Roberto Baia

27 de julho de 2016

Bronca em Viçosa

A Polícia Federal baixou em Viçosa ontem, terça-feira (26) para apurar denúncias de compra de voto. De acordo com informações, o delegado da Polícia Federal em Alagoas, Polybio Brandão Rocha, foi até a cidade após denúncias populares encaminhadas ao promotor de Justiça de Viçosa, Anderson Cláudio Barbosa, constando um vídeo de da rede social WhatsApp onde um rapaz dizia que estava quitando a casa com o dinheiro entregue por correligionários do pré-candidato a prefeito, Davi Brandão.

  

Segredo de Justiça

O chefe da Operação, intitulada Niágara, cumpriu mandados de busca e apreensão, condução coercitiva e intimação e afirmou que a Polícia Federal já recebeu diversas denúncias de crimes eleitorais em cidades do interior de Alagoas. Segundo ele, as investigações estão sendo intensificadas para coibir esse tipo de crime, comum em ano de eleições. Mas que esta operação em específico está em segredo de Justiça. “Infelizmente, Alagoas ainda figura entre os estados com grande número de crimes eleitorais. Estamos atentos e vamos investigar todas as denúncias que recebermos”, afirmou o delegado Polybio Brandão Rocha.

 

Explicação

Em contato com uma jornalista da cidade, Alan Peixoto, assessor, do pré-candidato Davi Brandão, informou que a denúncia não cita o nome de Davi Brandão, que caso procurado pela PF o pré-candidato dará as devidas explicações, e que o grupo está com a consciência tranquila, visto que nenhum dos membros da equipe intitulada ‘DaViçosa’, trabalha com práticas ilícitas. “Jamais compraríamos voto. O trabalho de nossa coligação é limpo e voltado para o desenvolvimento de Viçosa”, disse o assessor.

 

 

 

 

Eletrobrás 1

A nova atualização cadastral promovida pela Eletrobrás Distribuição Alagoas começa hoje. A cidade escolhida para início dos trabalhos é Arapiraca. Os bairros Centro, Eldorado, Baixão, Olho d’Água dos Cazuzinhas e os Loteamentos Brisa do Lago e Lago Sul são os primeiros a receber as equipes da empresa. Em todo Estado, a empresa pretende recadastrar mais de 1 milhão de unidades consumidoras ligadas e desligadas, existentes na base cadastral, com previsão de término em abril de 2017.

 

 

Eletrobrás 2

 

Nas localidades, a Eletrobrás pretende visitar aproximadamente quatro mil unidades consumidoras, porém até o final do trabalho serão recadastradas mais de 84 mil clientes das classes residencial, comercial, industrial, poderes públicos e serviço público, localizadas nas áreas urbana e rural. Também será feito o cadastro de unidades consumidoras que estão fora do banco de dados da empresa.

 

Eletrobrás 3

 

O recadastramento pretende identificar também os clientes inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), com acesso aos programas sociais do Governo Federal e que não recebem o benefício da tarifa social de energia elétrica, por falta do cadastro. É bom lembrar que os recadastradores percorrerão as unidades consumidoras de porta em porta e estarão devidamente identificados com uniforme e crachá a serviço da Eletrobrás.

 

Esporte e inclusão

Ao participar da 3ª Copa Cidade de Arapiraca de Judô, que aconteceu no Ginásio Municipal João Paulo II, em Arapiraca, no último final de semana, o vereador e pré-candidato Moisés Machado (PDT) destacou o esporte como alternativa de inclusão social para crianças e jovens de Arapiraca. Com experiência em projetos esportivos, Moisés Machado destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Instituto Andrade de Judô.

 

 

Esporte e família

“Esse torneio de Judô é um incentivo muito importante para as crianças e adolescentes que participam do evento com os familiares e é isso que pretendemos fortalecer em Arapiraca com projetos esportivos de cunho social”, afirmou o pré-candidato, caso seja reeleito nas eleições deste ano.

 

 

Projetos sociais

O coordenador da 3ª Copa de Judô, professor Clebeson Andrade ressaltou a presença do vereador e pré-candidato Moisés Machado e reconheceu o trabalho dele na área esportiva com jovens do bairro Primavera e adjacências. “Ficamos agradecidos pela presença do vereador Moisés Machado em nosso evento e como pré-candidato sabemos que ele incluirá em seu programa de governo projetos sociais desenvolvendo a prática esportiva para consolidar a inclusão social para crianças e adolescentes que moram na periferia da nossa cidade”, reconheceu Clebeson Andrade.

 

Formando para o futuro

A 3ª Copa Cidade de Arapiraca de Judô contou também com a presença do presidente da Federação Alagoana de Judô (Faju), Milson Gama, do diretor Júlio Cabral e outros membros da federação. “Através do judô esses atletas passam a ter uma formação completa com a contribuição de psicólogos, médicos e outros profissionais que ensinam a eles sobre disciplina, hierarquia entre outros fatores que formam o cidadão e proporciona a inclusão social para todos”, destacou Milson Gama.

 

… Esgotado o prazo para a Prefeitura da Barra de Santo Antônio retirar a titulação de bens públicos com nomes de pessoas vivas, a Promotoria de Justiça do Município realizou, ontem, terça-feira (26), uma inspeção nos locais onde as irregularidades foram identificadas.

 

… No dia 5 de julho, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) deu 10 dias para a gestão municipal retirar a nomenclatura dos prédios e logradouros municipais que se encontra fora da lei.

 

… Segundo a recomendação da promotora de Justiça Lídia Malta Prata Lima, a retirada dos nomes pode ocorrer simultaneamente ao trâmite dos atos normativos encaminhados à Câmara de Vereadores, que darão nova titulação aos bens públicos.