Edmilson Teixeira

14 de julho de 2016

Delmiro Gouveia, lamentável!

A semana começou triste para 125 operários da Fábrica da Pedra, a indústria têxtil que no dia 5 do mês passado completou seus 102 anos. Em março deste ano, a Eletrobras não contou história, cortou todo fornecimento de energia elétrica da Fábrica, por conta de um débito milionário com a empresa, que ultrapassa a casa de Um milhão de reais. Na ocasião, a Fábrica que até agora não resolveu esse pepino, teve que conceder férias coletivas para seus 575 empregados.

Delmiro Gouveia, trajetória   

A Fábrica da Pedra foi inaugurada no dia 5 de junho de 1914, pelo ousado empresário Delmiro Gouveia, onde foi tida ao longo dos tempos, como uma das maiores do gênero no Nordeste. Em 1992, a indústria passou a ser administrada pelo Grupo Carlos Lyra, que a partir de então, investiu pra valer na parte tecnológica da indústria, tornando-a numa das mais avançadas do Brasil. A direção do órgão atribui seu fechamento, a crise que tomou conta do País. A esperança agora é a de retomar suas atividades em 2017,  mas com um quadro reduzido de funcionários e um sistema de produção compatível com a situação do mercado.    

Boca da Mata – bronca

Prefeito de Boca da Mata, Gustavo Feijó, consta na relação de um Dossiê elaborado por ex-funcionários da CBF, que será enviado à Fifa e à Procuradoria de Justiça dos Estados Unidos. É que o Dossiê sugere que o Comitê de Ética da entidade máxima do futebol mundial abra investigações contra três vices da CBF. São eles: Gustavo Feijó (região Nordeste) Fernando Sarney, representante da CBF na Fifa e vice da Região Norte, além do coronel Antônio Nunes vice da região Sudeste, onde os três são citados em capítulos à parte.

Boca da Mata-  campanha

Quanto a Gustavo Feijó, o dossiê apresenta dados que o poderiam associar a crimes eleitorais, como por exemplo, o de suposto caixa 2 em sua campanha de 2012 à Prefeitura da cidade de Boca da Mata/AL, fato que ele já afirmou que não cometeu ilegalidades. Em meio a isso, o Comitê de Ética da Fifa tem uma investigação em aberto contra Del Nero presidente da CBF, também alvo de duas CPIs no Congresso. Os presidentes da CPI do Futebol, senador Romário, a da CPI da Máfia do Futebol, deputado Laudívio Carvalho, já têm em seu poder uma cópia do dossiê.  

 

Mar Vermelho

A pacata cidade de Mar Vermelho, que fica no alto dos serrados do entorno de Viçosa/AL, conhecida como Suíça Alagoana, Mar Vermelho, promove entre os dias 12 e 13 do mês que vem a sua quarta edição do Festival de Inverno. O evento já é tido como um dos maiores festivais do gênero do Estado.Arte, cultura, frio e belezas naturais não vão faltar. Serão dois dias de uma verdadeira maratona artística e cultural, envolvendo atrações nacionais gratuitas, entre apresentações de dança, música e muito mais, no friozinho da cidade que fica na zona da mata alagoana.

Prefeitos

Até o presente momento, o saldo de Prefeituras que tiveram seus prefeitos afastados por cometerem crime de improbidade administrativa nessa gestão (2013/2016), já chega à casa dos 13. Desse total, dois renunciaram, alguns retornaram e outros estão afastados e cassados. Os municípios envolvidos são de: Barra de Santo Antônio, União dos Palmares, Campestre,  Anadia, Tanque D’Arca, Japaratinga, Atalaia, Piranhas, Viçosa, São Luiz do Quitunde, Campo Grande,  Joaquim Gomes, Traipu e Rio Largo.  

São José da Lage – prejuízo

Conforme escreveu em seu blog, Eliane Aquino, o projeto de reajuste salarial dos professores de São José da Laje não foi engavetado pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, afastada por 180 dias por determinação do TJ/AL no início desta semana, garante o vereador Zé da Galera, que respondia pela vice-presidência da Casa. Ao contrário, ele diz que a matéria tramitou normalmente na Comissão de Legislação e Justiça e chegou a entrar em pauta para apreciação, mas há seis sessões que não há quórum para votação…

São José da Laje – acusação

 

 

…Com cópias de atas das aberturas dessas sessões em mãos, Zé da Galera e o presidente afastado Carlos Antônio da Silva Nunes responsabilizam a bancada do prefeito Rodrigo Valença (PMDB) de boicotar o reajuste de 3,11% para a educação, proposto pelo próprio executivo. Segundo Carlos Antônio, a motivação é que o percentual não agradou aos professores e muito menos ao Sinteal, sindicato da categoria, e por ser esse um ano eleitoral, onde o prefeito vai disputar a reeleição, a “situação” decidiu empurrar o problema com a barriga, responsabilizar a oposição, e evitar polêmica para o seu palanque.

Canapi

Na segunda-feira desta semana, a empresa Advise, responsável pela realização do Concurso Público  de Canapi, publicou no seu site, um comunicado sobre o adiamento da realização das provas objetivas marcada para este domingo, e assim agendando para o dia  7 de agosto de 2016. A medida foi necessária, segundo a Advise, devido ao elevado número de candidatos, aonde 128  dos quais ainda não identificados, se manifestaram em conferir se estavam na relação muito após o período de recursos.

Penedo

O governo federal anunciou esta semana a liberação de  R$ 1,1 milhão para a cidade de Penedo.  A grana que faz parte do programa PAC das Cidades Históricas, será utilizada  para a quitação de débitos da reforma e reestruturação do prédio do Monte Pio dos Artistas, obra já concluída, e para a continuação dos trabalhos na Marina e Escola Náutica, Theatro Sete de Setembro e também na requalificação do Largo de São Gonçalo Garcia.

Porto Calvo

Nesta quinta-feira, Porto Calvo sedia a I Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil. O evento acontecerá no Auditório da Prefeitura,  das 8h às 16h e tem como público alvo funcionários e coordenadores da Defesa Civil dos 13 municípios da região Norte de Alagoas. Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil de Porto Calvo, Joaquim Sposito, o objetivo do evento é melhorar e orientar as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Compdec).