Roberto Baia

16 de julho de 2016

Sem chances

Segundo burburinhos na cidade de Arapiraca, a previsão de candidatura, para disputar a Prefeitura do segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, do professor Rogério Teófilo parece ter chegado ao fim. De acordo com informações Rogério teria recebido, apenas, o apoio do ex-governador Teotonio Vilela.

Quem apoiará

Apesar de ter, aparentemente, uma candidatura fraca para disputar o cargo de gestor do executivo municipal, Rogério Teófilo está muito disputado para um possível apoio político, visto que é figura bastante influente na terra do fumo. Rogério passa a ser disputado pelos grupos de Tarcizo Freire e Ricardo Nezinho, que avançam sobre o antigo grupo da oposição prometendo espaços importantes em uma futura administração.

 

Campestre

O promotor de Justiça Adriano Jorge Correia, da Promotoria de Porto Calvo, recomendou à Procuradoria Geral de Campestre o prosseguimento do concurso público do Município, que havia sido questionado junto ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) no ano passado.

No documento onde indefere o pedido para suspensão da realização do concurso, o promotor destaca que não existe, até a presente data, qualquer obstáculo impedindo a realização do certame pela empresa Master Consultoria Educacional, que não apresenta condenações administrativas ou judiciais.

 Exigência do MP

O promotor lembra ainda que o concurso foi exigido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), inclusive por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Município. “Nada justifica a não realização do concurso público, quando esse foi perseguido há algum tempo pelo MPT, bem como por esta promotoria”, pontua em um trecho do despacho.

 “Especulações”

Sobre as supostas fraudes apontadas na denúncia apresentada ao Ministério Público para solicitar a suspensão do certame, o promotor afirma que são apenas “especulações, próprias de ano eleitoral, não respaldando uma atuação do Ministério Público no sentido de se buscar a suspensão ou anulação do concurso público”. Agora, caberá a Prefeitura de Campestre a decisão sobre a retomada do certame, que foi suspenso às vésperas da aplicação das provas. O concurso disponibiliza 77 vagas nos níveis fundamental, médio e superior, com salários até R$ 3.500.

 

 

Piranhas

A cidade de Piranhas sedia hoje, 16, mais uma edição do Projeto Vozes do Velho Chico. Evento que está em sua terceira edição, já faz parte do calendário cultural da cidade e visa reunir artistas dos cinco estados banhados pelo Rio São Francisco, ao mesmo tempo em que oferece a população e aos turistas da região, uma opção diferenciada de entretenimento.

Projeto cultural

Música, teatro, poesia, filmes, fotografias, informações, muita alegria para todas as idades, aliados às ações de gentileza para com o meio ambiente e com a questão social, ações que cuidem e preservem essas áreas de interesse fazem parte do Vozes. Uma incitativa do empresário Flávio Ferraz em parceria com o Instituto Boibumbarte, o Vozes do Velho Chico será realizada numa linda pousada que oferece uma praia fluvial, restaurante e salão de jogos.

 

Vagas para professores

A Universidade Federal de Alagoas lançou, ontem (15), um edital de concurso para professor substituto dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão. As inscrições iniciam às 17h do dia 22 de julho até 11h de 1º de agosto. São disponibilizadas três vagas e formação de cadastro reserva em vários cursos da Instituição. O processo consta de uma etapa de prova de títulos e uma de prova didática. Ambas são eliminatórias e classificatórias.

 

Remédio para Arapiraca

Um pré-candidato para o cargo de vereador de Arapiraca, diz ser o remédio para os problemas da cidade. Vicente do Remédio, como é conhecido na cidade do Agreste, diz que cansou de apoiar candidaturas e ser decepcionado, por isso, desta vez ele será candidato e resolverá as os problemas da cidade. “A vida toda apoiei vários políticos. Como eleitor, fiquei decepcionado. Os políticos não estão honrando o povo que os levou ao poder. Agora vou mudar esse quadro”, explicou o pré-candidato. 

 

Mudança no legislativo

 

Atualmente ocupando o cargo de tesoureiro do Partido Social Cristão (PSC), Vicente do remédio, faz críticas à atual postura da Casa Legislativa, que conta com quinze vereadores. Diz que é preciso mudar o legislativo municipal. Utilizando o slogan V.D.R vem ai (Vicente do Remédio vem ai)  o pré-candidato diz que está em contato com a população e que conhece os problemas do povo.

 

 

… O combate ao trabalho infantil em Maceió ganhou destaque no 6º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social, que aconteceu em Gramado (RS). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi a primeira colocada no eixo Proteção Social Especial de Média Complexidade com a experiência “A Intersetorialidade no Combate ao Trabalho Infantil em Maceió”.

… Maceió concorreu com experiências de diversos municípios brasileiros na área de Assistência Social. A experiência vencedora aborda o trabalho da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e as ações conjuntas no Projeto PETI Volante, que identifica casos de trabalho infantil e potencializa a rede de proteção à infância e adolescência na capital alagoana. 

… O 6º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social reúne gestores, coordenadores e entidades ligadas a área para debater sobre a Política de Assistência Social, por meio da troca de experiências entre os Municípios, qualificando a oferta dos serviços socioassistenciais.