Flávio Gomes

22 de julho de 2016

Renovação no PT?

Do jornalista Carlos Chagas: “A mais recente pesquisa da Datafolha, nesta semana, dá ao Lula a vitória no primeiro turno contra qualquer um dos outros possíveis candidatos presidenciais, em 2018. Não adianta brigar com a notícia, mesmo sabendo que no segundo turno o resultado poderá ser diferente, apesar da contradição. Tratou-se de um refrigério para os companheiros, que se encontravam no fundo do poço. A dois anos da eleição, não há certeza de nada, mas, pelo menos o ex-presidente está no páreo. O importante na tomada de opinião está nos demais concorrentes. Nem Aécio nem Alckmin e José Serra se destacam. A distância entre cada um deles e o primeiro companheiro é significativa, apesar de o segundo turno embolar o meio campo. Daqui até a decisão tudo poderá acontecer, mas a vantagem fica com o Lula, que há algum tempo vem dado sinais de pretender concorrer. Não pode ser tido como marginalizado, tanto faz a inclinação de quem se debruça sobre esses resultados… Claro que alterações de vulto fazem-se necessárias para o futuro imediato. Começam por ampla renovação no PT. Desmoralizado e exangue, o partido dificilmente aguentará o tranco de uma sucessão com seus atuais quadros. Tem gente sobrando, em termos de desgaste. Será preciso uma limpeza olímpica, fundamental mas incômoda para o Lula. Além da disposição de afastar a sombra da corrupção que vem de trás.”

 

Veto

A reação ao anúncio do nome do deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) para o Ministério do Turismo acabou fazendo o presidente Michel Temer mudar de ideia. Tudo a ver com questões internas do PMDB, somadas à restrição por uma pendência judicial. Tem sido assim no governo eventual de Temer.

 

Número um

Quem participou do encontro estadual do PMDB, na 2ª feira, saiu convencidos da força da candidatura do deputado federal Cícero Almeida a prefeito de Maceió. Foi ele a maior atração do evento, logo após o senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho. Eleger Almeida é prioridade do partido, pensando em 2018.

 

Confiança

O Democratas realiza hoje encontro estadual, no Hotel Jatiúca, com pré-candidatos a prefeito, vice e vereador, e outras lideranças. Presidente do DEM/AL, José Thomaz Nonô confia em bom desempenho na eleição: “Com uma proposta nova e apresentando um partido forte e coeso, vamos ampliar as nossas bases”.

 

Currículo

Cirydião Durval, uma das principais lideranças de Passo do Camaragibe, está sendo lançado a deputado estadual em 2018, pelo DEM. Em seu favor influem as boas gestões como interventor em Rio Largo e prefeito do Passo. E também como diretor da Difusora, quando pela primeira vez a rádio foi 1º lugar no Ibope.

 

 

Solidariedade

Vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa de forte efeito, o jornalista e radialista Carlos Miranda foi sepultado ontem. A família manteve o bazar programado para amanhã, das 8 às 12 horas, no Sesc Poço, para arrecadar recursos, pois o tratamento gerou muitas despesas, algumas ainda não pagas.

Sugestão

O engenheiro Geoberto Espírito Santo, leitor habitual desta Conjuntura, sugere que a Prefeitura de Maceió faça ampla campanha de divulgação para explicar que nas rodovias federais que cortam cidades é obrigatório que veículos circulem com os faróis acesos, inclusive de dia. “A indefinição gera multas”, adverte.

Opinião

Vladimir Aras, Procurador da República: “Para que o crime não compense, é preciso que os confiscos (de bens) sejam implantados no momento da condenação definitiva, evitando a prescrição. Quando há prescrição, não há condenação definitiva. Não havendo condenação definitiva, não pode haver o confisco”.

 

 

*Iniciam-se hoje, às 17 horas, e seguem até as 11 horas de 1º de agosto, as inscrições para professor substituto da Ufal, nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão. Há três vagas e formação de cadastro reserva. O salário pode chegar a R$ 5,143 mil, mais benefícios.

 

*Português, inglês, espanhol, francês e Língua Brasileira de Sinais (Libras) são cursos disponíveis no Projeto de Extensão Casa de Cultura no Campus, da Faculdade de Letras da Ufal. Inscrições só até hoje. Contato: inscricao.libras.ccc@gmail.com .

*Interessados têm somente até hoje para se inscrever no Edital Pauta Aberta, lançado pela Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural. O processo seletivo visa fornecer vagas no Centro Cultural Arte Pajuçara. Contato: 3221-2090.

 

*Batalha e Roteiro recebem de hoje a domingo, sempre a partir das 18 horas, a 11ª edição do Cine Sesi. As sessões, gratuitas, em Batalha serão na Praça da Matriz e as exibições em Roteiro serão na Praça Multieventos.

 

*A cantora Nara Cordeiro se apresenta hoje, às 21 horas, acompanhada do violonista Adriano, no restaurante Mesa de Bar, na Jatiúca. E amanhã, às 18 horas, no Clube Fênix, Nara e Robinho comandarão roda de choro, samba e bolero. Contato: 99166.5358.

*A cantora Nane Motta apresenta hoje o show “Minha Terra Mãe”, voz e violão, 22 horas, na Churrascaria Spettus Grill, Maceió, com repertório classificado por ela como de “música popular nordestina”. Ingresso a R$ 30,00. Informações: 99928- 3538.

 

*O comediante paraibano Zé Lezin estará hoje em Arapiraca, com o espetáculo de stand-up “Em ano de política o show é só Fuleragem”, satirizando a política brasileira. O show será no Ginásio João Paulo II. Ingressos: Acesso Vip e Drogavista. Contato: 99943- 0909.

 

“Michel Temer conseguiu dar estabilidade ao seu governo”

Elio Gaspari

Jornalista, sobre os 100 dias de interinidade do Presidente da República