Flávio Gomes

26 de julho de 2016

Uma estranha no ninho

De Kennedy Alencar: “A relação entre Dilma e o PT não é boa. Ela não tem uma vida partidária real. No domingo, por exemplo, não foi ao lançamento da candidatura à reeleição do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A resposta de Dilma sobre a confissão do marqueteiro João Santana de que houve um pagamento de dívida de campanha de 2010 por meio de caixa 2 deve piorar a relação entre ela e o PT. Santana e a mulher dele, Monica Moura, responsabilizaram diretamente o então tesoureiro do PT, João Vaccari, pelo pagamento de caixa 2. Disseram que foi a única forma que o PT ofereceu para quitar a dívida. Dilma afirmou que, se teve caixa 2, ela não sabia. Jogou a culpa para auxiliares e o PT, mas, nos bastidores, apontou para o ex-tesoureiro do PT. Isso complica muito a vida de Vaccari, que está preso em Curitiba. João Santana, pelo papel de destaque nas campanhas petistas, produziu uma prova testemunhal de peso contra Vaccari, o que alimenta temores no PT de que ex-tesoureiro do partido faça delação premiada. A confissão de Santana e a resposta de Dilma tendem a aumentar o isolamento político de Vaccari. Até hoje, o PT sustentou que as doações eleitorais que recebeu foram todas legais e nunca representaram percentual de propina de contratos públicos. Se Vaccari admitir que legalizou propina de obras federais via doação eleitoral ou que intermediou pagamentos de caixa 2, será dinamite pura contra o PT e seus principais dirigentes políticos.”

Piorou

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, está fazendo uma gestão muito aquém das duas anteriores, tanto que teve de desistir da reeleição. Perto de concluir o mandato e a poucos dias da eleição, protagoniza um desgaste desnecessário, ao propor à Câmara Municipal a alienação de vários imóveis do município.

Hum…

O que enseja uma inevitável pergunta: que interesse Célia tem em vender imóveis do município para fazer dinheiro, justamente quando se inicia a campanha eleitoral? Há outro questionamento: qual a razão da urgência, ao ponto de a Câmara fazer uma sessão extraordinária? São suspeitas comprometedoras.

Questionamento

Rogério Teófilo, pré-candidato de oposição e presidente do PSDB local, questiona, em nota: “A medida, além de dilapidar o patrimônio público de Arapiraca, ainda sugere dúvidas de que a motivação seja mesmo a alegada pelo poder executivo”. Diz ainda que o projeto não especifica em que pode ser gasto o dinheiro.

Mais um

Também o Partido Progressista, do pré-candidato a prefeito Tarcizo Freire, emitiu nota repudiando o projeto de lei de iniciativa da prefeita Célia Rocha, “que propõe levar a leilão 17 terrenos de propriedade do povo de Arapiraca, sem justificativa plausível, a pouco menos de cinco meses do fim da atual gestão”.

 

Torrou

Revela Lauro Jardim, em “O Globo”, que o Palácio do Planalto teria queimado, de propósito, Marx Beltrão para Ministro do Turismo ao divulgar seu nome sabendo de processo contra ele, de falsidade ideológica. A razão: Michel Temer não queria nomeá-lo, mesmo indicado pelo senador Renan Calheiros.

Perdas

Além de Carlos Miranda, sepultado 5ª feira, na semana passada a imprensa alagoana perdeu outras duas figuras muito competentes e queridas: no sábado, foi sepultada, no Parque das Flores, a jornalista Ivone Santos, mulher do professor Douglas Apratto; no domingo, o jornalista e radialista José Machado, aos 67 anos.

Opinião

Do ex presidente Lula, para quem esta será a eleição municipal mais difícil que o PT já disputou em São Paulo: “Haddad cometeu o pecado de não fazer propaganda das coisas que ele fez. Se a gente não comunica ao povo nossos feitos, as pessoas não ficam sabendo das coisas extraordinárias que nós fazemos”.

 

*Jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Pesquisa sobre a prefeitura de Maceió levou euforia à turma do atual prefeito, Rui Palmeira (PSDB), que abriu vantagem de cinco pontos em relação a Ciço Almeida (PMDB), candidato de Renan Calheiros”.

* O TRE/AL realiza hoje o curso “Financiamento de Campanhas Eleitorais e Prestação de Contas nas Eleições de 2016 – Normas e Regulamentos”. No auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas, das 13 às 18 horas. Contato: www.tre-al.jus.br.

*A obra do Projeto de Drenagem da Orla de Maceió será vistoriada hoje, a partir das 9 horas, por representantes da Prefeitura de Maceió e da Braskem, empresa parceira no investimento. A Braskem doou mais de 7 mil metros de tubos de PVC.

*Visando superar a crise que atinge a construção civil e tem gerado desemprego, um grupo de profissionais procurou o Sindicato dos Engenheiros de Alagoas, pedindo ajuda para criação de uma cooperativa. Disneys Pinto, presidente do Senge, apoia a ideia.

*Repetiu-se domingo uma cena muito comum, principalmente nos finais de semana e feriados: motos circulando na ciclovia da orla de Ponta Verde, trecho da chamada Rua Fechada (Avenida Sílvio Viana). Como sempre, omissão total da fiscalização.

*O ASA fez valer a sua instabilidade e perdeu de 1×0 para o Confiança, domingo, em Aracaju, pela Série C do Brasileiro. O CSA se deu bem: foi ao Piauí, ganhou de 2×1 do Parnahyba e precisa só empatar, no próximo domingo, para prosseguir na Série D.

*Em Belém, o CRB chegou a fazer 2×0 no Paysandu, que não levava gol há 11 jogos, mas permitiu o empate, levando, como quase sempre, um gol no finalzinho do jogo. Há a considerar que o árbitro invalidou um gol legítimo do time alagoano.

 

“Quero acabar logo com essa agonia”

 Dilma Rousseff

 Presidente da República, sobre o seu processo de impeachment