Flávio Gomes

16 de julho de 2016

Duas justiças

Do jornalista Jorge Oliveira: “Quando o contraventor ‘Carlinhos Cachoeira’ (Carlos Augusto de Almeida Ramos) sentou-se ao lado dos policiais federais no camburão e fez aquela cara de deboche, abrindo um sorriso maroto, o Brasil inteiro desconfiou da prisão. Cachoeira, que já foi condenado a mais de 30 anos e não se sabe porque diabo continua solto, parecia zombar dos policiais e da cara de todo mundo. E estava certo, dias depois a desembargadora Nizete Lobato, do Tribunal Regional da 2º Região, mandou soltar o criminoso. De lambuja ainda deu liberdade para Fernando Cavendish, o todo poderoso dono da Delta, e os empresários Adir Assad, Cláudio Abreu e Marcelo Abbu. A liberdade desses senhores do crime só evidencia uma coisa: no Brasil de hoje existem duas justiças: a que prende e a que solta. A de Curitiba, liderada pelo juiz Sérgio Moro, que continua tentando botar o país nos eixos, mesmo sob pressão dos políticos e dos empresários poderosos, prende. A outra justiça, que faz vista grossa para os ladrões do dinheiro público, solta. De acordo com a decisão do ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça, os presos deveriam deixar o presídio de Bangu com tornozeleiras, mas um simples detalhe impediu que isso acontecesse: o Rio de Janeiro, falido, não tem dinheiro para comprar as peças eletrônicas. É o fim da picada.”

Campanha

Na 2ª feira, 9 horas, no Ritz Lagoa da Anta, o senador Renan Calheiros comandará reunião do PMDB com candidatos a prefeito e vice, além de presidentes de diretórios municipais. Em pauta, política e questões legais. Como o encontro é em Maceió, renderá dividendos a Cícero Almeida, o candidato na Capital.

 

Cautela

O conselheiro Fernando Toledo, do Tribunal de Contas, suspendeu, há um mês, a sua decisão de proibir o uso de pardais eletrônicos em ruas de Maceió, que causou polêmica no início do ano. O prefeito Rui Palmeira resolveu que prefere aguardar uma decisão final. Evita, assim, desgaste político na luta pela reeleição.

 

Indiferença

Foi celebrada ontem missa pelos três anos do falecimento do empresário Álvaro Vasconcelos Filho, atingido por um ônibus na AL 101 Sul, na Barra Nova, quando pedalava uma bicicleta. Ao longo desse tempo nem o causador do acidente foi julgado nem a ciclovia prometida pelo governo estadual foi implantada.

 

Cidadania

O ônibus “Expresso Cidadania – Mais Saúde para Todos”, iniciativa da deputada estadual Jó Pereira (PMDB), estará 2ª feira, a partir das 8 horas, no Centro de Maceió, no evento “Ocupação Preta Eku Abo” (seja bem-vindo), do Instituto Raízes de Áfricas. Haverá atendimento médico, verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Lerdeza

O deputado estadual Marcos Barbosa, presidente do CRB, já falou até com Renan Filho, mas não consegue fazer com que seja concluída a licitação para reformar o Trapichão no setor onde há 800 cadeiras, isoladas por questão de segurança. O clube, que faz boa campanha no Brasileiro, vem sofrendo grande prejuízo.

 

Protesto

Hoje, 15 horas, na sede do Iphan/AL, em Jaraguá, o movimento “Fora, Temer”, que ocupa o prédio há 50 dias, promove o debate “Os Impactos do Governo Interino de Michel Temer nas Políticas para a Igualdade Racial”. As intervenções serão conduzidas por Clébio Araújo, vice reitor da Uneal, e jornalista Valdice Gomes.

 

Opinião

Marcos Costa, presidente da OAB/SP: “Essa estrutura do Poder Judiciário precisa ser revista com um olhar mais crítico para tentar identificar o que está acontecendo com o poder público enquanto órgão de apuração, enquanto órgão de acusação e enquanto órgão de julgamento, que não consegue dar conta dos anseios da sociedade de que a Justiça seja realizada a tempo certo”.

 

 

*O cantor e compositor Ney Matogrosso é a atração do programa “Aplauso” neste final de semana. Hoje, das 15 às 17 horas, na Difusora AM 960; amanhã, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM. Com pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

 

*A Companhia Teatro ao Quadrado, de Porto Alegre, está em Maceió para apresentar o espetáculo “Os Homens do Triângulo Rosa”, sobre a perseguição a homossexuais pelos nazistas. No Teatro Deodoro, hoje e amanhã, às 20 horas. Contato: 3235.5301.

*Hoje, a partir das 22 horas, no Clube Cultural Recreativo Paulojacintense, em Paulo Jacinto, acontece mais um Baile da Chita, criado há 64 anos e que tem o título de Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural de Alagoas. Contato: 99978.1040.

* Artesãos de Alagoas participam da XVII Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que acontece até amanhã, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A arte alagoana estará na Loja Brasil Original, de projeto do Sebrae Nacional de mesmo nome.

*Estudantes de Direito interessados em estagiar no Poder Judiciário têm até a próxima 2ª feira para se inscrever no processo seletivo organizado pela Escola Superior da Magistratura, para quem concluiu o 4º período (créditos) ou o 2º ano (seriado).

 

*A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos promove, na próxima 2ª feira o “Seminário Estadual para Gestores Municipais de Alagoas: Discutindo Políticas Públicas para as Mulheres”. No Palácio República dos Palmares, a partir das 13 horas.

 

*O ASA, que vem de duas derrotas, enfrenta hoje o ABC, às 19 horas, em Arapiraca, pela Série C do Brasileiro. Amanhã, 18 horas, pela Série D, o CSA tenta a classificação contra o Parnhayba (PI), no Trapichão, e o Murici contra o Campinense, na Paraíba.

 

 

“No sistema econômico atual ninguém irá a falência”

 

Michel Temer

 

Presidente da República