Roberto Baia

19 de julho de 2016

Rogério promete surpresa

Após divulgação de uma pesquisa eleitoral que foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), onde aparece com apenas 8% de intenções de voto, o ex-deputado e ex-secretário estadual de Articulação Política de Alagoas, Rogério Auto Teófilo, promete uma boa surpresa para os próximos dias. Teófilo é pré-candidato a prefeito de Arapiraca pelo PMDB. 

Mera especulação

Bem ao seu estilo, Teófilo mantém sigilo, mas promete surpreender e sacudir os bastidores políticos da segunda cidade mais importante de Alagoas e que possui mais de 130 mil eleitores. Sobre um problema de saúde que teria tido recentemente, Rogério, que é professor da Uneal, assegurou que não passou de mera especulação.

A pesquisa

Em uma pesquisa divulgada no último final de semana por um semanário alagoano, Teófilo está atrás do deputado estadual Ricardo Nezinho, que aparece com 32%. Quem aparece como primeiro colocado  é o deputado estadual Tarcizo Freire, que ficou com 37%  do universo de eleitores arapiraquenses consultados por uma empresa de pesquisa. 

Posse em Penedo

O novo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas tomou posse na tarde de ontem, segunda-feira, 18 de julho, no auditório da Codevasf em Penedo (AL). A cerimônia foi conduzida pelo Diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado, representando a presidência da Codevasf. O advogado Antônio Nelson Oliveira de Azevedo substitui o engenheiro agrônomo Luciano José Chagas de Santana, que estava no cargo desde agosto de 2015.Anteriormente o advogado Antônio Nelson de Azevedo já havia ocupado o cargo de superintendente regional da Codevasf de 2003 até o ano de 2012.

Políticas públicas

“A Codevasf é uma empresa federal de desenvolvimento regional que tem nos municípios os grandes parceiros para estruturação do desenvolvimento. É no município que se materializam as políticas públicas. Assim, buscaremos uma maior aproximação com esse ente federado para levar os programas, projetos, ações e operações da Codevasf”, revelou Antônio Nelson de Azevedo.

Ações no interior

Os dez municípios do Sertão alagoano contemplados pela quarta edição do Governo Presente, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, podem ter um incremento de até R$ 21.341.760,00 nos repasses anuais do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por mês, o aumento nos repasses para esses municípios pode chegar a R$ 1.778.480,00. De acordo com o cruzamento de dados realizado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), 1.307 pessoas com deficiência e 722 idosos residentes nessas cidades apresentam perfil parainclusão no benefício.

Dez cidades

O secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, lembra que a Seades terá postos de atendimento do programa Alagoas Social, executado durante o Governo Presente, instalados em quatro cidades, mas os habitantes dos dez municípios abrangidos pela ação poderão solicitar seu cadastro no BPC.

Alto Sertão

“Nossas equipes, com o apoio dos técnicos dos municípios, estarão em Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Pão de Açúcar, mas, em contato com as prefeituras, vamos solicitar que as pessoas com o perfil do BPC identificadas nos dez municípios sejam levadas ao local de atendimento mais próximo. Os técnicos da Seades já dispõem de dados como renda e endereço desses idosos e dessas pessoas com deficiência para que essa busca ativa seja realizada”, disse o secretário. Além desses municípios, estão incluídos na quarta edição do Governo Presente as cidades de Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Ouro Branco, Palestina e Senador Rui Palmeira.

Transporte

 Usuários do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros das regiões de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar aprovaram as mudanças nas linhas de ônibus, que começaram a ser operadas pela empresa Expresso Metropolitano no domingo, 17 de julho.

Mudanças

Com as modificações planejadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), o número de viagens aumentou de 11 para 15, na linha Pilar via Satuba; de uma para três (Pilar via Polo e Santa Luzia do Norte via litoral); e de oito para 15 (Coqueiro Seco via Santa Luzia do Norte). Todos os trajetos têm a capital como origem e destino.

Canapi

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), esteve no último dia 15 de julho, junto com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil – Maurício Quintella (PR) no município de Canapi para assinar e fazer à entrega da Ordem de Serviço que dará início a obra que irá construir o trecho da BR 316 que interliga os municípios de Canapi/AL à Inajá/PE. A secretária de saúde de Canapi – Rita Tenório, esteve como representante do poder executivo municipal na ocasião

…. Durante sua fala, Tenório disse que “O dia 15 de julho de 2016 ficará marcado na vida de todos os canapienses como um momento histórico, pois esta é uma obra aguardada desde que Canapi conseguiu sua autonomia política até o dia de hoje. 

… Essa nova estrada não é apenas e tão somente uma obra física. Estamos diante de um novo caminho para o povo de Canapi. Onde as pessoas já podem vislumbrar novos horizontes. Com a nova estrada, teremos inúmeros benefícios para os moradores e para aqueles que começarão a enxergar o município como um lugar promissor”, afirma Rita.

… A secretária disse ainda ser justo homenagear todos os ex-prefeitos, citando os nomes de José Silva Melo (Zezinho Tetê), João Alvino Malta; José Leôncio Ventura; Mauro Fernandes da Costa; José Mariano Sobrinho;  Benedito Casado da Rocha e José Hermes de Lima.