Flávio Gomes

27 de julho de 2016

A hora da régua

Jornalista Helena Chagas: “Até agora, quebraram a cara todos os que apostaram num hipotético acordão para enterrar a Lava Jato. O que não quer dizer que a operação não esteja chegando perto do fim, pelo menos na modalidade Curitiba, e que não esteja se aproximando o momento de passar a régua e definir quem sai e quem fica na chapa quente – o que deve se dar em Brasília, no âmbito do STF. Ninguém espera que seja assada uma pizza no plenário do Supremo, que tem dado fortes sinais de seriedade na investigação. Mas não se imagina também que, a esta altura, depois de tantas cabeças importantes roladas e um monumental avanço no combate à corrupção, o furacão continue soprando tão forte. Já derrubou a presidente da República – que não está diretamente envolvida -, o presidente da Câmara, este sim atolado até o pescoço, e muitos estão a caminho do cadafalso. A idéia do final apocalíptico para a Lava Jato, com aquele cenário da destruição total de tudo e de todos – centenas de parlamentares citados, de praticamente todos os partidos – vai, porém, ficando mais remota…”

Argumento

Explicação da prefeita Célia Rocha, em nota, sobre a alienação, às pressas, a poucos dias da eleição, de imóveis da Prefeitura de Arapiraca: “… é de conhecimento da toda a sociedade que, se não houver as contrapartidas financeiras, os recursos não mais virão e ainda correremos o risco de devolver os que já foram liberados.”

Como foi

Dos 17 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Arapiraca, 12 compareceram  à sessão extraordinária convocada por Célia Rocha. Desses, 10 votaram autorizando a venda dos imóveis da prefeitura, como solicitou a prefeita. Apenas as vereadoras Aurélia Fernandes (PSB) e Fabiana Pessoa (PRB) votaram contra.

Prejuízo

A iniciativa de Célia Rocha de fazer dinheiro para a prefeitura é o assunto político mais comentado em Arapiraca. Com prejuízo à imagem da prefeita e, por conseqüência, à candidatura do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) a quem apoia para sucedê-la. Um desgaste forte, às vésperas das convenções partidárias.

“Tô fora”

O médico José Wanderley Neto descartou, em contato com o jornalista Ricardo Mota (portal Tudo na Hora), ser candidato a vice-prefeito na chapa de Cícero Almeida: “Não existe a mínima chance de isso vir a acontecer. Eu já disse ao Renan e ao próprio Almeida que ajudo no que for possível, mas nada de candidatura.

Cobrança

A Associação dos Municípios Alagoanos está engajada na campanha “Temer, atenda os municípios. Cadê o Pacto federativo?”, que visa atrair prefeitos e a população para a superação da crise fiscal, financeira e política. Presidente da AMA e segundo secretário da CNM, Marcelo Beltrão é um dos líderes do movimento.

Explicação

A SMTT esclarece que as rodovias estaduais e federais que cortam a área urbana de Maceió são todas municipalizadas e, por conta disso, ao transitarem por ela os veículos não precisam utilizar os faróis de luz baixa. Não se aplica, nesses casos, a Lei Federal no 13.290/2016, segundo Carlos Calheiros, diretor de trânsito.

Intenção

Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, sobre a criação de legislação trabalhista única para iniciativa privada e serviço público: “Entre os servidores públicos e os trabalhadores do regime celetista, hoje está muito fácil, porque o teto já está definido. Temos apenas é que ver como se atingir a aquisição do direito à aposentadoria.”

 

 

*Conselho Regional de Psicologia de Alagoas promove hoje, em Arapiraca, o I Simpósio de Prevenção ao Suicídio e Construção de Políticas Públicas, às 8 horas, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca. Contato: subsede@crp15.org.br.

*Arapiraca é o primeiro município do interior de Alagoas a receber o recadastramento da Eletrobras Distribuição Alagoas, que se inicia hoje. O objetivo é recadastrar cerca de 84 mil clientes das classes residencial, comercial, industrial e serviço público.

 

 

 

*O Museu Théo Brandão realiza, hoje e amanhã, a 2ª edição do Fórum Zumba, Théo, Djvan e Você. Hoje, às 17 horas, haverá palestra, sobre “O índio sertanejo: memória e identidade no semiárido alagoano”. O facilitador é José Moisés de Oliveira Silva.

*Daniel Maia é a atração de hoje do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, com o show “Forró de Primavera”, às 19 horas. Ingresso a R$ 20,00. São disponibilizados 50 ingressos, gratuitos, para estudantes da rede pública. Informações: 3315-5665.

* O prazo para pagamento da taxa de bombeiros em Maceió vai até a próxima 6ª feira, 29, mesmo para os boletos com vencimento em 31 de julho. É que o Documento de Arrecadação do Estado deve ser pago até o último dia útil do mês de vencimento.

 * Em novembro, a SMTT de Maceió participará do XIX Congreso Latinoamericano de Transporte Público Y Urbano (Clatpu), em Montevidéu, Uruguai. Tema: “Novas tecnologias, eficiência e sustentabilidade no transporte para benefício das cidades”

*CRB x Tupi, 6ª feira, 19h15m; CSA x Parnayba, domingo, 16 horas. Qual desses jogos levará mais torcida ao Trapichão? Está estabelecida a disputa entre as maiores torcidas de Alagoas para saber qual delas é a mais fiel ao seu clube.

 

“Ficarei conhecido por derrubar dois presidentes do Brasil”

Eduardo Cunha

Ex presidente da Câmara dos Deputados, que acatou o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, ameaçando agora Michel Temer