Blog do Dresch

22 de julho de 2016

Plano de Oncologia é ampliado

                   Os hospitais do Açúcar e Universitário, através de seus gestores, assinaram esta semana sua adesão ao Plano Estadual de Oncologia, lançado oficialmente no último dia 7. O Plano atende a uma portaria do Ministério da Saúde, e é coordenado no estado pela Secretária Rozangela Wyszomirska, da Saúde. O plano estabelece a disponibilização de procedimentos a serem realizados pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons), e garantirá um atendimento mais humanizado e eficiente para os pacientes com câncer usuários do SUS em Alagoas.

Adesões ao Plano de Oncologia 2

                    O Plano garante ainda aos pacientes a realização de 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica. Com o Plano a saúde ganha mais qualidade pois ao garantir o diagnóstico da doença na rede de atenção básica, o paciente será encaminhado para um Cacon ou Unacon, explicou a secretária. O atendimento á oncologia em Alagoas terá, a partir de agora um incremento de R$ 19,5 milhões por ano, distribuído entre as unidades hospitalares de acordo com os serviços prestados e o cumprimento das metas estabelecidas.

Erro ou fraude jornalística?

                   O Instituto Datafolha admitiu que houve “imprecisão” na análise dos dados da pesquisa publicada no último Sábado, sobre a preferência dos brasileiros, se pela permanência de Michel Temer, ou pelo retorno à presidência de Dilma Rousseff. O Instituto foi questionado pelo site independente de notícias Intercept, que garante que houve “fraude jornalística” na divulgação do resultado. Os dados completos da pesquisa foram divulgados somente na quarta-feira. Para o Intercept “tornou-se evidente que, seja por desonestidade ou incompetência extrema, a Folha cometeu uma fraude jornalística. Apenas 3% dos entrevistados disseram que desejavam a realização de novas eleições, e apenas 4% disseram que não queriam nem Temer nem Dilma na presidência, porque nenhuma dessas opções de resposta encontrava-se disponível na pesquisa” diz o texto do site de notícias. O Datafolha reconheceu que qualquer análise desses dados que alegue que 50% dos brasileiros querem Temer como presidente seriam imprecisos, sem a informação de que as opções de resposta estavam limitadas a apenas duas. O Instituto também se eximiu da responsabilidade pela fraude jornalística, dizendo que foi o jornal Folha de São Paulo que estabeleceu as perguntas a serem feitas aos entrevistados e reconheceu “o aspecto enganoso na afirmação de que 3% dos brasileiros querem novas eleições, já que essa pergunta não foi feita aos entrevistados. Que coisa feia!

 

Assédio sexual na TV

                  Um dos principais dirigentes do canal de TV americano Fox News, Roger Ailes, deve deixar a emissora, após uma apresentadora ter lhe processado sob acusação de assédio sexual. A ação foi apresentada à Justiça americana por Gretchen Carlson. Ela disse que foi demitida por Ailes por ter recusado investidas dele e de um colega de bancada, Steve Doocy. Roger Ailes comanda a emissora desde a sua fundação, há 20 anos. É considerado o responsável por ter transformado a Fox no canal de notícias de maior audiência nos EUA e uma das principais fontes de renda da Fox.

Assédio sexual na TV 2

                   Após a denúncia da apresentadora, outras dez mulheres que trabalharam na emissora anteriormente, também revelaram que foram assediadas por Ailes, mas os casos foram abafados por colegas de profissão. Em sua defesa, Ailes disse que as acusações são falsas e que Gretchen agiu de forma retaliatória, porque a emissora não quis renovar seu contrato. “Este processo difamatório não é só ofensivo, mas completamente sem fundamento e será confrontado de forma vigorosa” afirmou. O bilionário Rupert Murdoch, dono da emissora contratou um escritório de advocacia para realizar uma investigação interna sobre as acusações de assédio.

2 meses para o Pokémon Go

                Febre nos países onde já foi lançado, o game móbile Pokémon Go pode demorar ainda dois meses para ser lançado no Brasil. A previsão é baseada no lançamento do Ingress, outro jogo da Niantic Labs, que também usa mapas do mundo real e que levou este tempo para ser lançado no mundo todo. Diretores da empresa desenvolvedora do game afirmaram que o jogo deve ser lançado em breve em mais de 200 países. A empresa está se esforçando para ampliar a capacidade dos servidores, para evitar problemas em algumas regiões. Em alguns países não se sabe se o jogo vai ser disponibilizado, porque o serviço de mapas do Google usado pelo aplicativo é bloqueado pelos governos por questões de segurança.

A fuga dos planos de saúde

                     Somente nos primeiros seis meses deste ano, os planos de saúde perderam 910 mil clientes, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em Dezembro do ano passado, os planos trabalhavam com 49.397 milhões de pessoas, enquanto que em Junho deste ano o número de usuários caiu para 48.487 milhões, representando uma queda de 1,84%. Nos últimos doze meses a fuga dos clientes dos planos chegou a 3,2% representando um total de 1,642 milhão. Em Junho de 2015 o número de beneficiários era de 50.129 milhões.

 

 

  • O governador Renan Filho estará à frente da edição sertaneja do Governo Presente, que acontece hoje e amanhã em dez municípios do chamado médio sertão.
  • O governo estabeleceu quatro “arenas da cidadania” onde as atividades serão desenvolvidas no atendimento à população: Santana do Ipanema (Escola estadual Maria Chagas de Assis), Poço das Trincheiras (Quadra de esportes prefeito Osman Medeiros), Pão de Açúcar (Escola estadual José Soares Pinto) e São José da Tapera (Escola estadual Lucílio Ribeiro).
  • Em cada arena o cidadão vai encontrar ações de saúde (vacinação, exames de glicemia, pressão arterial, IMC, dengue entre outros), de assistência social (cartão do idoso e vários outros encaminhamentos), emissão de RG, cadastro no SINE, Carteira de Trabalho, Programa Jovem Empreendedor e procedimentos para pessoas com deficiência física.
  • Também serão entregues a pequenos agricultores, alevinos de tilápia e pintos. Na Serra da Caiçara, em Maravilha, o governo entregará duas nascentes e outros sistemas de abastecimento simplificado.
  • Em Santana do Ipanema será entregue o recapeamento da AL-130 em seu trecho urbano e também reformas de unidades de ensino e quadras poliesportivas.