de se comunicar com o eleitor. É o “Fala Porto Calvo” um modelo de campanha que funciona dentro de uma casa de eventos, a fim de interagir com o público, sobretudo ouvindo sugestões de projetos e medidas para resolverem os problemas que atormentam o dia a dia do povo portocalvense.  Na verdade a iniciativa acaba com os palanques tradicionais e põe o microfone na mão do cidadão, que tem a oportunidade de debater, discutir e opinar.  

 

Palmeira

 

Diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Palmeira dos Índios promove neste  sábado, das 09h ás 13h, no auditório do Colégio Estadual Humberto Mendes, a convenção partidária para oficializar a candidatura de Júlio Cezar (prefeito), vice-prefeito e candidatos a vereadores integrantes da frente de oposição.

 

 

 

 

Capela

 

O PSDB capelense faz sua convenção neste sábado, na Escola Abdon Gomes, das 8 às 17h, onde será anunciado oficialmente o nome de Eustaquinho Moreira como candidato a reeleição. O candidato evita anunciar seu vice de forma antecipada, mas o que se comenta na cidade, é que o empresário Fabinho que está montando uma indústria no município é quem ocupará o cargo.

 

Pilar – festa

 

PMDB e PSDB fazem convenções neste domingo na cidade do Pilar, onde respectivamente os pré-candidatos Carlos Alberto Canuto e Renatinho Resende vão oficializar seus nomes para a disputa municipal. Douglas Barros (PP) é outro pré-candidato, mas sua convenção somente ocorrerá na outra sexta-feira, data que termina o prazo das convenções.

 

Pilar – mapa

 

Por enquanto, somente o vice da chapa de Carlos Alberto Canuto ainda não foi anunciado, mas se fala muito no nome de Edberto Omena, irmão do vereador Afrânio Omena. O presidente da Câmara, vereador Léo Lopes será o vice de Renatinho e Acácio Sarafim, que atualmente é o vice-prefeito do município, será o vice da chapa de Douglas Barros. Esse é filho do ex-prefeito Oziel Barros.

 

Boca da Mata – novidade

 

O contabilista conhecido como Zé dos Santos tem conseguido apoio da população, a fim de disputar a Prefeitura e aposta suas fichas em seu plano de governo; lastreado na geração de emprego e renda e discutido planos com lideranças comunitárias, sobretudo das localidades mais carentes. Presidente municipal do  PEN – Partido Ecológico Nacional, conta ainda com PTC e SD que vão, no próximo domingo realizar convenção para aclamar seu nome  como candidato a prefeito.

 

 

 

 

Boca da Mata – aventura

Com pouca grana no bolso e sem nenhum apadrinhamento político, Zé dos Santos parece não se intimidar com o poder de fogo de seus prováveis adversários – o atual prefeito Gustavo Feijó, que vai para a reeleição, e o ex-prefeito José Maynart Tenório, que tenta disputar um terceiro mandato. “Temos trabalhado muito durante esse tempo, andando nas comunidades, ouvindo as pessoas, entendendo o que elas querem do poder público. Boca da Mata atravessa uma crise econômica sem precedentes e a população mais carente é quem mais sofre com isso, e por esse motivo o povo quer mudança”, declarou.