Flávio Gomes

9 de julho de 2016

O papel do Congresso

Do empresário Luiz Carlos Borges da Silveira, também médico, professor, ex-ministro da Saúde e ex-deputado federal: “O governo encaminhou ao Congresso proposta de emenda constitucional limitando os gastos da União, estados e municípios aos índices inflacionários; é ótima iniciativa que depende de passar no parlamento. Outra acertada decisão do governo federal determina que a nomeação de diretores de estatais obedeça critério de competência técnica e não mais de indicação política que limita e restringe a autonomia dos gestores que acabam manietados, tendo que primeiro atender aos interesses de seus indicadores, ou ‘padrinhos’… Todas essas propostas e projetos de reorganização do Estado brasileiro dependem de discussão e algumas até de aprovação do legislativo, daí a importância dos membros do Congresso terem uma visão altruística de sua atuação. O foco do Congresso Nacional deve ser a responsabilidade para atuar em favor do país. Não é por ser um ano de eleições que se deixe de discutir a aprovar as propostas que podem não agradar ao eleitorado e, por causa, disso congressistas eximirem-se dessa responsabilidade temendo desagradar a grupos políticos aliados nos estados e municípios. Acima de tudo está a obrigação de reequilibrar o país.”

Missão

O grupo do senador Renan Calheiros está disposto a se empenhar ao máximo para evitar a reeleição de Rui Palmeira. Tudo porque, sendo reeleito, Rui tende a ser, em 2018, forte concorrente de Renan Filho, que tentará permanecer governador – uma derrota interromperia seu projeto político, de âmbito nacional.

Efeito

Se de fato Rui Palmeira se reeleger e tiver pretensões de disputar o governo, em 2018 terá de renunciar ao segundo mandato de prefeito. E haverá outra implicação: se assumir efetivamente, Marcelo Palmeira, seu vice, reforçará a candidatura à reeleição do senador Benedito de Lira, concorrente direto de Renan Calheiros.

Funil

Tal hipótese ensejará outro complicador para Renan Calheiros: reforço, também, a uma quase certa candidatura ao Senado do ex-governador Téo Vilela, presidente estadual do PSDB, mesmo partido de Rui. Haverá duas vagas em disputa, para Renan, Biu e Téo. Só falta mesmo saber, nas urnas, a vontade do eleitor.

Posição

Quando governador, Téo Vilela estimulou três secretários a se lançarem pré-candidatos à sua sucessão: Marco Fireman, Luiz Otávio Gomes e Alexandre Toledo. Havia ainda o vice, José Thomaz Nonô, e o senador Benedito de Lira. Todos preteridos. Pelo menos Fireman não se considera traído, mas “decepcionado”

Previdência

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, senador Paulo Paim (PT), dará palestra na 2ª feira, 11, às 14 horas, no Centro de Convenções. Abordará os direitos dos trabalhadores com foco na previdência social. O deputado estadual Ronaldo Medeiros é parceiro do evento.

 

Referência

A Araforros, de Arapiraca, especializada em forros, portas sanfonadas e telhas de PVC, festeja 20 anos no mercado realizando, 2ª e 3ª feira próximas, uma “Jornada de Vendas”. O evento será Best Western Premier, em Maceió. Dentre os participantes, Américo Bartilotti, responsável   pelo Negócio Vinílicos da Braskem.

 

Opinião

Do jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “A credibilidade de Meirelles e da equipe econômica atual possibilitou a realização de um acordo generoso para os Estados. Um acordo desse tipo feito por Dilma geraria uma tempestade de reações negativas do mercado financeiro, do empresariado e da opinião pública.

 

 

 

*Neste domingo, 10 de julho, esta Tribuna Independente completa 9 anos de atividade. Tal longevidade significa o sucesso de um desafio. O desespero e a incerteza deram vez à obstinação. Resultado: a vitória de um ideal de sobrevivência e profissionalismo.

*

A jornalista carioca Eleida de Góis, ministra, neste final de semana, um curso de telejornalismo  para profissionais e estudantes. Uma maratona prática de 14 horas, na unidade de Jornalismo do Cesmac, na Rua Ângelo Neto. Contato: 98878.5660.

* O Ministério Público do Trabalho, organizações da sociedade civil e órgãos oficiais se reúnem na próxima 2ª feira, 11, na primeira reunião ordinária do Fórum Alagoano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Às 14 horas, no auditório do Crea/AL.

 


*Hoje, no Arapiraca Garden Shopping, a partir das 16h30m, na praça de alimentação, acontece o projeto “Contando e Cantando”, que une a contação de histórias com música ao vivo, inserindo diversos temas originais ou adaptados e utilizando recursos lúdicos.

 


*Hoje, a partir das 18 horas, no Clube Fênix Alagoana, tem apresentação da dupla de cantores Nara Cordeiro e Robinho, na Confraria Alagoana do Choro e da MPB, que teve início no dia 2 de julho e vai ocorrer todos os sábados. Contato: 99166.5358.


*O CRB tem neste sábado um desafio: superar o Náutico, na Arena Pernambuco, a partir das 16 horas, e garantir a tranquilidade de integrar o G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A torcida, empolgada, promete presença marcante.


*Rodada deste domingo, no futebol, para os clubes alagoanos: pela Série C, às 16 horas, em João Pessoa, Botafogo da Paraíba x ASA; pela Série D, também às 16 horas, Murici x Fluminense de Feira, em Murici; 19 horas, Guarani CE x CSA, em Juazeiro do Norte.

 

“É preciso enfrentar a situação de despesas públicas crescentes há duas décadas”

Henrique Meireles

Ministro da Fazenda