Edmilson Teixeira

26 de julho de 2016

Mata Grande – eleição 2016

Dois pré-candidatos a prefeito de oposição do município sertanejo de Mata Grande estão se unindo, no sentido de lançar uma chapa única, a fim de concorrer às eleições de outubro próximo. Trata-se de Luiz Pedro (PMDB) e Jean Gomes (DEM). Os planos foram traçados domingo último, durante uma reunião entre os representantes partidários, onde também se fez presente o prefeito de Canapi, Celso Luiz, que é pai de Luiz Pedro.

 

Mata Grande – avaliação

  “Agora estamos mais fortes e unidos acima de tudo, para mudar o perfil de Mata Grande; principalmente por meio de projetos políticos que prometem sem sombra de dúvidas, alavancar o nosso desenvolvimento econômico e social”, disse o presidente municipal do DEM, Miguel Luna Gomes, acreditando que seu partido irá anunciar o nome de Jean Gomes para ser o vice da chapa.

 

Mata Grande – embate

 Se for concretizada a chapa formada por Luiz Pedro e Jean Gomes, o duelo eleitoral será contra a chapa da situação, composta pelo atual vice-prefeito, Erivaldo de Mandu (PP) que por meio da família Brandão, se uniu com o filho do ex-prefeito Fernando Lou, Franklin (PSB). O curioso é que Fernando Lou, em toda sua vida política sempre foi um ferrenho adversário do prefeito Jacob Brandão, o atual mandatário do município, que nessas últimas duas gestões seguiu fielmente as normas da família, sobretudo assegurando o poder manobrado pelo seu pai,  Hélio Brandão.

 

Boca da Mata

 

Próximo sábado o PMDB de Boca da Mata faz sua convenção, a fim de anunciar os nomes dos candidatos que vão disputar as eleições deste ano. O evento começa a partir das 8 da matina e se estende até as 17h, no Roda Moinho, tendo à frente o prefeito Gustavo Feijó, que selará seu compromisso oficialmente de ir para a reeleição. Na cidade predomina a incógnita se o ex-prefeito Zé Tenório tem ou não condições de disputar o pleito, face algumas pendências de prestação de contas de seu governo passado.  

 

São Miguel dos Campos

 

A Escola Digital, plataforma de busca com mais de 11 mil conteúdos pedagógicos digitais, fechou parceria com a Secretaria Municipal de Educação, quando na última sexta-feira, fez o lançamento da “Educação Digital”. Voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares, a ferramenta de conteúdo atende às atuais necessidades deste público no dia a dia, a partir de conteúdos que tornam o ensino mais dinâmico e inovador dentro e fora da sala de aula. 

 

Aniversário

Os 13 anos de existência da Academia Alagoana de Letras foram celebrados na última semana em Maceió no auditório da Sociedade de Medicina, numa festa que ficou tomada de convidados. “O escritor  Ernane Santana Santos abordou o tema: A Poesia e o Folclore Nordestino, onde foi bastante aplaudido. Na oportunidade empossamos como sócios honorários o escritor Antônio Santana Santos e o médico Israel de Mendonca Pinto. Houve ainda a entrega do Oscar da Cultura Alagoana, quando homenageamos a pintora e escritora Solange Lages Chalita; e um dos mais consagrados repentistas do Brasil, João de Lima foi quem abrilhantou a sessão solene”, comentou entusiasmado o presidente da AAL, Dr. Jorge Soares.

 

Fortalecimento -01

 

Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems); de instituições universitárias e da Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço (Cies), vinculada à Sesau, participaram, na última semana, no Memorial da República, em Jaraguá, de uma oficina sobre Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coaps), normatizado e regulado pelo Ministério da Saúde (MS).

 

Fortalecimento -02

 

A apoiadora do Ministério da Saúde Marina Weizemmann apresentou os passos necessários à construção do Coapes e o que os municípios precisam fazer para formalizar a permanência dos estudantes ou residentes dos cursos da área de saúde nas práticas acadêmicas, a exemplo de residência, estágio, visita técnica ou aula-prática. Para aderir ao Coapes o município precisa dispor de um preceptor que já trabalha na saúde pública para supervisionar o estágio não remunerado deste público.

 

Fortalecimento -03

 

O secretário geral do Cosems, Clodoaldo Ferreira ressaltou que, conforme apresentado pela apoiadora do MS, poucas unidades federativas no país estão com seus Coapes normatizados e oficializados. “Precisamos ainda continuar realizando outras oficinas e grupos de trabalhos para avançarmos e concluirmos o Coapes em âmbito regional e formatar um único estadual” reforçou.

 

Senador Rui Palmeira – ensino

 

Sábado o governador Renan Filho, esteve no município de Senador Rui Palmeira, onde foi anunciar a construção de uma  escola de ensino médio. Ele assinou ordem de serviço de uma escola de 12 salas, mais um ginásio, laboratório e um campo sintético de futebol. “Gestões anteriores tiveram o dinheiro federal para fazer a obra, porém não tinham projeto. Hoje, estamos fazendo dez escolas simultaneamente”, pontuou Renan Filho.

 

 

 

 

Senador Rui Palmeira – água 
Também no sábado lá em Senador, A Casal anunciou investimento na ordem de  R$ 350 mil na instalação de estação elevatória na Serra do Pirujé para aumentar a oferta de água nos municípios de Senador Rui Palmeira e Carneiros. A solenidade ainda trouxe a assinatura do termo de compromisso para aporte financeiro de R$ 50 mil para a execução da rede de abastecimento de água do Residencial Wilson Moura. 

 

Palmeira dos Índios

 

Moradores das comunidades Caraíbas Tortas, Lagoa Funda e Lagoa do Mato participaram neste sábado, 23, de mais uma Plenária Popular “Ouvindo Você” promovida pelo PSB e partidos aliados. Na ocasião, foram discutidos os principais problemas enfrentados em cada região e apresentadas propostas que farão parte do plano de governo da frente que apoia a pré-candidatura de Júlio Cezar (PSB).