Flávio Gomes

13 de julho de 2016

Convenção marcada

O deputado Tarcizo Freire (PP) através da sua assessoria anunciou a data da convenção que vai homologar o seu nome na disputa pela Prefeitura de Arapiraca. Dia 29 deste mês, uma sexta-feira. Faltou explicar o local, mas ele deverá ser anunciado nos próximos dias. O parlamentar vem mantendo entendimentos sobre alianças para a indicação do nome do vice e dos partidos aliados no seu projeto político. O nome do vice e dos partidos coligados serão apenas divulgados no dia da convenção.

 

Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral está com tudo pronto e atualizado para a realização das eleições 2016 em Arapiraca, que compreende as 22ª Zona Eleitoral, com o comando do juiz André Geda, e 55ª Zona Eleitoral com o comando do juiz Alberto de Almeida.

 

Atribuições

A 22ª vai fiscalizar a propaganda eleitoral e receber representações. A 55ª o registro de candidaturas e prestação de contas. O dia 15 de agosto é o ultimo dia para registro de candidaturas e as convenções serão realizadas a partir do dia 20 de julho ao dia 05 de agosto.   

 

Eleições em Craíbas

Está decidido que o prefeito de Craíbas, Bruno Pedro (PMDB) não vai disputar a reeleição. E a entrada do empresário Teófilo Pereira (PP) na disputa, muda o cenário político local. Teófilo, que já foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Dinho Leite e foi derrotado, está mantendo contatos para formar alianças. Ele deve anunciar, nos próximos dias, a data da convenção e o nome do pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. Outro pré-candidato a sucessão de Bruno Pedro é Sebastião Camilo, filho do ex-prefeito Josué Camilo o Josa.

 

Chã Preta

Uma postagem do facebook no vice-prefeito de Chã Preta, Maurício Holanda, pegou a população e correligionários de surpresa. Quem esperava que o atual prefeito, Audálio Holanda (PMDB) saísse candidato à reeleição, se enganou. O grupo do atual Prefeito Audálio Holanda, na cidade, definiu outro nome para disputar a eleição na chapa majoritária de 2016.

 

Decisão pessoal

O grupo definiu o nome de Paulo Teixeira para sucessão do chefe do executivo municipal. Audálio Holanda já está terminando o seu quarto mandato no executivo municipal. Ele até poderia pleitear a reeleição, mas, segundo informações, por decisão pessoal, resolveu não lançar candidatura, por isso, apresentar o nome de Paulo Teixeira.

 

Sem vice

Paulo Teixeira é agropecuarista de Chã Preta, médico, ex-diretor do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), e agora disputará com Rita Coimbra Tenório, esposa do atual deputado estadual, Francisco Tenório, a Prefeitura de Chã Preta. O grupo ainda não definiu quem fará composição de vice prefeito na chapa de Paulo Teixeira.

 

 

 

Marechal Deodoro

Após polêmica sobre as contas do Instituto Previdenciário de Marechal Deodoro, a Prefeitura da cidade enviou uma nota à imprensa, onde informa que o prefeito Cristiano Matheus, desde que assumiu o município, no ano de 2009, “vem honrando, rigorosamente em dia, com o pagamento dos servidores efetivos, bem como, dos aposentados e Pensionistas do Fapen (Fundo de Aposentadoria e Pensão de Marechal Deodoro) ”.

 

Décimo dos aposentados

A gestão atual afirma que também cumpre com o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados, sendo estes pagos em duas parcelas, durante os meses de junho e dezembro, do ano em curso.

 

Enviou informações

“A Prefeitura reafirma que, cumprindo determinação do MPE, já enviou todas às informações solicitadas pelo promotor de Justiça, Dr. Silvio Azevedo Sampaio. Inclusive, o município tem sempre se colocado à disposição para qualquer informação que seja solicitada pela 2ª Promotoria de Justiça de Marechal Deodoro”, diz a nota.

 

…O site da Prefeitura de Arapiraca esteve recentemente fora do ar para ajustes, a fim de deixar apenas a parte de serviços para o atendimento ao público, em conformidade à lei eleitoral n° 9.504/97.

 

…Através do arapiraca.al.gov.br, a população continua tendo acesso a vagas de empregos no Sine; emissão de nota fiscal e de 2a. via do IPTU e da dívida ativa de imóveis; e horários da coleta de lixo e das feiras livres, entre outros serviços.

 

…Fica vedado qualquer informe por este canal oficial até segunda ordem, configurando assim a demanda legal estabelecida. Para mais informações, contatar a Coordenadoria Municipal de Comunicação pelo (82) 3529-2963.

 

 

 

 

         Invertendo o jogo

Do escritor Antônio Risério: “A sacralização dos discursos e das posturas dos ‘oprimidos’ – ou dos historicamente ‘humilhados e ofendidos’ – às vezes dissimula ou esconde realidades que seria melhor explicitar, a fim de que as coisas sejam mais claras e discussões possam se aprofundar. Em alguns casos, basta inverter declarações aplaudidas para ver o que elas carregam de preconceitos com sinais trocados. Agora mesmo, debochando da renúncia de Eduardo Cunha (quando é mesmo que o meliante será preso?), a pseudoafastada Dilma Rousseff botou as mãos nas cadeiras (nas poltronas, seria mais exato dizer) e disparou: mulher não cede, mulher não renuncia. E o público feminista teve orgasmos múltiplos… É curioso. Os ‘oprimidos’, os historicamente ‘humilhados e ofendidos’, só selecionam coisas que enfatizam sua opressão. E só celebram frases reativas, como a da senhora Rousseff sobre a renúncia. Nunca enfatizam vitórias, nem frases e comentários claramente afirmativos. Tudo como as mulheres que dizem que o machismo teve a sua parte no impeachment de Dillma, mas fingem que ficaram surdas quando fazemos nossos elogios a Angela Merkel – esta, sim, uma ‘mulher de verdade’, e bem diferente daquela do samba (e da nossa atual ‘afastada’), desde que jamais abaixaria a cabeça para lulas, dirceus ou pastores evangélicos.”

Novo rico

Importante figura que ganhou dinheiro se juntando a políticos alagoanos e depois fez carreira Brasil afora, dentre os bens adquiridos de maneira, digamos, pouco republicana, possui um apartamento em New York, comprado por U$ 20 milhões. A Receita Federal descobriu e hoje ele anda às voltas com a Polícia Federal.

Cobranças

Marcelo Beltrão, presidente da AMA, estará entre os prefeitos recebidos hoje por Michel Temer. E levará uma preocupação dos municípios, além da exigência de ser pago 1% de acréscimo do FPM: “No Brasil todo a União deve 40 bilhões de restos a pagar. Precisamos de um cronograma de reembolso para trabalhar.”

Defesa

A propósito da situação difícil das prefeituras, o senador Benedito de Lira (PP/AL) foi um dos primeiros a defender para os municípios o mesmo tratamento dado pela União à dívida dos Estados. Sua proposta é uma renegociação pelo menos em médio prazo, com a suspensão temporária de alguns encargos.

Campanha

O deputado federal Cícero Almeida chegou a anunciar o apoio de 17 partidos à sua campanha para a Prefeitura de Maceió. Hoje, a poucos dias das convenções, o número é bem inferior. Mas pesa muito, em seu favor, o apoio do governador Renan Filho e a boa aceitação junto aos eleitores de menor escolaridade.

Anfitriões

Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria no Brasil, foi recebida, anteontem, pelo presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, e dirigentes da CNI – dentre eles, o alagoano Sérgio Moreira, diretor adjunto de Educação e Tecnologia da instituição. Sérgio foi deputado federal e presidiu a Chesf e a Sudene.

Gestão é única

O secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, tem defendido a necessidade de interlocução entre os diversos órgãos e instituições da administração estadual. “Não devemos trabalhar em ‘ilhas’, como se houvesse vários governos dentro de um só. Caso contrário, a sociedade sofre”, diz.

 

Opinião

Do autor de novelas Aguinaldo Silva, no programa “Roda Viva”, da TV Cultura: “No futuro, se alguém quiser saber como foi o Brasil do século 20 vai procurar nas novelas. Elas pintaram o retrato, ainda que exacerbado, de como é o Brasil. Embora não seja tratada como uma coisa séria, ela é muito séria, sim”.

 

 

* Baseado em estudos técnicos, o Ministério do Turismo reduziu de 50 para 28 os municípios alagoanos com efetivo potencial turístico. Em Alagoas, são seis as regiões consideradas turísticas e os municípios estão divididos em cinco categorias.

 

*A colheita do Programa Barriga Cheia no município de Campo Alegre acontece hoje. O Programa garante às famílias de baixa renda direito ao plantio de feijão de corda em áreas cedidas pela iniciativa privada – no caso, as Usinas Sinimbu e Porto Rico.

 

*Acontece hoje o Encontro Intersetorial de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), iniciativa da secretaria estadual da Assistência e Desenvolvimento Social. A partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Maceió.

*A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió abriu ontem inscrições para o EcoKids, colônia de férias voltada ao meio ambiente. Será no Parque Municipal, em Bebedouro, onde são feitas as inscrições, das 8 às 16 horas. Contato: 98801.3651.

*Por que 13 de julho foi consagrado como o Dia Internacional do Rock? Uma edição especial do programa “Aplauso”, produzido por Givaldo Kleber, explicará isso hoje, das 20 às 22 horas, na Rádio Difusora AM 960, com atrações nacionais e internacionais.

 

*O projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato apresenta hoje “Fator 4 em Duo-Bem Nordestino”, com a banda Fator 4, às 19 horas. No repertório, uma fusão de samba, maracatu, ciranda, guerreiro, caboclinho, baião e forró com o rock'n roll.

*Pelas redes sociais, torcedores do CRB já demonstram preocupação com o desmonte do time, pela boa campanha na Série B. Lúcio Maranhão teria sido apenas o primeiro a sair. Teme-se também pela saída do técnico Mazola Júnior, que teria proposta do Sport.

 

 “O Brasil tem um contrato com o atraso”

 Gregório Duvivier

 

 Ator, em entrevista ao portal IG