Flávio Gomes

20 de julho de 2016

Somos todos negros

Luís Olímpio Ferraz Melo, advogado e psicanalista: “Parece ser consenso entre os estudiosos da matéria de que a vida humana surgiu na África e de que há apenas uma espécie humana e a questão da cor da pele varia devido a um fenômeno de pigmentação que pode sofrer influências por diversos fatores. Os conflitos entre brancos e negros que se espalham nos EUA e pelo mundo preocupam a civilização, pois há evidências de existir uma manipulação para que se odeiem os negros, embora não haja qualquer motivo plausível… A palavra ‘racismo’, que significa a força de uma raça sobre outra, apareceu nos dicionários europeus somente em 1932, mas foi oficialmente abandonada pela Unesco, em 1950, que a substituiu por etnia. Com os avanços da ciência e após a proclamação do projeto do ‘Genoma Humano’, em 2000, ganhou força a hipótese de que existe somente uma espécie humana e não há mais razão para se falar em raças. Numa perspectiva psicanalítica, poder-se-ia dizer, com alguma segurança, que Sigmund Freud (1856-1939) denominaria de ‘recusa da realidade’ essa indiferença indevida que alguns fazem aos negros, pois somos todos originados da África e não se pode negar esse fato, assim como muitos quando ganham dinheiro e fama tentam negar suas origens humildes. Os oftalmologistas denominam esse conceito freudiano de ‘escotomização’ que, na edição de 1977, do ‘Dicionário Petit Robert’ definia: ‘Uma exclusão inconsciente de uma realidade externa ao campo da consciência’.”

Mais um 

A boa fase na relação do presidente do Congresso, Renan Calheiros, com o presidente da República, Michel Temer, resulta na indicação de outro alagoano para o ministério, agora do Turismo. Ex-prefeito de Coruripe por dois mandatos, o deputado federal Marx Beltrão é também respaldado pela bancada do PMDB.

 

Oportunidade 

Com a saída de Marx Beltrão, a Câmara dos Deputados passará a ter em seus quadros seu suplente imediato, médico Hemerson Casado, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica. Por iniciativa de Hemerson, já tramita na Câmara projeto propondo a criação de um polo biotecnológico e científico em Maceió.

Calendário

Hoje se inicia o prazo oficial para realização das convenções, se encerrando em cinco de agosto, visando as eleições deste ano para prefeito e vereador. Registros de candidatos devem ser feitos até 15 de julho. Começa, aí, a campanha eleitoral mais curta de todos os tempos no Brasil, de apenas 45 dias.

 

Saúde

A contratualização com o Hospital do Açúcar e com o Hospital Universitário Alberto Antunes, para implantação do Plano Estadual de Oncologia, será formalizada hoje, 11 horas, em ato na Secretaria de Saúde de Maceió. Serão subscritores o secretário José Thomaz Nonô e a secretária estadual de Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Agenda

Acontece hoje e amanhã, no Hotel Jatiúca, o 1º Seminário Sesi em Saúde e Segurança no Trabalho, com participação do presidente da CNI, Robson Andrade, e de Gustavo Nicolai, médico do trabalho especialista em desenvolvimento industrial. O objetivo é a prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho.

Recomendação

Não é recomendável passar, nem de carro, depois das 18 horas, em frente ao Mercado de Artesanato, na Levada. Os assaltos são uma constante. Pedestres são abordados diretamente. Já os carros, quando diminuem velocidade por causa dos trilhos do trem, são interceptados e têm motoristas e passageiros rendidos.

Opinião

Roberto Freire, deputado federal (SP) e presidente nacional do PPS: “A eleição de um presidente da Câmara que resgata a autoridade moral do cargo é um passo importante para o país continuar no rumo certo. Depois de tantos anos de irresponsabilidade e desmantelo, ninguém interromperá a marcha da sensatez que nos levará adiante.”

 

 

 

*As eleições para a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas foram iniciadas ontem e se encerram amanhã. Em Alagoas, o pleito será hoje, das 8 às 17 horas. Na Chapa 1 estão os alagoanos Audálio Dantas, Valdice Gomes e Flávio Peixoto.

*O Programa de Incentivo à Cultura Literária apresenta hoje cinco novas obras de poetas alagoanos. Os exemplares serão apresentados aos autores e à sociedade no auditório da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, às 11 horas. Informações: 3315.8303.

*A Liga Acadêmica de Filosofia da Ufal exibe hoje, 17 horas, o filme “Para sempre Alice”. Em seguida haverá uma mesa-redonda mediada pela professora Adriana Ximenes. O evento, gratuito, será na sala 19 do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

*A cantora e compositora Marisa Monte será homenageada no projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, hoje, 19 horas, no Teatro Deodoro. O show “Elas Cantam Marisa Monte” terá Andréa Laís, Fernanda Guimarães, Elisa Lemos e Lili Buarque.

*A Secult encerra hoje o prazo de adesão ao edital do II Concurso de Poesia Jorge de Lima. O concurso premia, na categoria A, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas; na categoria B, poetas alagoanos com mais de 18 anos.

 

*O Campus Arapiraca da Ufal sedia, de hoje a 6ª feira, o 1° Seminário Alagoano de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial, para discussão de temas relacionados à justiça social, democracia econômica e relações sociais mais solidárias.

 

*Jogos dos clubes alagoanos no final de semana, pelo Brasileiro: sábado, 21 horas, em Belém, Paysandu x CRB, na Série B; domingo, na Série C, 16 horas, Confiança x ASA, em Aracaju, e na Série D, em Parnahyba (PI), “mata mata’ entre Parnahyba e CSA.

 

“Um investidor com profundo conhecimento do mercado”

Cláudia Cunha

Jornalista, sobre seu marido, o ainda deputado federal Eduardo Cunha