Edmilson Teixeira

15 de julho de 2016

Marechal Deodoro

A histórica cidade de Marechal foi visitada na última quarta-feira, pela embaixadora da Áustria, Marianne Feldman. “Estou em visita oficial ao Estado, mas também querendo ver o que tem de mais expressivo da cultura local. Marechal Deodoro é uma cidade encantadora”, disse. Ela foi recepcionada por uma banda de pífano, e depois percorreu o centro histórico e apreciou a musicalidade da Orquestra Mirim da Sociedade Musical Carlos Gomes.

 

União dos Palmares

Nesta sexta-feira, a Junta Comercial de Alagoas marca presença na cidade de União, a fim de entregar a comunidade da região, um posto de serviço do  órgão. O objetivo é o de oferecer comodidade ao empresariado local, que habitualmente  se desloca para a capital, para resolve questões ligadas a Junta. Trata-se Juceal Express, que passa a ser sétimo instalado no interior somente neste ano.

 

Outros

 

O Juceal Express é possível graças a convênio estabelecido entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a Junta Comercial e as prefeituras alagoanas, contando ainda com apoio do Sebrae/AL. O serviço foi iniciado no final do ano passado e conta com unidades em Pão de Açúcar, Arapiraca, Porto Calvo, Messias, Atalaia, Maragogi, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Coruripe e Campo Alegre.

 

 

Arapiraca – campanha

Por meio da CAB Águas do Agreste é que alunos da região do Agreste estão conhecendo todo o processo de tratamento da água antes de sua distribuição para as residências de Arapiraca. A programação inclui palestras sobre a gestão de resíduos com colaboradores e parceiros, realização de atividades de educação ambiental nas escolas, além de visitas na Estação de Tratamento de Água de Arapiraca. Os municípios interessados em agendar a realização do curso podem receber mais informações através do telefone: (82) 3529-8200.

Arapiraca – bacia

CAB Águas do Agreste vem intensificando também a importância de economizar a água, sobretudo pela atual situação crítica vivenciada pelo Rio São Francisco, onde sua Bacia é responsável pelo fornecimento de água para mais de 14 milhões de pessoas e passa por um momento difícil. Em algumas regiões o volume de água que chega é menor que o consumido pela população. E o pior: a perspectiva de futuro é muito preocupante já que a previsão é de aumento no consumo.

Arapiraca – previsão

Outro dado preocupante: Um cálculo divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) mostra que se o Brasil reduzisse as perdas de água para algo em torno de 18%, entre 2009 e 2025, terá um ganho bruto de aproximadamente R$ 37 bilhões. A conscientização da população sobre a importância de evitar o desperdício de água é uma das ferramentas utilizadas pela CAB Águas do Agreste, a fim de garantir o fornecimento em Arapiraca e outros municípios do interior alagoano onde a empresa realiza atividades desde 2012 em parceria com a Casal.

Pilar – eleição

O engenheiro civil Humberto da Costa, popularmente conhecido como Júnior da Doutora (PTC), acaba de lançar sua pré-candidatura na disputa por uma das vagas do Legislativo pilarense. Filho da ex-vereadora e ex-secretária de Saúde, Doutora Edileide, o pré-candidato defende o resgate da política feita por pessoas com raízes na cidade e não por forasteiros. “Nasci, cresci e vivo até hoje em Pilar, terra onde constituí família e iniciei minha vida profissional. Pilar precisa de políticos que trabalhem por amor e não apenas por dinheiro ou poder”, frisou.

Pilar – jovens  

Entre os projetos políticos apresentados por Júnior da Doutora está o incentivo à capacitação profissional dos jovens pilarenses, a fim de que as empresas que atuam no município possam absorver com mais facilidade mão de obra qualificada em nível local. Pretende lutar também pela construção de uma escola de tempo integral. De acordo com ele, garantir Segurança Pública não se resume apenas com polícias nas ruas, mas com projetos que prendam as crianças e jovens na sala de aula, prática de atividades esportivas e o incentivo à carreira profissional.

Ônibus da saúde

O “Expresso Cidadania”, um projeto social do gabinete da deputada estadual Jó Pereira (PMDB) que tem levado saúde para a população de vários municípios alagoanos, esteve ontem na cidade de Campo Grande, e hoje se ancora em Olho D’Água Grande e amanhã em Atalaia. O projeto que é direcionado para o público feminino, oferece consultas médicas, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e laboratoriais, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite,  além de entrega de medicamentos, lazer para crianças, entre outros serviços. O atendimento começa sempre a partir das 8 horas.

 

 

Cosems / AMA

 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Ubiratan Pedrosa, e os diretores Clodoaldo Ferreira e Alessandro Moreira, se reuniram na segunda-feira, com o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, para discutir, dentre outros assuntos, o financiamento pelo Estado da Atenção Básica, da Vigilância à Saúde e do atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

 

 

Cosems / AMA –  crise

 

Sabe-se que a proposta do Estado apresenta um corte de 30% dos recursos do Pró-Saúde (Programa de Fortalecimento da Atenção Básica) e a não incorporação de novos recursos ao Incentivo Financeiro para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Invig). “Não procuramos a AMA para forçar a barra, pois o encontro faz parte das nossas atividades de interlocuções”, destacou Ubiratan Pedrosa, ressaltando à parceria já existente entre as partes. Foram tratados ainda na reunião os  problemas estruturais e financeiros que os municípios vêm enfrentando com o Samu

 

Cosems / AMA – atraso

  

Na reunião, foi discutido ainda o atraso do governo estadual no repasse de recursos financeiros já pactuados para a Assistência Farmacêutica Básica, Pró-Hosp (incentivo estadual para municípios que possuem hospital) e insumos (tiras e lancetas)Para expor sobre estas pautas de igual relevância para os gestores municipais, ficou agendada uma reunião na próxima segunda-feira, às 10h30, na sede da AMA, com os prefeitos alagoanos e a secretária de Saúde Rozangela Wyszomirska.